Cronista da vida, das coisas e do mundo. Cultura, moda e arte.

Estilo

5 Dicas para evitar mau uso das suas roupas

Dicas simples para aproveitar o máximo das suas roupas, evitando desperdício!

Você sente que seu guarda-roupa está transbordando, mas todas as manhãs acha que não tem nada para vestir? Provavelmente porque – como a maioria de nós – você não usa mais do que 30% de suas roupas. E isso não é uma boa notícia – ao menos para seu bolso e para o planeta. Mas não se preocupe: nunca é tarde para tomar boas decisões.

Não é preciso lembrar que a indústria do vestuário é um dos setores mais poluentes do mundo. Já falei um pouco sobre esse assunto aqui no começo da pandemia. Além das compras mais ecológicas, como uma entusiasta da moda que sou, penso que vale a pena compartilhar que existem outras maneiras de fazer a sua parte pelo meio ambiente.

Mas como podemos lidar concretamente com o desperdício de nossas roupas? Para inspirar, seguem algumas dicas para quem sente que não está aproveitando (ou cuidando) devidamente do seu guarda-roupa, e quer dar a ele e cada uma de suas peças, uma vida mais digna.

5 Dicas para evitar o mau uso das suas roupas

1 – Comprar roupas usadas e vender as roupas que você não usa
Nos últimos anos, as compras de segunda mão ganharam força no mundo da moda e as peças vintage tornaram-se parte essencial dos nossos guarda-roupas. Sem falar em plataformas como a Enjoei que conta com muitos entusiastas da moda para vender suas peças usadas. É uma ótima maneira de economizar nas compras, e também de ganhar um pouco de dinheiro com os itens dos quais você quer se desfazer.

Com a pandemia, comprar roupas usadas em brechós online como o Reuse Brechó e o High Voltage são opção não somente mais em conta, mas também mais ecológica.

2 – Cuide da sua roupa
Pode ser uma dica tola, mas dar o devido cuidado às suas roupas pode fazer com que elas durem por muito mais tempo. Coisas básicas como seguir indicações de limpeza conforme indica a etiqueta do produto, não guardar sem higienizar antes, abrir o guarda-roupa para arejar… coisas simples mas que fazem toda a diferença na hora de manter uma peça de roupa que você ama por mais tempo na sua vida.

3 – Se puder, evite roupas de materiais sintéticos
O motivo? Os sintéticos perdem plástico na forma de microfibras a cada lavagem, extremamente poluentes. Sem contar as peças de couro falso que se desmancham com o tempo, gerando muito lixo! Portanto, se puder, opte por materiais naturais como algodão orgânico, couro, linho ou lã quando for comprar roupas.

4 – Faça um armário-cápsula
Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que experimentei viver por um ano com um armário-cápsula e todos os posts sobre o assunto podem ser conferidos aqui. A pandemia é um bom momento para testar seu guarda-roupa limitando o uso a apenas algumas roupas por temporada. Isso vai te ajudar a descobrir o que você realmente usa, precisa e gosta de vestir, evitando compras desnecessárias ou acúmulo de roupas que não usa nunca.

5 – Pesquise antes de comprar

Outra dica que para alguns pode ser meio óbvia, mas que tenho certeza poucos seguem. Pesquisar antes de comprar é uma das melhores formas de evitar desperdício do seu dinheiro. Compras por impulso dificilmente resultam em peças que você vai usar muito, ou que ao menos valham o investimento.

Geralmente antes de comprar qualquer coisa pondero: realmente preciso disso ou não tenho nada no meu guarda-roupa que seja equivalente? (esse foi o motivo pelo qual me contive e não comprei um trench coat recentemente, por exemplo). Uma vez que identificada a real necessidade de comprar, pesquise por todas as opções possíveis: a que vale o preço que se pede, a mais sustentável… e no meu caso, eu realmente vejo se não é possível comprar usada, evitando assim a geração de mais lixo.

Foi pensando dessa forma que adquiri algumas roupas usadas recentemente no Vestiaire Collective. Estava procurando por algumas peças para completar meu armário-cápsula de básicos para o ano inteiro e optei por comprar lá. Além de comprar itens diferenciados, consegui bons preços por peças de designers renomados.

— — —

E aí, gostou destas dicas? Comenta aí qual sua relação com as roupas, se cuida delas, se usa tudo que tem em seu guarda-roupa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.