Cronista da vida, das coisas e do mundo. Cultura, moda e arte.

Estilo

Como reduzir a quantidade de água gasta no cuidado com as suas roupas

Moda é uma indústria com sede. Confira aqui algumas dicas para reduzir a quantidade de água usada no cuidado com as suas roupas.

Você sabe quanta água é necessária para fazer uma camiseta de algodão? Aproximadamente 2.700 litros! Estes dados foram coletados a partir de intensa análise que concluiu que a indústria da moda é a maior consumidora do recurso – assim como também é uma das que mais polui.

A manufatura na indústria de vestuário também contribui para o consumo e degradação do recurso natural. Estima-se que cerca de 20% da poluição da água industrial no mundo vem do tratamento e tingimento de tecidos. Cerca de 8.000 produtos químicos sintéticos são usados ​​para transformar matérias-primas em têxteis e que depois voltam para o meio ambiente. 

Ainda falando em tecido, o poliéster é uma das fibras mais comuns do mundo e para sua fabricação, usa-se o mesmo material encontrado nas garrafas plásticas. E quando lavamos nossas roupas de poliéster, essas milhares de fibras microplásticas são levadas para o meio ambiente. Na verdade, estima-se que uma única peça de roupa de poliéster libere aproximadamente 20 mil microfibras de plástico! E adivinha onde essas microfibras vão parar? Em nossos oceanos, onde eles ameaçam ecossistemas e acabam em nossa cadeia alimentar.

E já que gasta-se tanta água para a produção de tecidos, talvez seja uma boa ideia pensarmos em formas de economizar este recurso para limpar as mesmas. Pois para lavar roupas também usa-se muita água! Para tal, elaborei um pequeno guia com dicas para juntos, possamos fazer a diferença na manutenção desse recurso tão precioso!

Como reduzir a quantidade de água gasta no cuidado com as suas roupas

Existem algumas atitudes que podemos tomar para colaborar com a redução do impacto da produção de roupas no meio ambiente. São coisas simples, mas que quanto mais pessoas fizerem, mais será possível ajudarmos na preservação dos nossos recursos hídricos. E que também ajudam a fazer com que suas roupas durem mais!

Embora você não espere que a sua camiseta favorita dure para sempre, é sempre bom conhecer técnicas que aumentem a vida útil dela. Confira abaixo algumas dicas para fazer seu guarda-roupa durar mais e para usar menos água no cuidado com as suas roupas.

  • Lave suas roupas com menos frequência

E não apenas pelo desperdício de água, mas porque o excesso de lavagem deteriora suas roupas. Principalmente as suas calças jeans! Até o CEO da Levis já afirmou que você nunca deve lavar os seus jeans – e a afirmação tem base em dados de especialistas em tecidos. Isso pode parecer anti-higiênico, mas é totalmente possível. Você pode higienizar com um pano úmido e colocar para secar em um local arejado. A recusa em lavar a peça de roupa – ou pelo menos, de reduzir a frequência de lavagem – segundo a Levis, também ajuda na conservação do jeans.

— — —

  • Siga as instruções de lavagem nas etiquetas das roupas

Não é uma tarefa divertida, mas estas informações não estão ali a toa. São úteis e estão ali justamente para evitar que o processo de lavagem estrague a peça – e se você prestar bem atenção, a grande maioria das roupas tem indicação de lavagem a seco ou a mão, que são os métodos que gastam menos água. As etiquetas possuem instruções sobre como e onde a roupa foi feita, como lavar e o que não pode fazer para que não estrague.

— — —

  • Remova as manchas antes de lavar

Antes de colocar uma peça de roupa com mancha na máquina de lavar, é recomendado que você limpe as áreas que estão sujas e que podem ser de difícil remoção. Isso evita a necessidade de uma segunda lavagem e o uso de água fria reduz a chance de formação de manchas definitivas e mais complicadas como o café por exemplo.

— — —

  • Combine as cores das roupas na hora de usar a máquina

Se for absolutamente necessário lavar suas roupas na máquina, certifique-se de combinar as cores e guarde-as para reunir e lavar o máximo de roupas possível uma única vez. As configurações são importantes, pois girar na configuração mais alta cansa suas roupas rapidamente. Geralmente, as lavagens a frio são as melhores. Algumas máquinas até têm uma configuração ecológica, portanto, certifique-se de alternar para essa configuração para economizar água também.

— — —

  • Secagem ao sol ou sombra

Esta informação geralmente está identificada nas etiquetas, mas se não tiver, ressalto que é um cuidado extra que você pode ter na manutenção das suas roupas. Roupas escuras e coloridas, sempre devem secar na sombra. Se achar que estas peças precisam de um pouco de sol, vire do avesso e tente deixar no sol o mínimo possível, para evitar que desbotem. Já as brancas, quanto mais sol melhor!

— — —

  • Use cabides para manter a forma das roupas

Algumas roupas perdem a forma quando penduradas em um varal. Opte por um cabide para estender uma peça de roupa especial ou mais delicada quando precisar tomar cuidado extra para não desfigurar.

— — —

  • No cabide ou na prateleira?

A maneira como você guarda suas roupas afetará seu ajuste e forma. Se você pendurar uma malha pesada, ela perderá a forma e o caimento. No entanto, uma camisa impecável criará vincos difíceis de se desfazer se você guardar dobrada em uma prateleira. Analise com cuidado cada peça antes de decidir onde guardar. Apesar de serem um pouco mais caros, os cabides de madeira duram mais e cuidam melhor das roupas.

— — —

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.