Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Vestidos do Oscar, de 1984 a 1994

Mais um post com vestidos do Oscar, com as escolhas das premiadas como Melhor Atriz, dos anos de 1984 a 1994. Neste período, ainda predominavam as criações de estilistas americanos e podemos ver nas escolhas do red carpet, muitos elementos fortes da moda na época, como os babados, as mangas fofas, o decote princesa e os blazers.

Lembrando que esta série de posts lista apenas as premiadas com o Oscar de Melhor atriz. Ao final da página, links para as postagens anteriores.

1984 – Shirley MacLaine, pela atuação em Terms of Endearment (Laços de Ternura)

Mais uma atriz que optou pelo dress suit de comprimento abaixo do joelho, opção de festa muito recorrente nos anos 80 e 90. O modelo com bordados incrementados da Fabrice realçou os olhos verdes da atriz.

1985 – Sally Field, pela atuação em Places in the Heart (Um lugar no coração)

Para receber sua segunda estatueta, a atriz escolheu um vestido preto, longo, tomara-que-caia, com faixa do mesmo tecido amarrado ao lado esquerdo, para dar um pouco de caimento. A criação da marca Holly Harp ganhou destaque com o lindo colar em forma de laço e sandálias de tiras e salto fino.

1986 – Geraldine Page, pela atuação em The Trip to Bountiful (O regresso para Bountiful)

Para a premiação, a atriz escolheu um vestido preto, longo e reto, com uma fenda na parte frontal e scarpins pretos. Todo destaque do look estava na rica capa de veludo com fundo preto, com flores vermelhas e pinks estampadas. Criação de Gail Cooper-Hecht.

1987 – Marlee Matlin, pela atuação em Children of a Lesser God (Filhos de um Deus menor)

Para a premiação, a atriz escolheu um vestido longo, um pouco mais curto na parte frontal, feito de cetim e renda. A faixa marcando a cintura e o decote em destaque fazem do modelito lilás uma excelente opção para a época. O que realmente não favoreceu o look foi o penteado – um coque com a franja levemente cacheada solta – finalizado com flores naturais. Vestido é criação de Theoni V. Aldredge.

1988 – Cher, pela atuação em Moonstruck (O feitiço da lua)

A atriz e cantora ousou e até hoje figura na lista dos modelitos mais icônicos a desfilarem no red carpet do Oscar. A criação de Bob Mackie evidenciava a boa forma de Cher: uma composição intencionalmente harmônica de transparências e bordados, finalizado com uma estola gigantesca.

1989 – Jodie Foster, pela atuação em The Accused (Os Acusados)

Esse look é quase a síntese do que era moda nos anos 80: babados, drapeados, tomara-que-caia, drapeados, cabelo solto, scarpin…só faltou a manga bufante! Sem designer ou marca identificada.

1990 – Jessica Tandy, pela atuação em Driving Miss Dayse (Conduzindo Miss Dayse)

O conjunto de blusa de manga longa estampada e saia preta, de Giorgio Armani, condizente com a moda da época e com a idade da atriz.

1991 – Kathy Bates, pela atuação em Misery

Para a premiação, a atriz escolheu um vestido longo de veludo preto, gola alta, mangas longas, ombreiras e bordados da grife Donna Karan.

1992 – Jodie Foster, pela atuação em The Silence of the Lambs (O Silêncio dos Inocentes)

Uma das escolhas mais diferenciadas já vistas no red carpet do Oscar – para sua segunda estatueta, a atriz usou um macacão de tecido claro e brilhante, com blazer da mesma cor. Conjunto da grife italiana Armani.

1993 – Emma Thompson, pela atuação em Howards End (Regresso a Howards End)

Para a premiação, a atriz escolheu um conjunto de calça pantalona e blusa turquesa, sendo que o top era completamente bordado. Criação da designer Caroline Charles.

1994 – Holly Hunter, pela atuação em The Piano

Um dos modelos mais bonitos dessa década, criação de Vera Wang, chama atenção para o físico da atriz. Braços musculosos, cabelo solto e maxi brincos completaram o look reto e correto da premiada.

Links para os posts anteriores:

One thought on “Vestidos do Oscar, de 1984 a 1994

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.