Cronista da vida, das coisas e do mundo. Cultura, moda e arte.

Livros

O segredo de “O Segredo”

…não é segredo nenhum. A autora do mais recente “fenômeno” editorial de auto-ajuda, a australiana Rhonda Byrne não traz aos leitores nada de novo, apenas conhecimento que é proveniente do senso comum. Pena que ela esteja recebendo tanto, para dizer algo que está arraigado na nossa mente, mas nem sempre colocamos em prática.

O segredo do segredo – e que não é segredo nenhum! – consiste na idéia simplista do pensamento positivo. “Mentalize o que você quer e você terá”. O gaúcho Lauro Trevisan já dizia isso no seu livro “O poder infinito da sua mente”. Rhonda apenas usa outras palavras: “Se você visualizar na mente aquilo que deseja e fizer disso seu pensamento dominante, atrairá o que quer para a sua vida.” Brilhante? Claro que não. É apenas óbvio. Te juro que não vou cobrar para te dar esta informação que já está dentro de você meu caro leitor. Isso eu deixo para quem não tem talento.

E digo isso porque acredito que  a alegria da descoberta nada mais é do que um reencontro com aquilo que sempre nos foi tão caro. Por que não há nada de NOVO, nascemos e sabemos tudo o que precisamos para a nossa vida, não é necessário um livro de auto-ajuda que nos auxilie nesta tarefa de redescoberta e de mentalização. Existem tantos livros bons para se ler por aí, que podem não nos contar coisas reais, mas que podem nos transportar para universos diferentes…que nos fazem viajar no tempo e no espaço…para quê perder tempo com um que te diga algo que já sabemos?

A tarefa de redescobrir-se, para enfim poder desejar, sonhar e mentalizar o que queremos para nossas próprias vidas, é um caminho muito mais complexo, extenso e delicado. Nenhum livro será capaz de nos dizer COMO deve ser feito, a não ser aquele que está costurado à nossa mente.

Janina Stasiak, 31/07/2007

One thought on “O segredo de “O Segredo”
  • […] Preciso confessar que tentei ler o primeiro nessa lista quase infame de livros mais vendidos, e fiquei decepcionadíssima. Muito repetitivo, apelativo, muitas páginas de enrolação sem trazer nada de relevante. Por favor, pessoas, já está mais do que na hora de dar um up nesse intelecto e ler livros que nos façam pensar, que realmente acrescentem alguma coisa nas nossas vidas – mesmo que sirvam apenas para ampliar nosso vocabulário! E que não sejam apenas repeteco de O Segredo. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.