Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Beleza

Cuidados com os cabelos: dicas para cabelos secos

Mais um post sobre cuidados com os cabelos, desta vez compartilhando minhas dicas para quem vive na Europa.

Contei neste post aqui a saga de como salvei meu cabelo da tragédia total, agora é hora de compartilhar algumas dicas sobre cuidados com os cabelos em geral. Especialmente para quem tem cabelos secos como o meu, e também para quem mora na Europa e precisa se cuidar com esta água tinhosa daqui.

Afinal depois de salvar, os cuidados com os cabelos continuam, e qualquer pequena desleixada já observo que ele começa a pedir por socorro. Então bora para as dicas? Lembrando que são úteis não somente para quem mora na Europa, mas também para quem visita algum país daqui, mesmo que por pouco tempo.

Cuidados com os cabelos

  • A água calcária da Europa

Certamente a água calcária da Europa é uma das diferenças que mais afetam a vida de quem muda do Brasil para países como a Bélgica, França e Alemanha. A limpeza da casa requer cuidados extras e, por consequência, nossa pele e cabelo ficam muito ressecados. Há quem invista em filtros nas torneiras e chuveiro, eu uso apenas para a água que consumimos via oral.

As informações sobre quantidade de cálcio e magnésio adicionados na água de Bruxelas você encontra aqui, no site oficial da companhia de água da capital da Bélgica.

— — —

  • Hidrate sempre que possível

Por conta da água calcária – e muitas vezes do clima muito seco, como tivemos este verão em toda a Europa – o primeiro cuidado que você precisa ter é hidratar o seu cabelo sempre. E isso não vale apenas para quem tem cabelo seco: cabelos oleosos também tem uma tendência a ficarem ressecados, principalmente nas pontas.

Hidratações demoradas com touca, máscara de 3 minutos após lavar, uso de óleos hidratantes para finalizar, além de usar shampoo e condicionador hidratante… Use tudo que tiver a sua disposição para manter seus cabelos sempre bem hidratados.

— — —

  • Os produtos não precisam ser os mais caros

Não uso produtos mega caros para cuidados com os cabelos. Tenho usado os da foto abaixo (entre outros que já acabaram), pois penso que o mais importante é cuidar e sempre. Pode parecer estranho para muitas pessoas, mas conheço outras várias (e não só mulheres!), que não tem cuidado nenhum com os cabelos. Usam qualquer produto, mesmo que não seja apropriado para seu tipo de cabelo ou para as necessidades dele no momento.

Se você não quer gastar, não tem problema, basta procurar os produtos adequados para as suas necessidades cabelísticas atuais. Mas precisa cuidar!

— — —

  • Cronograma capilar

Se você deixou seu cabelo chegar a uma situação caótica, aqui vem o que pode ser feito. Para casos de dermatite, muita caspa, muita queda ou afinamento dos fios, indico que procure um dermatologista. Já se você está com o cabelo sem brilho, pontas duplas ou ressecado, corte e invista em um cronograma capilar.

Resumidamente, você deve se preocupar em nutrir, hidratar e restaurar a fibra de seu cabelo, fazendo uma coisa de cada vez. A maneira mais fácil, é usar máscara para cada uma dessas funções, a cada vez que lava o cabelo. Ao final, na lista de cuidado com meus cabelos, as dicas de como faço esse cronograma de uma forma simples.

— — —

  • Use o secador como seu aliado

Eu sou daquelas que simplesmente não existe sem secador de cabelo, pois tenho muito. E meus fios além de grossos, demoram pelo menos umas 12h para secar sem ajuda do secador. Mas como tudo nessa vida tem prós e contras, com o secador não é diferente e se você não cuidar, com a água daqui, e sem controlar a temperatura, ele vai quebrar muito.

Por isso digo que você precisa usar o secador de cabelos a seu favor! E aqui vão as minhas principais dicas:

– Use somente no modo termo protetor (se não tiver, use algum baume para proteger do calor ou no modo frio);

– Dê descanso para o cabelo do secador. Se puder, pelo menos uma vez por semana deixe seu cabelo secar naturalmente (principalmente no verão). Mas evite sair de casa com os cabelos molhados, pois além de deselegante, não é bom para a sua imunidade;

– Não use o secador muito próximo dos cabelos (pelo menos 20 cm de distância é o ideal), pois isso danifica e queima os fios.

— — —

  • Meus cuidados com os cabelos

E já que os elogios aos meus cabelos tem sido frequentes, aqui segue uma lista de como cuido dele. Fica como dica para quem tem cabelos secos.

– Lavo o cabelo no máximo 4 vezes por semana, mas em geral três, em intervalos de pelo menos um dia. A oleosidade natural do couro cabeludo também é boa para o desenvolvimento saudável dos fios;

– A cada lavagem: uso shampoo restaurador (que foi o que melhor se adequou ao meu cabelo aqui na Bélgica) duas vezes, depois a máscara de 3 minutos da vez (uma vez nutrição, outra restauração e outra hidratação) e finalizo usando condicionador;

– Se o cabelo está precisando de mais hidratação que o normal, repito a máscara de hidratar na próxima lavagem, antes de seguir com o cronograma e usar uma para nutrir ou restaurar;

– Produtos para iluminar e tirar o amarelo dos cabelos uso apenas uma vez por semana e alternadamente, pois ambos ressecam os fios;

– Uma vez por mês, após lavar e usar máscara restauradora, uso o Bepantol Derma Spray para peles e cabelos, uma vez que mais da metade dos meus fios ainda estão descoloridos;

– Estou sem no momento, mas gosto de finalizar com óleo de argan para deixar o cabelo com brilho e um cheirinho agradável;

– Para pentear, uso a escovas do tipo Tangle Tezer;

– Para secar, sigo as dicas que deixei logo acima. Se é verão e vou ficar em casa eu tento não secar, mas gosto muito do efeito escovado com que meu cabelo fica. O secador deixa ele até com mais brilho, e sem o ondulado mal formado que ele normalmente tem sem usar secador;

– Por fim, depois de secar, envolvo em um coque solto e prendo com um prendedor grande por pelo menos meia hora, para deixar com aquele ondulado gracioso. Claro que isso não é recomendado por nenhum especialista, mas este abuso só me é possível sem grandes danos porque meu cabelo é grosso e voltou a ser bem resistente.

O efeito que consigo prendendo os cabelos por algum tempo com um coque solto.

— — —

E você que me lê: quais seus segredinhos e cuidados com os cabelos? Compartilhe aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.