Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

DIY consertos de roupas e acessórios

Dicas de consertos em roupas e acessórios, em mais um post da serie sobre DIY.

Fenda no tamanho que eu queria, com um truque bem simples! Saiba mais nas dicas abaixo.

Preciso confessar que tenho uma pilha de roupas, calçados e acessórios aguardando por consertos. As coisas acumularam não somente porque foram estragando e não arrumei, mas principalmente por conta deste projeto. E estão divididas em 3 categorias: fáceis de consertar; médio esforço (uma costura simples resolve); as que quero transformar e exigem mais trabalho.

Como já não posto nada de DIY há tempos, resolvi compartilhar algumas soluções bem simples que encontrei para consertar roupas e até uma bolsa. Soluções possíveis até mesmo para quem não entende nada de costura, ou que não precisa de muitos equipamentos para resolver e continuar usando.

Ao todo, separei por agora 3 peças de roupas e dois acessórios, dos quais não queria me desfazer de jeito nenhum. São soluções bem fáceis, que espero, possam ser a resposta para algum ajuste que você também esteja precisando. Vamos lá?

DIY consertos e ajustes de roupas e acessórios

  • Botão de calça

Esta calça tinha um botão de pressão, como os de calça jeans. Depois de anos de uso, caiu, e a parte do cós onde ele estava preso estava bem danificada. Resolvi costurar um botão normal, da mesma cor da calça, e ainda colocar um reforço extra com jeans auto-colante. Não sei se é fácil achar esse tipo de material no BR, mas aqui você encontra inclusive nos supermercados!

Uso esse tipo de material em várias peças de roupa, principalmente em jeans (como no bolso onde o marido ama colocar o celular).

— — —

  • Fio puxado de blusa de linha ou lã

Essa é velha, mas acho que sempre vale a pena lembrar: blusas de lã ou linha com fio puxado, NUNCA CORTE. Apenas puxe para o lado de dentro com a ajuda de uma agulha de crochê (se não tiver, com seus próprios dedos) delicadamente e finalize com um nó. Difícil mostrar por ser em preto, mas acho que é possível entender, né?!

— — —

  • Saia com fenda ou blusa muito decotada

Esta saia maravilhosa com fenda que “comprei” no armário da sogra era até mais bonita do que eu procurava! Mas como nunca tive a cinturinha fina dela, precisei mexer na abertura. Movi os botões onde ela fica presa no cós e passou a me servir bem. Porém, achei que ela com esta modificação passou a ter uma fenda maior do que eu queria! Minha solução foi colocar mini botões de pressão.

— — —

  • Alça da bolsa desprendeu

Esta bolsa que não é de couro (mas de um material bem resistente até!) tinha a parte que segura os ganchos da alça maior presa na parte de dentro. Ela era costurada e desprendeu-se. Tentei costurar e colar anteriormente, mas nenhuma dessas soluções durou mais que um uso. Decidi então colocar um grande spike, para solucionar de forma mais firme e com bom acabamento. Usei um desses que precisa dobrar apenas e finalizei martelando bem.

Foi difícil furar, pois não tinha colo esquentar um prego para fazer o furo (que seria o ideal), mas usei o martelo e um prego para fazer o furo, com suporte de um tabuleiro de madeira.

— — —

  • Fecho de colar ou pulseira de argolas

Sabe aquelas fitas que são usadas para prender roupas em cabides de lojas? Apesar de ver muita gente circulando com elas à mostra, tenho para mim que devem ser removidas. E faço isso com as blusas que compro, mas nunca coloco as coloco fora. Usei para finalizar uma corrente e usar como pulseira, aproveitando uma peça que ficava presa em uma bota. Para não desfiar, queime rapidamente a pontinha da fita com um isqueiro.

— — —

Tem alguma dica de conserto ou ajuste fácil em roupas, calçados e acessórios? Compartilhe aqui seus segredinhos!

E para inspirar, confira minha pasta com centenas de ideias de DIY e customização de roupas no Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.