Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

5 Básicos Essenciais no Guarda-Roupa Feminino

Conheça os 5 básicos essenciais do guarda-roupa feminino.

No post como montar um guarda-roupa básico feminino listo uma série de roupas para quem busca uma trilha na construção do closet perfeito. Mas é uma lista grande (há quem indique 50 peças!) e para quem está em busca de maior praticidade ou vida minimalista, sabe que não é preciso tanto. É possível começar a estruturar seu guarda-roupa feminino, com apenas 5 peças básicas.

Pois este post com a lista dos 5 básicos é para falar sobre aqueles que considero essenciais, com peças de roupa que geralmente toda mulher tem e que nunca saem de moda. Eles são muito úteis e são a melhor opção para os momentos em que você não sabe o que vestir.

Mas, antes de mais nada, é preciso saber porque eles se tornaram clássicos essenciais no guarda-roupa feminino e como o uso de cada um deles pode ser aplicado no nosso dia a dia. Claro, isso não é regra, depende muito de cada um. Estamos falando de roupas atemporais e tudo por aqui é apenas para inspirar – nada é obrigação. Vamos a eles?

5 Básicos Essenciais no Guarda-Roupa Feminino

  • Camiseta básica

O surgimento da camiseta data do final do século 19, quando os trabalhadores cortavam seus macacões ao meio para se refrescar nos meses mais quentes do ano. A primeira camiseta fabricada foi inventada para a Guerra entre México e EUA, entre 1898 e 1913, quando a Marinha dos EUA começou a adotá-la como camiseta básica.

Embora tenha sido criada no início do século 20, foi só nos anos 50 que ela ganhou o mundo. Em 1950, Marlon Brando usou uma t-shirt branca em A Streetcar Named Desire, seguido por James Dean em 1955 em Rebel Without a Cause. Graças a eles, a camiseta como uma peça de roupa autônoma tornou-se algo natural no mundo todo.

Desse ponto, a camiseta branca fazer parte do vestuário feminino foi um passo e é certamente a peça de roupa mais versátil que todo mundo precisa ter no guarda-roupa.

Uso da peça básica no dia a dia: uma peça que combina com quase tudo, e as clássicas são as de cores sólidas. Principalmente as camisetas brancas e pretas, com gola redonda.

— — —

  • Little black dress

Um vestidinho preto (little black dress) é um vestido de noite preto, cortado de forma simples e geralmente curto. Os historiadores da moda atribuem as origens do vestidinho preto aos desenhos dos anos 20 de Coco Chanel e Jean Patou, criados para serem duradouros, versáteis, acessíveis e em uma cor neutra. Sua onipresença é tamanha que geralmente é chamado simplesmente de “LBD”.

Mas foi a dupla Hubert Givenchy e Audrey Hepburn que tornou o little black dres famoso. O vestido Givenchy preto de Audrey Hepburn como Holly Golightly em Breakfast at Tiffany’s , projetado pelo designer francês, simbolizava o padrão para o uso de vestidos curtos pretos combinados com acessórios com pérolas, como era frequentemente visto no início dos anos 1960.

Por sua versatilidade, torna-se assim uma peça essencial no guarda-roupa feminino!

Uso da peça básica no dia a dia: eu considero esta uma peça extremamente versátil, e que pode ser usado em qualquer estação. Se o modelo não for mega festivo, pode ser usado de forma casual, como os exemplos abaixo.

— — —

  • Calça jeans

Já falei bastante sobre calça jeans aqui neste post do ano passado, então limito aqui a dizer que você deve escolher um modelo e cor para chamar de seu (básico).

— — —

  • Camisa branca

A peça de vestuário preservada mais antiga do mundo, descoberta por Flinders Petrie, é uma camisa de linho altamente sofisticada, encontrada em um túmulo egípcio da Primeira Dinastia em Tarkan, no Egito, datada de 3000 a.C.

A camisa era uma peça de roupa que somente homens usavam como roupas íntimas, até o século XX. Embora a camisa das mulheres fosse uma peça intimamente relacionada à dos homens, é a peça dos homens que se tornou a camisa moderna, como conhecemos hoje. Até 1879, uma camisa visível sem nada por cima era considerada imprópria.

As mulheres europeias e americanas começaram a usar camisas em 1860, quando a camisa Garibaldi – uma camisa vermelha usada pelos combatentes da liberdade sob o comando do italiano Giuseppe Garibaldi – foi popularizada pela imperatriz Eugénie da França. No final do século XIX, o Dicionário do Século descreveu uma camisa comum como “de algodão, com peito de linho, pulseiras e punhos preparados para endurecer com amido, sendo a gola e as pulseiras geralmente separadas e ajustáveis

Quando o uso de tecidos brancos sem ser para roupas íntimas tornou-se algo comum, a camisa branca passou a ser uma peça essencial no guarda-roupa de homens e mulheres. Nem todo mundo coloca esta peça de roupa nas lista dos básicos essenciais, mas mais uma vez reafirmo ser um básico essencial por conta de sua versatilidade.

— — —

  • Jaqueta de couro

Roupas e casacos de couro fazer parte da história da vestimenta, mas a jaqueta de couro como conhecemos hoje em dia tem origem mais recente. No início de 1900, as jaquetas de couro marrom eram usadas por aviadores e militares. Mas foi durante a Segunda Guerra Mundial, que elas ficaram conhecidos como “Bomber Jacket”.

Em 1928, Irving Schott projetou a primeira jaqueta para ser usada por motociclistas, e a vendeu por US $ 5,50 em uma loja da Harley Davidson em Nova York. Em 1953, este modelo de jaqueta de couro alcançou um status icônico depois que Marlon Brando a usou no filme The Wild One.
Logo depois, James Dean seguiu vestiu uma muito similar, em Rebel Without A Cause, tornando-a assim o símbolo definitivo do que passou a ser cool.

Hoje em dia é impossível não encontrar um modelo que se adeque ao seu gosto pessoal, seu orçamente e seus princípios (caso não goste de usar couro verdadeiro).

— — —

Muita gente inclui aqui entre os 5 essenciais, calçados e acessórios. Mas, de minha parte, esse tipo de coisa é tão particular que preferi não listar. Digo isso porque eu, por exemplo, não uso sapatilhas, que são consideradas um clássico essencial.

Também gosto de ver como, com exceção do vestido preto, tudo nessa lista de básicos essenciais do guarda-roupa feminino, saiu do guarda-roupa masculino! E se você tem curiosidade sobre peças de roupa para “roubar do guarda-roupa deles”, aqui tem um post com várias dicas sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.