Cronista da vida, das coisas e do mundo. Cultura, moda e arte.

Geral

Blogmas 22 – Tradições de Natal ao redor do mundo

Conheça algumas das mais diferentes tradições de Natal em alguns países do mundo.

Existem muitas tradições de Natal no Brasil, como esperar pelo Papai Noel e receber presentes caso você tenha se comportado durante o ano. Mas você sabe o que é tradição nessa época do ano em outros lugares do mundo?

Embora alguns rituais estejam presentes em praticamente todas as culturas, como um jantar especial e cheio de significados, selecionei algumas tradições de Natal de outros países que são um tanto quanto diferentes. Bora conferir em mais um post do Blogmas e se divertir, a última delas estou considerando adotar para o Natal deste ano!

Tradições de Natal ao redor do Mundo

  • Japão

Embora o Natal não seja um feriado nacional no Japão (cerca de um por cento da população é cristã), eles tem uma maneira diferente de celebrar. Em vez de se reunirem para uma Ceia com peru de Natal, as famílias vão ao seu Kentucky Fried Chicken local. 

A tradição começou em 1974, após uma campanha de marketing de grande sucesso chamada ” Kurisumasu ni wa kentakkii! ” Ou “Kentucky for Christmas!” A cadeia de fast food manteve sua popularidade no período do feriado – forçando algumas pessoas a encomendar suas caixas com frango frito com meses de antecedência ou permanecer em filas de duas horas para seu jantar delicioso.

— — —

  • Islândia

Todas as noites antes do Natal, as crianças islandesas são visitadas pelos 13 “Yule Lads”. Depois de colocar os sapatos na janela, os pequenos vão para a cama. De manhã, eles receberão doces (se tiverem sido bons durante o ano) ou serão recebidos com sapatos cheios de batatas podres, se não tiverem se comportado. 

— — —

  • Finlândia

Na manhã de Natal, as famílias Finish geralmente comem um mingau feito de arroz e leite com canela ou manteiga. Quem encontra a amêndoa grande colocada dentro de um dos pratos com o doce, é o vencedor do dia.

Mas algumas famílias escondem várias amêndoas para que as crianças não fiquem chateadas. No final do dia, é costume se aquecer na sauna juntos.

— — —

  • Polônia

Na véspera de Natal na Polônia, muitas famílias compartilham o oplatek (uma bolacha muito parecida com a hóstia da missa católica). Cada pessoa quebrando um pedaço e dando para o outros como desejo de um feliz Natal. 

O jantar não pode começar até que a primeira estrela apareça no céu noturno e, tradicionalmente, um lugar extra é deixado na mesa caso alguém apareça sem ser convidado.

— — —

  • Áustria

Países alpinos como a Áustria têm a lenda de que uma criatura demoníaca chamada Krampus se junta às festividades de São Nicolau em 6 de dezembro. É solicitado às crianças uma lista de suas boas e más ações: boas crianças são recompensadas com doces, maçãs e nozes, e crianças ruins se preocupam com o que Krampus pode trazer na manhã de Natal.

— — —

  • Ucrânia

Cristãos ortodoxos representam quase 49% da população da Ucrânia. Eles celebram o dia de Natal em 7 de janeiro, vestindo roupas tradicionais e andando pelas ruas entoando canções de Natal. 

Um prato chamado O kutya, feito de trigo cozido misturado com mel, sementes de papoula moída e, às vezes, nozes, é um presente popular da véspera de Natal. Algumas famílias jogam uma colher de kutya no teto: se grudar, haverá uma boa colheita no próximo ano.

— — —

  • Noruega

Talvez uma das tradições mais estranhas da véspera de Natal possa ser encontrada na Noruega, onde as pessoas escondem suas vassouras. É uma tradição que data de séculos atrás, quando as pessoas acreditavam que bruxas e maus espíritos saíam na véspera de Natal procurando vassouras para montar. Até hoje, muitas pessoas ainda escondem suas vassouras no lugar mais seguro da casa para impedir que sejam roubadas.

— — —

  • Alemanha

Todo mundo tem maneiras diferentes de decorar sua árvore de Natal. Para algumas pessoas, é um certo esquema de cores. Para outras pessoas, é uma coleção inteira de ornamentos sentimentais. E para as pessoas na Alemanha? Há um enfeite especial que sempre fica na árvore de Natal. O que é isso? Um pepino!

É tradição na Alemanha esconder um enfeite em formato de pepino em algum lugar da árvore de Natal, bem no fundo dos galhos. Na véspera de Natal, todas as crianças vasculham a árvore em busca do enfeite “diferente”. Quem vê primeiro recebe uma recompensa especial do próprio São Nicolau! 

— — —

  • Itália

Em muitas culturas, o Papai Noel é a pessoa que viaja ao redor do mundo e entrega presentes para crianças merecedoras na véspera de Natal. Dizem que as crianças são boas porque o Papai Noel as observa e sabe se elas se comportam! Na manhã de Natal, crianças boas são recompensadas com presentes desta figura icônica.

Mas na Itália, há mais alguém entregando presentes. Befana é o nome de uma bruxa na Itália que viaja na Itália na véspera da Epifania (5 de janeiro) para entregar presentes para crianças de todo o país. Se as crianças foram boas o ano todo, suas meias ficam cheias de doces e presentes. Mas se eles foram ruins? Eles não recebem nada além de carvão.

— — —

  • Inglaterra

Não dá para falar do Natal britânico sem falar dos Christmas Crackers. Eles estão nas mesas das festas natalinas, seja na celebração com a família ou no trabalho.

O cracker é uma espécie de bombom gigante com um presentinho e uma coroa de papel dentro. Eles ficam na mesa junto à ceia e existe uma tradição em que as pessoas cruzam os braços, como se fossem abraçar a si mesmas, segurando em uma ponta do cracker enquanto a pessoa que está ao seu lado segura a outra ponta, formando uma corrente. Todos devem puxar as pontas juntos para ver de que lado fica o presentinho.

Em geral, a lembrança é algo como um chaveiro, mas o mais importante é não esquecer de colocar a coroa de papel na cabeça, pois ela é um símbolo muito importante do natal inglês.

— — —

Fotos: Pinterest

One thought on “Blogmas 22 – Tradições de Natal ao redor do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.