Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Livros, Quadrinhos

Da mesma matéria de que somos feitos todos nós

Se Deus criou o homem à sua “imagem e semelhança”, os super-heróis que são criações do homem, são fruto da mesma matéria de que somos feitos todos nós. Tem origem na nossa imaginação mais fértil e raiz profunda nos nossos mais loucos desejos.

O ser humano sempre teve necessidade de heróis, desde as eras primordiais da história da humanidade. Na Grécia Antiga os que tinham poderes  sobre-humanos eram considerados semi-deuses, seres híbridos que nasciam de forma nada convencional, de uma relação entre um mortal e um Deus.

Esta é a origem de Aquiles, o exemplo de guerreiro que desde a Grécia Atiga é admirado, um modelo de representação que deveria ser imitado. Impagável durante a luta, de sentimentos que raramente se manifestam, com quem ele se parece? O Super-Homem é o mito de Aquiles revivido.

Ulisses foi sinônimo de inteligência, honra e astúcia para os gregos, se todos os reis daquele período tivessem espelhado-se nele a cultura ocidental hj seria muito diferente…bem, isso já é outra história. Mas quem, entre os super-heróis de nosso tempo, assemelha-se a ele? Batman, o Cavaleiro das Trevas percorre em sua jornada de busca, um caminho tortuoso como o de Ulisses na Odisséia, e é tão humano quanto Ulisses pode ter sido.

Poderíamos estabelecer por livros e mais livros relações de semelhança entre heróis da antiguidade (e até Jesus Cristo!) e super-heróis dos quadrinhos. Mas o que mais encontramos de glorioso no mito de qualquer herói, é que eles todos parecem-se conosco, pois são projeção daquilo que gostaríamos de ser.

É para ultrapassarmos os limites do real que criamos figuras imaginárias e poderosas, porém tão heróicas quanto qualquer ser humano poderia que já existiu. Porque somos feitos da mesma máquina de sonhos, a mesma matéria que eles.

Janina Stasiak, 04/06/2008 – 11h45

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.