Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Intro sobre Armário-cápsula, na Sessão de Quinta

Definição de estilo pessoal é uma das vantagens encontradas por quem adota a prática do armário-cápsula, com número x de peças para usar em cada estação.

nada-para-vestir-imaginacao-fertil

Pode parecer futilidade para muitos, mas ter seu estilo (atual) bem definido é algo essencial para quem não quer investir dinheiro em roupas que não vai usar. É preciso se conhecer o suficiente para saber que apesar de achar linda a sandália plataforma rosa pink daquele designer que você ama, não vai ficar sobrando no seu armário.

Quando a pessoa não compreende plenamente seu estilo, acaba por estar com o guarda-roupa lotado de peças que nunca usa e seguir afirmando que não tem o que vestir. Foi o que aconteceu comigo, e que ainda acontece com muitas outras pessoas, mundo afora. O ciclo de consumo nada consciente parece não ter fim.

Mas existe solução para um guarda-roupa lotado de roupas e a sensação de achar que não tem o que vestir?

capsule-wardrobe-planner

Para o bem do nosso bolso e da nossa sanidade, existe sim e chama-se armário-cápsula. A premissa é simples, talvez a prática nem tanto: vai da organização de guarda-roupa, a estruturar um armário por estação, com poucas peças, algumas clássicas e outras atuais. Assim, você se livra do que está sobrando e tira um proveito maior das roupas que escolheu para usar naquela estação e que tem mais a ver com você.

No último período de liquidações aqui na Bélgica, eu comprei várias roupas e acessórios, alegando que estava precisando de alguns e desejando outros. Eu estava com o braço quebrado, como comentei aqui, e o gesso dava a sensação de que nada do que eu tinha de roupa, me servia. Passei boa parte dos dias usando camiseta e meu velho trench coat.

Logo depois disso, na primeira vez em que precisei arrumar as malas já sem o gesso, fiquei com vergonha da quantidade de peças novas e intocadas que encontrei no meu guarda-roupa! Mais de 20 itens entre roupas, calçados e acessórios – até mesmo um vestido que comprei ainda em 2014 e ainda não usei.

vestido-antigo-e-nunca-usado-imaginacao-fertil

O vestido nunca usado e uma combinação possível para sair da mesmice

Por isso decidi ir em busca de um armário mais enxuto como o cápsula, que me leve a usar roupas esquecidas e pouco usadas. Se passar duas estações sem usar determinada peça, vou dar outro destino. Também porque concluí que, definitivamente, eu não preciso de mais roupas, calçados e acessórios. Faltam-me algumas peças de melhor qualidade, que pretendo buscar em brechós, mas nada essencial. Então, comprar qualquer coisa para as próximas duas estações será apenas para repor algo que estiver muito detonado.

Armário-cápsula para economizar e se vestir melhor

Essa sempre foi a ideia: não sou fashionista, mas gosto de me sentir bem vestida e de forma apropriada em qualquer ocasião. Esse trabalho de olhar para as suas roupas, pensar em formas de usar que combinem com o seu estilo, definir suas preferências e o que combina com você, além de controlar gastos (afinal, para que comprar roupas quando já se tem tantas!) é o que pretendo compartilhar aqui.

Mas de uma forma simples. Sem fotos de look do dia, pois não sou nada fotogênica. Vou fazer esse exercício de analisar meu estilo, definir paleta de cores da estação, separar as peças que vou usar e fotografar combinações possíveis. Com isso pretendo facilitar a minha vida e aumentar a rotatividade das roupas, uma vez que por não ter os looks visualizados, acabo usando as mesmas todos os dias e sempre do mesmo jeito.

elaborando-meu-primeiro-armario-capsula-imagincao-fertil

Fica mais fácil escolher a roupa depois que registramos os looks possíveis com as peças do armário-cápsula.

Todo mundo precisa fazer um armário-cápsula?

Lógico que não. Mas vamos combinar que é um bom exercício de autoconhecimento o ato de analisar seu guarda-roupa, suas preferências na hora de fazer compras, pois a forma como nos vestimos diz muito sobre como somos e o que queremos mostrar para o mundo. Se você só gosta de usar tênis, jeans e camiseta, voilá. Mas o que acha de antes, dar um destino digno (alguém que use!) para aquele vestidinho florido que nem sabe porque comprou, mas nunca usou?

