Cronista da vida, das coisas e do mundo. Lifestyle, um pouco de tudo.

Livros

Livraria Lello, uma das mais bonitas do mundo

Último post sobre as livrarias mais bonitas do mundo, encerrando com a Livraria Lello do Porto, em Portugal!

Depois de apresentar aqui a minha lista de livrarias mais bonitas do mundo, chegou o momento de encerrar o tema com a Livraria Lello. A bookshop localizada na cidade do Porto, em Portugal é visita obrigatória para quem está na cidade, mas tem uma história que vai além do fato recente que a fez famosa.

Isso porque o Porto é uma cidade com muitas atrações e esta livraria é apenas uma delas, mas é o principal motivo da visita de boa parte dos turistas. A Livraria Lello tem mais de 100 anos de fundação, sempre foi um local famoso pelo seu magnífico edifício e arquitetura de interiores, mas nos últimos anos tornou-se ainda mais popular.

Pois diz-se que quando J.K. Rowling vivia no Porto, era uma visitante ávida da loja e que o prédio foi uma fonte de inspiração para alguns detalhes do castelo de Hogwards nos seus livros da saga Harry Potter. Para os fãs do personagem, este é um local imperdível, e frequentemente chamada de Livraria Harry Potter.

No entanto, não apenas os fãs de Harry Potter visitam este lugar, que é bastante turístico e está sempre lotado. Principalmente por ter sido eleita uma das livrarias mais bonitas do mundo pela Lonely Planet. E bem por isso é improvável que você consiga tirar fotos com o local vazio.

A demanda crescente fez com que a Livraria Lello organizasse a entrada e saída de visitantes. Para tanto, foi preciso instituir a cobrança de ingresso e reserva de horário. O valor do ingresso pode ser revertido em desconto na compra de livros, afinal é para isso que o lugar serve.

História e arquitetura da Livraria Lello

Os irmãos José e António Lello compraram a Livraria Chardron em 1894 (por isso se pode ver a palavra Chardron na fachada da livraria). Depois de construir o interior como é hoje conhecido os irmãos abriram naquele endereço a Livraria Lello & Irmão em 1906.

O edifício da livraria é uma das referências do estilo neogótico na cidade do Porto em Portugal. Na fachada sobressaem duas figuras pintadas por Joseph Bielmann, e que representam a “Arte” e a “Ciência”. No interior da Livraria Lello, os arcos, o teto, as paredes e as colunas que se erguem em estilo Art Déco.

O elemento mais emblemático da loja ocupa lugar central no seu interior: a icônica escadaria forrada com piso vermelho. Foi construída em concreto armado e não em madeira, apesar da aparência. Foi uma das primeiras escadarias do gênero a ser construída em Portugal. Durante as obras de restauro que foram feitas entre 2017 e 2018 foi encontrada a assinatura de Francisco Xavier Esteves, o engenheiro responsável pelo projeto da Livraria Lello, na base da escadaria.

Um vitral de dimensões generosas, de autoria do holandês Samuel Van Krieken, embeleza o teto dessa que é considerada a Livraria Mais Bonita do Mundo. São 55 painéis de vidro, assentados em uma estrutura de ferro com 8 metros de comprimento e 3,5 metros de largura. Sob o vidro pode ler-se “Decus in Labore”, que significa “Dignidade no Trabalho”, regra de ouro assumida por quem trabalha na casa, desde 1906.

No interior também destacam-se bustos dos escritores portugueses Antero de Quental, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Teófilo Braga, Tomás Ribeiro e Guerra Junqueiro, esculpidos por Romão Júnior. A construção do prédio demorou dois anos para ser concluída. E seu projeto foi inspirado nas tendências arquitetônicas da época.

Em 2013 o edifício da Livraria Lello foi classificado por “Monumento de Interesse Público” pela Direção-Geral do Patrimônio Cultural de Portugal. A entidade descreve-o como “um dos mais importantes edifícios da arquitetura eclética portuguesa, integrando marcenarias e vitrais sem paralelo no país.”

Para visitar a Livraria Lello

Planeje sua visita através do site da livraria, onde constam todas as informações com opções e horários de visita.

Site oficial: https://www.livrarialello.pt/pt/home

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.