Cronista da vida, das coisas e do mundo. Cultura, moda e arte.

Beleza, Filmes

Sir Roger Scruton e Por que a beleza importa

Dica de documentário para quem quer conhecer um pouco da obra do filósofo e escritor britânico Roger Scruton, que faleceu no domingo.

Sir Roger Scruton, escritor e filósofo britânico, autor de mais de 40 livros, faleceu no último domingo, aos quase 76 anos. Uma notícia triste perder um pensador que tanto estimulou a reflexão (independente de posicionamento político). Principalmente em tempos de redes sociais onde o verbo pensar, tornou-se quase algo nulo.

Não vou mentir, lamento desconhecer quase que completamente a obra de pensadores modernos, mas nunca é tarde para começar. E por isso indico aqui para quem ainda não viu, o documentário Por que a beleza importa. Produzido em 2009 pela BBC, tem direção de Louise Lockwood e foi escrito e apresentado por Roger Scruton.

A resenha do doc: O filósofo Roger Scruton apresenta um ensaio provocativo sobre a importância da beleza nas artes e em nossas vidas. No século 20, Scruton argumenta que arte, arquitetura e música deram as costas à beleza, fazendo um culto à feiúra e nos levando a um deserto espiritual. Usando os pensamentos dos filósofos de Platão a Kant, e conversando com os artistas Michael Craig-Martin e Alexander Stoddart, Scruton analisa onde a arte deu errado e apresenta seu próprio caso apaixonado por restaurar a beleza à sua posição tradicional no centro de nossa civilização.

Abaixo, o documentário completo com legendas em português, disponível no youtube.

Ao menos encontrei em seu trabalho uma justificativa para a minha aversão pela arte moderna (e não a estética moderna em si): eu estava fugindo de um possível deserto espiritual.

Desconsiderando meu aforismo, recomendo por ser um documentário excelente.

— — —

Gosta deste tipo de post? Confira todas as dicas de filmes e seriados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.