Cronista da vida, das coisas e do mundo. Cultura, moda e arte.

Livros

A lista de livros mais vendidos da Amazon BR

O livros mais vendidos da Amazon BR no último ano e algumas observações.

Acabou dia 24/08 mais uma Book Friday da Amazon BR e eu já estou curiosíssima para saber o que todo mundo andou comprando. Estamos passando por tempos diferentes, e o resultado apresentando pela gigante fundada por Jeff Bezos tem muito a nos dizer sobre os hábitos de leitura dos brasileiros.

Digo isso porque muito me chamou atenção o conteúdo dos títulos que encabeçam a lista dos livros mais vendidos na Amazon do Brasil desde setembro do ano passado até este mês de agosto – período entre uma promoção e outra. Eu vi a lista neste post aqui da TechMundo e resolvi replicar aqui para analisarmos juntos algumas coisinhas. Seguem os escolhidos, antes de qualquer comment.

Os 10 livros mais vendidos na Amazon BR desde setembro de 2019

1. O milagre da manhã: O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas)Hal Elrod

2. EssencialismoGreg Mckeown

3. Admirável mundo novoAldous Huxley

4. 12 Regras Para a Vida: Um Antídoto Para o CaosJordan B. Peterson

5. Não se Humilha, NãoIsabela Freitas

6. Cartas de um diabo a seu aprendizC. S. Lewis

7. Sociedade do cansaçoByung-Chul Han

8. O jeito Warren Buffett de investir: Os segredos do maior investidor do mundoRobert G. Hagstrom

9. Anne de Green GablesLucy Maud Montgomery

10. Caixa Harry PotterJ.K. Rowling

Noto alguns aspectos curiosos nesta lista:

  • São quatro livros de autoajuda, incluindo o único título de autor(a) brasileiro(a) a figurar na lista – Não se humilha não, de Isabela Freitas;
  • Temos 3 livros de outras áreas (negócios e filosofia);
  • Apenas 3 livros da categoria ficção, todos internacionais e bem conceituados e de autores bem conhecidos;
  • Talvez um reflexo da pandemia (e o que esperar do futuro) já pode ser notado aqui, com o livro de ficção científica Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley fazendo parte da lista. Ou por conta da estreia da serie baseada nele que estreou em julho (através do streaming da NBC).

Esse aspecto “leituras relacionadas do Covid-19” pode ser percebido também na lista dos e-books mais vendidos na Amazon BR neste último ano. Isso porque fazem parte dela os livros 1984, de George Orwell, A peste, de Albert Camus, entre outros que de uma forma ou outra, estão muito conectados com o atual momento que vivemos.

Para quem não leu nenhum dos livros mais vendidos da Amazon do BR, algumas dicas de quem leu ao menos as velharias ressuscitadas por conta do coronavírus (e todos os acontecimentos dos últimos 5 anos). Orwell, Camus e Huxley são livros de ficção, mas funcionam como alerta sobre o que está acontecendo no nosso mundo atual de forma mais eficiente do que qualquer um dos livros de autoajuda.

Na verdade, fazem mais uma função de previsão do futuro, para não dizer simploriamente no que vai dar essa merda toda. Mas é ficção, que para cada ser que lê, tem uma função social diferente. Mas sempre tem um propósito, isso é o que importa, e por isso quase sempre agrega algo ao nosso intelecto.

Agora, me preocupa o fato de livro de autoajuda vender mais do que ficção e até mesmo livros técnicos. Ou somos um país com muita gente precisando de ajuda, ou somos péssimos na indicação de leituras (principalmente em se tratando de ficção nacional). Nada contra, mas é bom variar os conteúdos que consumimos. A cabeça destas listas pouco mudou desde que as acompanho, e olha que faço isso desde a adolescência nos anos 90.

Preciso confessar que tentei ler o primeiro nessa lista quase infame de livros mais vendidos, e fiquei decepcionadíssima. Muito repetitivo, apelativo, muitas páginas de enrolação sem trazer nada de relevante. Por favor, pessoas, já está mais do que na hora de dar um up nesse intelecto e ler livros que nos façam pensar, que realmente acrescentem alguma coisa nas nossas vidas – mesmo que sirvam apenas para ampliar nosso vocabulário! E que não sejam apenas repeteco de O Segredo.

E se você não sabe por onde começar, aqui uma dica que não tem erro: leia os clássicos. Não gostou de ler Machado de Assis na escola? Tenta de novo agora, prometo que não vai se arrepender. E da minha parte, vou começar a recomendar os clássicos por aqui, vamos movimentar o cenário ficcional brasileiro que merece muitos holofotes.

— — —

One thought on “A lista de livros mais vendidos da Amazon BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.