Cronista da vida, das coisas e do mundo. Cultura, moda e arte.

Livros

Resenha de livro: Mulheres sem Nome, Martha Hall Kelly

Romance inspirado em mulheres reais, que enfrentaram os horrores da Segunda Guerra Mundial com muita coragem e redenção.

Eu levei quase um ano para terminar este livro que fala de mulheres incríveis e me arrependi muito. Presente da minha grande amiga de sempre Talise, mas que intercalei com outras leituras (por isso a demora).

Terminei de ler Mulheres sem Nome de Martha Hall Helly em nossa viagem para Malta há um mês atrás. E nestes tempos de confinamento por conta do COVID-19, acho mais produtivo recomendar livros antes de finalizar as postagens com street style das semanas de moda.

Sendo assim, segue minha resenha SEM SPOILERS, do livro.

Resenha do livro Mulheres sem Nome de Martha Hall Kelly

Mais do que um romance baseado em fatos reais, Mulheres sem Nome é um livro que abre nossos olhos para uma história pouco conhecida da Segunda Guerra Mundial. A das mulheres usadas como cobaias em experiências médicas nos campos de concentração da Alemanha nazista.

O start para a criação do livro, segundo a autora Martha Hall Kelly, deu-se após ela conhecer a história da socialite nova-iorquina Caroline Ferriday. Ela realmente empenhou-se para que o mundo conhecesse a história das Coelhas de Ravensbrück – como eram conhecidas as prisioneiras do principal campo de concentração onde ocorreram os experimentos. E também expôs a coragem destas mulheres (em sua maioria polonesas), lutando para que fosse feita justiça.

A história é contada a partir do ponto de vista de 3 personagens (baseadas em mulheres reais): a própria Caroline Ferriday, a fictícia Kasia Kuzmerick e Herta Oberheuser. Esta última, a médica alemã que foi uma das responsáveis pelos experimentos médicos realizados nas prisioneiras dos campos de concentração.

O livro intercala as vozes das personagens principais, sendo que cada capitulo leva o nome de Caroline, Kasia ou Herta, mostrando os fatos simultaneamente. Durante minha leitura, esperei ansiosa pelo momento em que as histórias destas mulheres se cruzassem. Surpreendeu-me o depoimento da autora revelando como foi a produção do livro, assim como as verdadeiras histórias nas quais o romance foi baseado.

Por fim, uma leitura necessária para se ter um conhecimento maior sobre os horrores sofridos pelos prisioneiros dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. É um romance comovente, mas que retrata mulheres extraordinárias, cuja força e coragem podem nos servir de inspiração em momentos difíceis.

Obrigada pelo presente, Frida!

— — —

Para comprar o livro Mulheres sem Nome, de Martha Hall Kelly

O livro está com 40% de desconto na Amazon, preço consultado hoje é de R$ 29,99 – confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.