Cronista da vida, das coisas e do mundo. Lifestyle, um pouco de tudo.

Geral

Festival para apreciar arquitetura Art Nouveau em Bruxelas

Oportunidade para apreciadores de arquitetura estilo Art Nouveu e Art Deco em Bruxelas.

Mesmo com o desenvolvimento urbano aleatório que culminou com a destruição de verdadeiras joias arquitetônicas, Bruxelas ainda é uma cidade que tem muito a oferecer quando o assunto é arquitetura. Apesar da Bruxelização, (expliquei sobre esse assunto neste post aqui) ainda é possível apreciar muitas construções em estilo Art Deco, e principalmente, em estilo Art Nouveau.

Inclusive, muitos eventos voltados para esse tema acontecem todos os anos em Bruxelas. Claro que a pandemia trouxe alguns agravantes, mas nem tudo está perdido. Que o diga o Artonov, que acontecerá entre os dias 3 e 10 de outubro deste ano.

O nome ‘ARTONOV’ é um jogo de palavras e ajuda a definir a visão do festival. Surgiu no Leste Europeu e é inspirado na filosofia do estilo Art Nouveau, e tem a intenção de proporcionar uma viagem para estabelecer uma ponte entre os séculos e as artes, onde a novidade se torna um meio de construir juntos um futuro.

O festival quer proporcionar uma redescoberta da herança arquitetônica da cidade, permitindo que o público assista apresentações e concertos em algumas das mais belas construções de Bruxelas. Música, dança, circo, teatro, design, artes plásticas e arte culinária no centro do patrimônio e ao alcance de todos. 

Entre os locais que contarão com apresentações do festival, estão o Hôtel van Eetvelde, Hôtel Max Hallet e a Villa Carpentier – todos obra do ícone do estilo Art Nouveau, Victor Horta. A programação completa (e todas as informações relevantes) pode ser conferida aqui, no site oficial do Artonov.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.