Próximos passos em posts

Para acompanhar essa experiência, segue a listinha de próximos posts sobre meu armário- cápsula que vem na sequência:

  • Conceito de armário-cápsula: não adianta fazer a coisa se a gente não entende bem o que está fazendo, não é mesmo?
  • Blogs sobre o assunto: lista de blogs que você pode acompanhar e ler para saber mais sobre o processo;
  • Planner do armário-cápsula: preencher para definir o meu estilo e as peças que vão entrar nesta estação;
  • Meu armário-cápsula: as roupas que que escolhi para usar durante a estação (outono, que começa já já);
  • 1 peça, muitas possibilidades: a ideia é mostrar quantas opções diferentes de composições são possíveis com algumas roupas que tenho no meu armário e não uso nunca, para inspirar e acabar com o dilema do eu não tenho o que vestir;
  • Análise do capsule wadrobe da estação: o que funcionou, o que não usei, o que acertei e o que errei, para preparar o conjunto de roupas da próxima estação. 

— — —

Também está querendo fazer um armário-cápsula? Comente aqui e vamos trocar figurinhas!

8 thoughts on “Intro sobre Armário-cápsula, na Sessão de Quinta
  • Priscyla disse:

    Vou acompanhar a experiência!

    Estou botando o armário abaixo agora pra começar essa experiência do cápsula tb… To tendo muita necessidade de minimizar as coisas por aqui pra tentar fazer a energia circular melhor!!!
    Espero estar com tudo certo pra começar junto com a primavera daqui ?
    Bjoks

  • Jessika disse:

    Obrigada Janina! Acho que encontrei a solução pra minha vida! ahahha
    Vou tentar aderir a este sistema no meu guarda roupas de Cuiabá (com predominância nas estações “verão úmido” e “verão seco” kkk), enquanto estiver aqui e também pra quando mudar pra ai.
    Preciso parar de gastar com roupas e assessórios, que de fato eu não uso… e eliminar as peças que não uso há bastante tempo…
    Percebi que eu não tenho estilo! tenho no guarda-roupas tudo quanto é tipo de peça, de tudo quanto é cor… e não me sinto elegante com nenhuma delas..
    Como iniciar a definição do estilo?

    Beeijoss..

    • Oi Jessika!
      Um dos próximos posts é sobre definição de estilo.
      São muitos caminhos, mas posso te garantir que o armário-cápsula ajuda muito nessa definição, pois a ideia é que você separe suas ruas e selecione para cada estação as que realmente gosta e está a fim de usar. Aos poucos vai percebendo o que não usou e pq, além de refletir melhor sobre como você se veste.
      O Pinterest é uma ótima ferramenta para se “descobrir”.
      Beijos mil e até mais!

  • Sonia Coracin Gomes disse:

    Adorei os seus posts. Num primeiro momento me assustei com ter que fazer a limitação de peças, pois gosto de diversidade . Entretanto percebi que se limitar a um número de peças que se combinem entre si, posso ir além e dar vazão a criatividade.
    Este ano me peguei insatisfeita com o corte e cor do cabelo. Daí fiz um big chp e tirei as luzes. Me vi na segunda crise de identidade, pois senti que as roupas que eu estava usando não combinavam com o cabelo atual e, fui além percebi que precisava adequar o guarda roupa. Entretanto, comprar roupa está muito caro.
    Comecei a pesquisa , passei por algumas blogueiras e, confesso que gostei das matérias que incentivavam analisar o guarda roupa, ver o que serve, criar novas combinações.
    Então, estou ainda me estudando para aderir ao guarda roupa capsula. Talvez seja difícil no começo, mas a longo prazo acho que consigo até curtir , me conhecer e praticar o consumo sustentável . Gostaria de entender um pouco mais sobre como entram as cores e como escolher parra compor o guarda roupa cápsula. Grata, Sonia Coracin

    • Olá Sônia!

      Bem interessante este teu questionamento.
      No meu caso sempre escolhi a cor de acordo com a vontade no momento em que estou montando o cápsula, mas realmente, nunca falei muito detalhadamente sobre o assunto.
      Vou postar sobre isso em breve.
      Boa sorte e sucesso com o capsule wardrobe!

      Abs,

      Janina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.