Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo, Filmes

Os Vestidos das Vencedoras do Oscar de Melhor Atriz

A cerimônia do Oscar 2015 está chegando – será no dia 22 de fevereiro! – e muito já especula-se sobre os vestidos escolhidos pelas estrelas que cruzarão o tapete vermelho. No quesito moda, as concorrentes ao Oscar de Melhor Atriz são as mais aguardadas. Grifes badaladas costumam vestir as atrizes, mas nem sempre foi assim.

No gráfico abaixo, elaborado pela Media Run Digital é possível visualizar um esboço dos vestidos usados por todas as vencedoras da categoria Melhor Atriz na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, desde 1929.

Sob o aspecto da moda, é possível observar dois pontos bem importantes, bem como algumas curiosidades.

O primeiro deles é a glamurização gradual do evento – os vestidos foram ficando cada vez mais luxuosos, provavelmente, na mesma medida em que a premiação foi ganhando mais importância na mídia. A prova disso foi o vestido usado por Grace Kelly em 1955, o primeiro conhecidamente de alto valor, mais de vinte anos depois da primeira premiada. Até então, costumavam ser mais simples.

O segundo, talvez como consequência do primeiro e por conta do crescimento gradual e paralelo do mercado de luxo da moda, é o fato de grifes famosas hoje dominarem as escolhas (ou escolhidas) do tapete vermelho. Notem que o primeiro Dior só apareceu em 1961, com o Oscar de Melhor Atriz para Elizabeth Taylor.

Para aprofundar nossa conversa sobre evolução de estilo no tapete vermelho mais importante do ano, postarei aqui as fotos dos modelitos e dados coletados sobre as vencedoras da academia e seus vestidos. Espero que gostem e comentem aqui o que pensam sobre os modelitos!

4 thoughts on “Os Vestidos das Vencedoras do Oscar de Melhor Atriz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.