Meu outro blog é de culinária, então…

Crônicas, Geral

O que é imaginação fértil?

Quando criei o este blog em 2005, ninguém questionou o porquê do nome “imaginação fértil”, era bem óbvio para quem me conhecia. Fui uma criança extremamente imaginativa e já na adolescência demonstrava habilidade para contar histórias, fossem reais ou não. Ouvi certa vez que por minha capacidade de imaginar tudo nos mínimos detalhes, seria capaz de cometer o crime perfeito. Óbvio que isso nunca tentei, mas tudo ficou e sempre fica arquivado no meu fantástico universo imaginário, onde habitam açougueiros, demônios, loucos e seres inanimados que com minhas palavras ganham vida.

Mas pelo benefício da tecnologia descubro surpresa que muitas pessoas chegam a este site buscando saber “O que é imaginação fértil?”. Prontamente diria – e esta é uma opinião bem pessoal – que é aquele pensamento que começa com um simples sopro do vento em uma noite de inverno no sul do Brasil e se transforma em um tsunami avassalador no Caribe. Com sobreviventes zumbis marchando em direção à África, com sede de gente. Seguidos por tubarões que urram feito elefantes. E por aí vai. Mas esta é a minha imaginação.

O que me encanta na imaginação fértil é que ela não precisa ter limites, pois não vai ferir ninguém. Pode ser levada para onde se quer, fazer dela o que bem entender. Eu decidi fazer tudo isso que está aqui nesse blog e mais um pouco. Algum outro talvez leve tudo muito à sério, talvez até perca a noção da realidade. Mas aí nem quero ver!

No entanto, vejamos algumas definições do que é imaginação e do que é fértil, já que assim adjetivamos esta “faculdade psíquica” adorável.

Segundo o dicionário Michaelis -

i.ma.gi.na.ção

sf (lat imaginatione) 1 Faculdade de imaginar, conceber e criar imagens. 2 Coisa imaginada. 3 Fantasia. 4 Crença ou opinião que provém da fantasia. 5 Superstição. 6 Cisma, apreensão. 7Psicol Utilização construtiva, embora não necessariamente de feição criadora, de experiências perceptivas anteriores; reorganização de elementos dessa espécie. 8 Entom Passagem de pupa ou ninfa a inseto adulto. I. Exaltada: indivíduo que concebe ideias arrojadas. I. Viva: a que representa os objetos com grande viveza e muitas vezes como realidades. Em imaginação: de um modo imaginoso; na fantasia.

Segundo o dicionário Aurélio -

s.f. Faculdade de representar objetos pelo pensamento: ter uma imaginação viva. / Faculdade de inventar, criar, conceber: artista de muita imaginação. / Opinião sem fundamento, absurda: isso é pura imaginação. / Resultado da faculdade de imaginar.

Segundo o dicionário Michaelis -

fér.til

adj (lat fertile) 1 Biol Capaz de conceber ou de gerar prole; não estéril. 2 Biol Suscetível de se desenvolver em novo indivíduo: Ovo fértil. 3 Que produz muito e com facilidade; fecundo. Antôn: estéril, maninho, sáfaro.

Segundo o dicionário Aurélio -

adj. Fecundo, que produz muito; ubertoso: campo fértil. / Que excele ou se destaca entre os comuns: ano fértil em acontecimentos.

Os racionalistas opõe a imaginação à razão. Não discordo de todo, mas tem de concordar comigo que qualquer coisa que seja considerada obra do homem, feita por suas mãos ou não, primeiramente, precisou ser imaginada. A imaginação antecede a obra, ao ato e ao fim.

Se a imaginação é fértil é porque desenvolveu-se, cresceu. Tornou-se maior que um simples pensamento. Derrubou pontes e venceu guerras. Ascendeu ao universo mágico da criação sem limites.

 

"Open your Imagination"

m4s0n501

6 thoughts on “O que é imaginação fértil?
  • Maykon disse:

    Cara… Sou uma pessoa totalmente imaginativa, e isso ajuda bastante pra passar o tempo, ou quando vou trabalhar, já pensei inúmeras vezes escrever livros ou criar histórias em quadrinhos e até mangá (sou fanático por animes, isso ajuda bastante na minha aventura imaginária). Teve um tempo que pensei que isso fosse um problemas… Mas.fico feliz de saber que não sou único. :)

    • Nina disse:

      Maykon,
      Não sufoque a tua imaginação :)
      Escreva, crie, isso vai te satisfazer. Pode começar por um espaço como este.
      E se criar um blog, por favor informe aqui que visitarei com maior prazer!
      Abs,

  • Maykon disse:

    Tenho uma página no facebook, As Garotas e Todos Os Problemas Que Vem Com Elas … Não é uma grande página, mais é onde eu despejo algumas coisas (essa parada de se achar um poeta). :)

  • Saah Silveira disse:

    Olá!

    Achei super interessante. Eu também sou assim. Eu tenho uma imaginação muito fértil. Quando criança eu havia inventado um mundo imaginário e lá era onde eu brincava, meus brinquedos eram os habitantes desse mundo. E sempre quando assistia um desenho animado ou um filme, na minha mente eu inseria um personagem a mais e o encaixava naquela história. Até hoje faço isso, eu me inspiro com tudo, até com a minha própria dor. Meu mundo imaginário é um lugar bem melhor que esse a realidade. Eu não sabia o quanto isso era importante pra mim, até eu me descobrir o que realmente eu sou. Eu escrevo desde os meus 13 anos de idade, ainda não tive nenhum livro publicado, mas aquele mundo imaginário que citei lá em cima, eu o chamava “Mundo da magia”, e hoje ele se chama “Mengie”. Ele se tornou agora o meu primeiro livro. “Legend- O feiticeiro azul”. Logo, logo será publicado e o resultado de minha imaginação fértil está resultando em mais histórias. Eu tenho um blog onde posto algumas coisas sobre o que escrevo.

    livrosfeiticeiroazul.blogspot.com.br

    Até mais!

    • Nina disse:

      Olá!
      Quando publicar, me avise, que terei prazer em ler.
      Nada me inspirou mais do que o mundo imaginário que tenho desde os 5 anos – mas não era tão amplo quanto o teu com nome e tudo mais.

      Beijocas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>