Cronista da vida, das coisas e do mundo. Cultura, moda e arte.

Estilo

Upcycling na moda, o que isso significa?

O upcycling é um dos movimentos mais significativos para a moda atualmente, mas você sabe o que realmente significa? Confira breve explicação no post.

Upcycling, palavra em inglês para reutilização. Está na boca de muitos estilistas e marcas de moda há vários meses, soando como um convite definitivo para se vestir de maneira mais ecológica. Mas o que isso significa, em termos práticos?

Literalmente, trata-se de “reciclar do topo”, uma abordagem muito mais ética e ecológica. Como sabemos, a moda é um recomeço eterno, mas é claro que hoje as marcas e designers estão tentando se reinventar e já oferecem coleções cujo impacto no planeta seja menor.

Upcycling, a reciclagem ainda mais ecológica

Upcycling é A solução na qual muitas marcas estão trabalhando atualmente. E consiste em oferecer uma espécie de valor agregado aos objetos descartados ou não utilizados, transformando-os em peças de alta qualidade. É muito além da reciclagem tradicional, pois permite à moda gerar menos resíduos e, consequentemente, limitar seu impacto no meio ambiente.

Diversas marcas já fizeram mudanças e adotaram essa nova prática, mesmo que apenas em parte de suas coleções. Este é o caso de Marine Serre, cuja coleçãoMarée Noire” apresentada em setembro de 2019 incluía várias peças de upcycling. A estilista recuperou estoques de tecidos abandonados para dar-lhes uma segunda vida, com muito mais qualidade. A marca Gant também apresentou recentemente uma coleção cápsula de camisas recicladas, elaboradas a partir de restos de tecidos de coleções anteriores.

Outra marca que faz um trabalho maravilhoso de upcycling é da designer Christine Mayer. Eu mesma venho me arriscando na reciclagem de roupas que normalmente vão para o lixo e você pode acompanhar minhas transformações (como da jaqueta abaixo) no link.

Neste período em que estamos mais em casa do que nunca, fica o meu convite a repensar seu guarda-roupa dando um um destino mais digno que o lixo para as roupas que você não usa. Se quiser reciclar, só continuar seguindo os posts do blog para mais ideias. Ou faça doações para quem precisa ou de alguma forma usa tecidos e roupas usadas nesse tipo de projeto.

— — —

Fotos: Pinterest e Arquivo pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.