Meu outro blog é de culinária, então…

Crônicas, Geral

O que é imaginação fértil?

Quando criei o este blog em 2005, ninguém questionou o porquê do nome “imaginação fértil”, era bem óbvio para quem me conhecia. Fui uma criança extremamente imaginativa e já na adolescência demonstrava habilidade para contar histórias, fossem reais ou não. Ouvi certa vez que por minha capacidade de imaginar tudo nos mínimos detalhes, seria capaz de cometer o crime perfeito. Óbvio que isso nunca tentei, mas tudo ficou e sempre fica arquivado no meu fantástico universo imaginário, onde habitam açougueiros, demônios, loucos e seres inanimados que com minhas palavras ganham vida.

Mas pelo benefício da tecnologia descubro surpresa que muitas pessoas chegam a este site buscando saber “O que é imaginação fértil?”. Prontamente diria – e esta é uma opinião bem pessoal – que é aquele pensamento que começa com um simples sopro do vento em uma noite de inverno no sul do Brasil e se transforma em um tsunami avassalador no Caribe. Com sobreviventes zumbis marchando em direção à África, com sede de gente. Seguidos por tubarões que urram feito elefantes. E por aí vai. Mas esta é a minha imaginação.

O que me encanta na imaginação fértil é que ela não precisa ter limites, pois não vai ferir ninguém. Pode ser levada para onde se quer, fazer dela o que bem entender. Eu decidi fazer tudo isso que está aqui nesse blog e mais um pouco. Algum outro talvez leve tudo muito à sério, talvez até perca a noção da realidade. Mas aí nem quero ver!

No entanto, vejamos algumas definições do que é imaginação e do que é fértil, já que assim adjetivamos esta “faculdade psíquica” adorável.

Segundo o dicionário Michaelis -

i.ma.gi.na.ção

sf (lat imaginatione) 1 Faculdade de imaginar, conceber e criar imagens. 2 Coisa imaginada. 3 Fantasia. 4 Crença ou opinião que provém da fantasia. 5 Superstição. 6 Cisma, apreensão. 7Psicol Utilização construtiva, embora não necessariamente de feição criadora, de experiências perceptivas anteriores; reorganização de elementos dessa espécie. 8 Entom Passagem de pupa ou ninfa a inseto adulto. I. Exaltada: indivíduo que concebe ideias arrojadas. I. Viva: a que representa os objetos com grande viveza e muitas vezes como realidades. Em imaginação: de um modo imaginoso; na fantasia.

Segundo o dicionário Aurélio -

s.f. Faculdade de representar objetos pelo pensamento: ter uma imaginação viva. / Faculdade de inventar, criar, conceber: artista de muita imaginação. / Opinião sem fundamento, absurda: isso é pura imaginação. / Resultado da faculdade de imaginar.

Segundo o dicionário Michaelis -

fér.til

adj (lat fertile) 1 Biol Capaz de conceber ou de gerar prole; não estéril. 2 Biol Suscetível de se desenvolver em novo indivíduo: Ovo fértil. 3 Que produz muito e com facilidade; fecundo. Antôn: estéril, maninho, sáfaro.

Segundo o dicionário Aurélio -

adj. Fecundo, que produz muito; ubertoso: campo fértil. / Que excele ou se destaca entre os comuns: ano fértil em acontecimentos.

Os racionalistas opõe a imaginação à razão. Não discordo de todo, mas tem de concordar comigo que qualquer coisa que seja considerada obra do homem, feita por suas mãos ou não, primeiramente, precisou ser imaginada. A imaginação antecede a obra, ao ato e ao fim.

Se a imaginação é fértil é porque desenvolveu-se, cresceu. Tornou-se maior que um simples pensamento. Derrubou pontes e venceu guerras. Ascendeu ao universo mágico da criação sem limites.

 

"Open your Imagination"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>