Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Diário de estilo 3: catalogando o guarda-roupa com app Smart Closet

Diário de estilo post 3 relatando a experiência de catalogar as roupas que tenho, antes de seguir adiante com o projeto.

Tem uns bons meses que comecei este projeto Diário de Estilo (post anterior foi uma análise de como me visto, e você pode ler aqui) e por bons motivos (viagens, por exemplo!), ele acabou ficando meio de lado, mas agora vou voltar com tudo! Isso porque percebi que antes de colocar em prática os exercícios propostos pelo livro The Curated Closet – Os segredos do guarda-roupa europeu, eu preciso organizar meu guarda-roupa.

Mas percebi, durante a leitura do livro que guia este projeto Diário de Estilo, que precisava mensurar as minhas roupas. Saber o que tenho, conferir se os básicos estão em dia, se as minhas peças mais importantes estão limpas, bem cuidadas e, bem importante, se tudo ainda é adequado para o meu tamanho.

Por isso, para seguir com este Diário de Estilo, decidi que era preciso fazer uma pausa e catalogar minhas roupas. Segue abaixo em tópicos as dicas do que estou fazendo e explico no que exatamente esta atividade vai me ajudar a seguir com o projeto. Confira, espero que sirva de referência para quem ser mais organizado com as suas roupas e guarda-roupa.

Diário de Estilo: catalogando o guarda-roupa

  • Smart Closet: escolhi este aplicativo após realizar testes com outros e me pareceu o mais eficiente e adequado para as minhas necessidades. Mas existem diversas opções (queria muito usar o app da Cladwell, mas ainda não é disponível para Android). Ele tem visual limpo e é bem fácil de usar. Personalizável em alguns aspectos. Link para baixar está aqui.

  • Funções do Smart Closet: além de permitir catalogar cada peça do seu guarda-roupa, fornece estatísticas sobre suas roupas (em valores, quantidades de peças por cor e etc) e sobre o que você usa mais. Na lista de funções principais, além do catálogo de roupas, calendário (para planejar o que vai usar), registro de looks utilizados e planejar as roupas, calçados e acessórios da sua próxima viagem.
  • Catalogando: é um pouco demorado, você precisa tirar fotos, subir no aplicativo (isso é rápido) uma por vez e colocar os dados da peça. Isso inclui marca, tamanho, cor, preço e até um espaço free para anotações, que tenho usado para observações importantes como “precisa ajustar”.

  • Desvantagem: sim, estou tendo bastante trabalho. Tirar fotos com uma boa luz, resgatar todas as informações de cada peça é importante. Mas faço concentrada nas vantagens.
  • Vantagens: com este aplicativo, tenho acesso fácil aos tamanho das roupas que uso (e isso é importante quando o tamanho depende cada vez mais de modelo, marca e loja). Para quem gosta de comprar pela internet como eu (basta dar uma espiadinha nessa tag), isso ajuda muito! Também estou aproveitando a oportunidade para conferir as peças, tirar pelos, cortar fios soltos, identificar o que precisa de ajuste ou reparo, passar o que está amarrotado, eliminar o que não uso ou não me serve mais.

  • Preparando a mala de viagem: acho que essa é uma das funcionalidades que achei mais interessante! Vou planejar a mala para nossa próxima viagem via este aplicativo – vou viajar apenas com bagagem de mão e vou usar a fórmula de 1 peça de baixo para cada dia + 2 partes de cima para cada dia (uma para o dia e outra para a noite).

— — —

Mas agora preciso da opinião de vocês: usam algum aplicativo para organizar o guarda-roupa? Se sim, compartilhe no box de comentários o nome de qual usa e o que mais gostam nele.

5 thoughts on “Diário de estilo 3: catalogando o guarda-roupa com app Smart Closet
  • Serena disse:

    Que legal! Cai aqui no blog sem querer por conta dos desafios de outono e to adorando o conteudo.
    Estou passando por um processo beeeeem similar ao seu (lendo o mesmo livro, inclusive!) e to usando um app bem parecido com esse que se chama Stylebook. Pelo que vc descreveu, parece que tem as mesmas funcionalidades – toda a questao de montar os looks, as estatisticas e a mala de viagens. Realmente, dá trabalho mas to achando o maximo.

    Boa sorte e continue nos mantendo atualizados!

  • […] Diário de estilo 3 – catalogando o guarda-roupa com app smart closet […]

  • Juliana disse:

    Olá!! Adorei seu blog! Estou catalogando minhas roupas no smart mas to achando que ele toma muito espaço na memória. Como vc lidou com isso? Foi um problema pra vc? Bjs!

    • Olá Juliana, tudo bem?

      No fim preciso atualizar esse post, pois acabou que achei mais interessante usar o Your Closet. Ele tem um gerador de outfits, que no Smart Closet não tem. Coloquei todo meu guarda-roupa neste e apaguei as fotos do celular para não usar tanto espaço e estou bem mais satisfeita!

      Espero ter ajudado!
      Abs,

      Janina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.