Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Quadrinhos

Bruxelas, para fãs de histórias em quadrinhos

Bruxelas é a capital mundial das HQ’s e neste post, confira dicas para curtir a cidade e suas diversas atrações culturais relacionadas ao tema.

Aproveitando o fato de que moro neste país singular aqui da Europa, decidi começar a postar mais conteúdos voltados para a vida na Bélgica. Assuntos diversos, sobre cultura e outros aspectos desse país fascinante e que, embora pequeno, tem história riquíssima. No Receita de Viagem compartilho temas mais específicos para quem visita a Bélgica, com dicas de restaurantes e atrações turísticas. Mas a Bélgica tem muito mais a oferecer e acho bem interessante falarmos sobre isso.

Um desses aspectos – que é visível por quem visita Bruxelas – é que a cidade não é apenas a Capital da União Europeia, como também a Capital Mundial dos Quadrinhos. Alguns dos personagens mais famosos de HQ’s (tirando as de super-heróis) são criações de cartunistas belgas. Você pode nunca ter ouvido falar, mas o Tintin (pronuncia-se Tãntãn) que foi levado para os cinemas por ninguém menos do que Steven Spielberg é criação do cartunista belga Hergé (The Adventures of Tintin, trailer oficial abaixo).

Além dele, Spirou, Lucky Luke, Smurfs, Gaston, Boule e Bill, Papyrus ou Fantasio são alguns dos personagens que transformaram esta arte em uma das mais populares e criativas do mundo (Tintin é tão velho quanto Super-Homem, foi criado em 1929!). Tintin merece menção especial, já que, além de jornalista e aventureiro, é, sobretudo, o melhor embaixador belga no mundo.

Então, se você gosta de quadrinho e cultura pop, segue uma pequena lista de atrações voltadas para o universo das HQ’s de Bruxelas. Para colocar na lista de coisas para fazer em sua próxima viagem para a Bélgica. Vem ver!

Bruxelas, para apreciadores de histórias em quadrinhos

  • Comic Art Museum

O museu dos quadrinhos é uma das principais referências sobre o assunto na cidade. Localizado no centro de Bruxelas, em um prédio histórico estilo Art Nouveau, foi criado para que os visitantes conheçam os diversos aspectos da Comic ArtConta também com um café e uma loja com grande variedade em quadrinhos e colecionáveis. Site oficial com todas as infos aqui.

  • Comic Book Route

Uma breve primeira circulada em Bruxelas e você descobre um mundo de street art, inspirada em personagens de histórias em quadrinhos belgas. Ao todo, mais de 50 murais (em laterais de prédios e casas, estações de trem…) ilustrando cenas de quadrinhos, estão espalhados pela cidade, principalmente nas ruas do centro. O projeto, lançado em 1991 pelo governo da Bélgica, é parte da celebração da relação com as HQ’s e seus personagens, que são orgulhos do país.

Para ter acesso aos endereços precisos da Comic Book Route e seus murais, confira nesta página da prefeitura de Bruxelas.

  • Lojas de quadrinhos, livros e colecionáveis

Já falei logo acima que o museu dos quadrinhos de Bruxelas tem uma loja muito legal para quem gosta de livros e outros colecionáveis de personagens belgas, mas este não é o único lugar para se fazer comprinhas desse tipo. Na Boulevard Anspach (a partir da Bourse e arredores, em direção a sul da cidade), também no centro, existem diversas lojas, com grande variedade de livros e artigos relacionados a HQ’s, além de muitos outros assuntos importantes da cultura pop (os fãs de bonecos Funko vão adorar conhecer estas lojas!).

  • Brussels Comic Strip Festival

Todos os anos, no primeiro final de semana de setembro, Bruxelas é sede do Comic Strip Festival. Além de atrações variadas, as ruas do centro da cidade recebem a Balloon’s Day Parade e diversos infláveis de personagens colorem a cidade, em um evento para crianças e adultos.

Para infos da edição deste ano, acompanhe aqui: https://visit.brussels/en/sites/comicsfestival

One thought on “Bruxelas, para fãs de histórias em quadrinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.