Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

DIY – Customização de roupas: novo projeto

Customização de roupas, post para inspirar quem está a fim de renovar o guarda-roupa.

Não sei se já comentei aqui, mas eu me apego a certas roupas e calçados e tenho cuidado para que eles durem por muito tempo. Sei que o tempo passa, algumas peças deixam de servir, estragam ou saem de moda, mas customização de roupas é uma alternativa que muitos aderem para transformar seu guarda-roupa sem gastar muito.

E como estou disposta a dar nova vida as roupas que não estou usando (e são muitas!), decidi que vou customizar algumas e compartilhar aqui as transformações. Todas peças usadas, que de alguma forma precisam ser renovadas, para que se encaixem no meu guarda-roupa atual. Soluções bem simples que encontrei e que acho interessante dividir com quem também gosta de colocar a “mão na massa”.

Sei que não sou a pessoa mais talentosa desse mundo para customização de roupas e calçados, mas amo vestir peças exclusivas. Na onda dos spikes há alguns anos atrás, personalizei várias peças e tomei gosto pela coisa. Também comprei uma máquina de costura, e quero colocar a mesma para trabalhar. Estou com várias ideias e já que não estou postando nada sobre capsule wardrobe, resolvi compartilhar aqui as soluções que encontrei para renovar algumas peças.

Mas é claro, isso está bem além de diversão. Customizar roupas usadas, calçados e acessórios pode ser bom para você em vários aspectos. Quer ver? Segue uma breve listinha:

  • Economia: ao invés de comprar uma peça nova, você modifica algumas que já tem e ela não será apenas diferente, mas dependendo de como você customiza, pode passar a ser bem atual. Um exemplo? As camisetas com nó!

  • Consumo consciente: já falei em vários posts sobre comprar roupas usadas, mas renovar as que você já tem também é uma forma consciente de consumir menos.
  • Criatividade: pensar, pesquisar e restaurar roupas usadas é uma boa forma de exercer a sua criatividade e desenvolver suas habilidades manuais. E, particularmente, acho esse tipo de atividade bem relaxante.
  • Exclusividade: se você gosta de usar peças exclusivas, este é mais um bom motivo para investir em customização de roupas.

Compartilharei aqui para inspirar, e este post é para mostrar um pouco do que ando encontrando ao pesquisar sobre alternativas para customização de roupas que tenho, mas que não posso ou não consigo usar da forma como estão.

Principais formas de customizar roupas

  • Tingimento: alterar a cor de qualquer roupa é uma boa alternativa para os casos em que não gosta ou está manchado;
  • Reestilização: alterar a forma, o corte original de determinada roupa pode dar a ela não somente uma nova função, mas também uma nova cara!
  • Aplicações e bordados: é a forma mais popular de customização de roupas e a alternativa perfeita para fazer uma peça de roupa simples e básica, se tornar algo exclusivo e incrível.
  • Desgastar: existem várias técnicas diferentes de transformar um jeans em uma peça de roupa com cara de usada, além de alterar completamente o seu estilo. Em um próximo post vamos detalhar estas técnicas.

Para se inspirar: melhores ideias sobre customização de roupas

Aqui está um pouco do que andei coletando de ideias para personalizar minhas roupas. A final do post, link para o meu moodboard de inspirações no Pinterest (já me segue por lá?!).

  • Pinturas e desenhos

— — —

  • Reestilização

— — —

  • Aplicações e bordados

— — —

  • Desgastar

— — —

Todas as fotos do post são do Pinterest. Confira aqui estas e muitas outras ideias para customização de roupas.

4 thoughts on “DIY – Customização de roupas: novo projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.