Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Tipos de chapéu: guia prático de estilos e onde comprar

Do Panamá ao Fedora, um guia dos tipos de chapéu.

Existem vários tipos de chapéu, mas independente do modelo, a função protetora é o que me faz amar esse tipo de acessório. É claro que este é um dos elementos que mais acrescenta estilo em um look, mas amo usar chapéu principalmente no frio. Para mim, protege mais do que gorro!

Prefiro usar chapéu porque ele ajuda a proteger de chuva fraca, algo bem comum por aqui! O único problema é o vento. Neste momento tenho estes dois que ilustram este post. Sei que existem muitos outros modelos além dos listados aqui, mas me limitei a listar apenas os que encontramos mais facilmente, para uso no dia a dia.

Meu Fedora by H&M.

Meu Trilby, presente do maridão.

Mas é um acessório que nem todo mundo usa, às vezes por medo, ou simplesmente não saber como optar entre tantos tipos de chapéu. Para isso, elaborei um pequeno guia com os principais para quem não conhece ou não sabe qual escolher um para chamar de seu. Vem ver!

Tipos de chapéu

Confira uma breve explicação sobre cada um dos tipos de chapéu, uma sugestão de como usar e dica de onde comprar.

  • Boina

É um tipo de chapéu achatado e sem abas. Geralmente fabricado em feltro de lã, ou material macio similar, acomoda-se com facilidade na cabeça. Costuma ser usado de forma angular, meio inclinado. Possuem variações como a boina basca e a boina portuguesa (David Beckham usa sempre!).

Emma Roberts

Onde comprar: Chapelaria Vintage

— — —

  • Boné

Peça originalmente criada para uso de praticantes de basebol protegerem os olhos do sol. Tem modelagem justa e arredondada, com uma aba rígida na parte frontal. Para quem gosta de misturar elementos esportivos no look.

Kourtney Kardashian

Onde comprar: Netshoes

— — —

  • Chapéu Bucket

O chapéu da atual temporada, também conhecido como chapéu de pescador. Modelo casual, feito com tecido mole. Não é o tipo de chapéu que favorece qualquer pessoa, então tenha cuidado!

Kaira Gerber

Onde comprar: Lojas Renner

— — —

  • Chapéu Cloche

Chapéu feminino em formato de sino, com topo alto, muito popular na década de 20. Costuma-se usar para cobrir os olhos, e o efeito lembra muito o do bucket.

Emma Stone

Onde comprar: Maria Chapéu

— — —

  • Chapéu Coco

Modelo tradicionalmente masculino, com topo arredondado e aba curva ao redor. Também chamado de Derby.

Taylor Swift

Onde comprar: Chapelaria Vintage

— — —

  • Chapéu Cowboy

Modelo com copa alta e abas alongadas, viradas para cima nas partes laterais. Como o próprio nome diz, é o chapéu tradicional usado pelos trabalhadores do campo, que cuidam de animais. Normalmente feito de feltro ou couro, mas os modelos femininos podem ser de palha ou trama.

Alexa Chung

Onde comprar: Brasil Cowboy

— — —

  • Fedora

O mais conhecido dos modelos, chapéu de feltro macio ou veludo, que tem abas largas, frente com bico, copa com fenda, e leva uma fita ao redor da base da copa. É semelhante ao trilby, mas tem aba mais larga.

Rosie Huntington-Whiteley

Onde comprar: Dafiti

— — —

  • Floopy

Chapéu de abas maleáveis, que podem ser ajustadas conforme a preferência de quem usa. Modelo feminino, que ganhou popularidade nos anos 60.

Kate Moss

Onde comprar: Maria Chapéu

— — —

  • Chapéu Panamá

Chapéu de formato bem semelhante ao Fedora, mas feito de palha. Surgiu no Equador e até o hoje o país é o maior produtor. Recebeu esse nome por conta da inauguração do Canal do Panamá, um exemplar foi dado de presente ao presidente ao presidente americano Franklin Delano Roosevelt.

Julianne Moore

Onde comprar: Chapéu Panamá

— — —

  • Quepe

Um dos tipos de chapéu usados tradicionalmente pelas forças militares francesas desde o século 19. Feito de material rígido, apresenta copa achatada e redonda, muitas vezes com alça para o queixo. É um dos modelos que ganhou popularidade e passou a ser usado recentemente por diversas celebridades.

Vanessa Hudgens

Onde comprar: Goffer

— — —

  • Trilby

Muito semelhante ao Fedora, porém com abas mais estreitas. O nome vem de uma peça de teatro que foi montada em Londres no ano de 1895, para a qual o modelo de chapéu foi feito.

Victoria Beckham

Onde comprar: Chapelaria Vintage

— — —

De todos desta lista, acho que o único que compraria além dos que tenho seria um chapéu Panamá. Na verdade, é uma das melhores opções para se proteger do sol forte e do calor, na minha modesta opinião.

Eu gosto, particularmente, de combinar com cores neutras, como nas fotos acima. E vocês?

— — —

Fotos: de arquivo pessoal e Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.