Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Geral

Eventos astronômicos imperdíveis de 2014

Confira as melhores datas para ver meteoros!

estrelas cadentes

O ano de 2014 será um deleite para aquele que gostam de apreciar fenômenos astronômicos. Eclipse total da lua, chuva de meteoros, eclipses solares…veja abaixo a relação dos eventos com dias em que valerá a pena olhar para o céu:

1 – Eclipse Total da Lua: no dia 15 de abril acontecerá um dos eventos mais bonitos do ano. O evento será observado em todo Brasil, com exceção do final, pois já terá amanhecido por aqui. O eclipse começará às 3h da manhã e alcançará seu ápice às 4h. Em 8 de outubro acontecerá outro eclipse, mas que terá início depois de ter amanhecido. Quem vive no estados do Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e em parte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Amapá, poderá observar o começo do evento;

2 – Eclipses Solares: se você estiver na Austrália no dia 29 de abril, poderá ver o dia virar noite. Ou quase. Nesta data, a lua entrará na frente do sol, mas por não cobrir o mesmo totalmente, formará um anel de luz brilhante. Em pleno dia, animais vão como se estivesse anoitecendo, e os australianos poderão ver algumas estrelas no céu. O evento não poderá ser visto no Brasil.

No dia 23 de outubro ocorre novo fenômeno em que a lua cobrirá parcialmente o sol e o espetáculo só poderá ser admirado no Alasca e nas ilhas do Oceano Pacífico.

3 – Chuvas de Meteoros: para quem não sabe, cometas como o Halley, que cruzou os céus do Brasil em 1986, deixam rastros. E quando a terra passa pelos trajetos que estes cometas percorreram, a matéria que eles deixaram como rastros choca-se com a nossa atmosfera e queima, formando uma chuva de meteoros.

Estes episódios serão mais visíveis no Brasil nos dias 5 de maio, 28 de julho, 22 de outubro e 13 de dezembro. Preste atenção no céu a partir da meia-noite, mirando na direção leste. No amanhecer o fenômeno focará mais nítido.

Dicas

– Lembre-se de procurar um lugar afastado das luzes da cidade, pois elas ofuscam o brilho dos meteoros;

– Eles podem aparecer em intervalos longos, então observe por bastante tempo;

– A lua pode prejudicar a visibilidade dos meteoros.

Fonte: Veja

Comments are disabled.