Cronista da vida, das coisas e do mundo. Cultura, moda e arte.

Beleza, Geral

Cortar o cabelo em casa durante o isolamento social

Isolamento social e uma das habilidades que mais vem se destacando no período.

Esse período de isolamento social pelo qual estamos passando tem apresentado algumas novas tendências de comportamento. Para quem trabalha de casa, como eu, muda mais no fator social, a real falta de convivência com quem não mora com você.

Mas quem trabalha fora de casa (e não está trabalhando o dobro do período normal, que é o que geralmente acontece no home office) tem, teoricamente, ao menos o tempo de deslocamento sobrando. Basta um breve passeio pelo seu Instagram e verá que até para isso existe uma tendência. Várias pessoas, ao mesmo tempo e talvez com conexão meramente virtual, estão se dedicando aos seguintes hábitos:

  • fazer pão;
  • ver/participar de lives;
  • cortar o cabelo em casa.

No primeiro quesito, caso você tenha interesse, já aviso: tem uma receita bem legal de pão de 10 dobras aqui no meu Receita de Viagem. Recomendo muitíssimo, sensação de orgulho quando você faz seu próprio pão é indescritível. Aliás, todo mundo deveria tentar ao menos uma vez na vida. Para saber mais sobre essa “pãodemia”, recomendo este post aqui, da Meu Pão Caseiro.

Questão das lives eu não vou nem entrar em discussão, porque vai muito do gosto pessoal de cada um e eu odeio dar pitaco nesse aspecto. E vamos ao ponto que me trouxe a este post: cortar o cabelo em casa durante o isolamento social.

Isolamento social: você já cortou seu cabelo?

Primeiramente, vamos combinar que para quem tem cabelo comprido, um mês não vai fazer muita diferença, não é mesmo? Mas como a situação ainda é indefinida, o comichão para passar a tesoura parece ter afetado metade dos seres humanos do planeta. Pelo menos os que habitam meu conglomerado de contas no Instagram.

Acontece, pessoas, que esse DIY não depende única e exclusivamente da sua vontade. Na verdade, existem tantos SE’s que eu nem me atrevo a enumerá-los – principalmente se você tem cabelo comprido. Claro que se você tem cabelo curto e sabe como fazer isso, tchau e até a próxima porque esse conteúdo não é para você.

Já comentei por aqui que eu mesma corto meus cabelos (e isso tem uns cinco anos), porque quase o destruí com a descoloração – se fosse em algum salão, a solução seria cortar curto. Para entender a saga, confira este post aqui.

Nada contra os profissionais da área, mas desde dezembro de 2014 até agora só uma profissional cortou estas madeixas (saudades, Helena!). Ainda tenho dúvidas se não tenho paciência para salão ou se tenho dó dos profissionais que sofrem para cortá-lo. É um fio muito grosso, e demora um tempão para secar com o secador. Então, aprendi a me virar em casa mesmo.

Dito isso, acho que já tenho experiência o suficiente para dar dicas a quem quer cortar o cabelo em casa nesse período de isolamento social:

  • Use ferramentas: uma tesoura apropriada é fundamental. Prendedores e réguas para cortar o cabelo ajudam muito.
  • Não se empolgue demais: as chances de você fazer bobagem são maiores se você for além de tirar as pontas. Ainda mais se for a primeira vez que for fazer isso!
  • Mantenha-se no seu corte: é arriscado demais inventar moda e radicalizar no corte. Pense que se algo der errado, não terá como consertar no dia seguinte. Ou talvez até nos próximos meses. Limite-se a seguir o corte que você já tem – na realidade, isso até facilita a operação.
  • Busque ajuda profissional virtual: muitos profissionais já deram suas dicas por aí e aqui tem uma reportagem bem legal com várias dicas para quem não sabe por onde começar. SPOILER: os três foram categóricos ao afirmar que se puder, NÃO CORTE.

Resumo da ópera: eu cortei meu cabelo esta semana porque já o tenho feito nestes últimos 5 anos. Tenho as ferramentas e mesmo assim, sofro e sei que se um profissional olhar, vai encontrar vários defeitos. Mas consigo arrumar de um jeito em que eles não são perceptíveis, e a comprovação disso que é vocês estão sempre elogiando ele.

As ferramentas que uso para cortar os cabelos: uma tesoura apropriada, pente fino e clips que seguram o cabelo no lugar, com nível para deixar bem retinho.

Este isolamento social me pegou no momento em que estava me programando para ir no salão e mudar o corte. Cortei só porque ele fica muito pesado quando está longo demais, e fico com dor de cabeça se prendo ele.

Já deixo aqui meu boa sorte para quem quiser aventurar-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.