Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Veludo é trend, again

Post inspiração para quem deseja apostar no tecido que tomou conta de coleções de marcas como a Zara e será uma das principais #trends de #streetstyle da NYFW que começa hoje.

Veludo - Imaginação Fértil

Vestido de veludo bicolor.

Já tem algumas temporadas que o veludo voltou a figurar nas coleções tanto de grifes de luxo como de fast fashions da vida. As peças no tecido de aparência luxuosa são a aposta para esse período de meia estação, onde não se tem extremos de calor ou frio nem na Europa, nem no Brasil. Pode parecer estranho, mas existem variações de veludo – que é conhecido por ser quentinho e invernal, que permitem composições para qualquer época do ano, por sua confecção em versões mais leves.

A atual coleção de outono da Zara para a Europa é toda trabalhada neste tecido e suas variações, e vai muito além de uma calça de veludo: são acessórios, calçados, saias, vestidos e blusas. Com padrões e texturas diferentes, que você pode conferir no mural abaixo. Espero que peças bacanas como estas estejam disponíveis no Brasil em breve!

Zara 1 (1)

Zara 1 (2)

Zara 1 (3)

Algumas peças tem modelagem bem atemporal, como o vestido de veludo cinza do último mural. As cores da coleção remetem à pedras preciosas, por conta das tonalidades e brilho, o que amplia a característica “luxo” pelo qual as roupas de veludo são reconhecidas. Destaque para as peças de corte mais descolado e sexy, combinadas com outras clássicas como jeans, camisetas, botinhas, blazer sequinho, jaqueta de couro e calça social.

Interessada em apostar na tendência? Então confira algumas dicas de como usar veludo! Espero que sirvam de inspiração na hora de montar a sua produção.

Veludo nos editoriais de moda.

1

Calça de veludo.

1

Veludo no verão!

1

Mais veludo em fotos de street style.

Kendal Jenner e suas velvet ankle boots

Nas últimas semanas, é só isso que vemos nos pés da modelo americana: ankle boots de veludo! O tecido há tempos está presente nos looks dela e assim como tudo que veste, já são poderosos objetos de desejo.

Na primeira foto em destaque, a modelo uma uma ankle boot de veludo azul, criação de Philip Lim. A segunda botinha azul parece ser este modelo da Aquazurra. O modelo usado por Gigi Hadid na foto abaixo lembrou muito a ankle boot da marca Steve Madden (que por sinal tem sempre botas lindas e por preços bem mais realistas).

Kendal Jenner velvet ankle boots - Imaginação Fértil

Veludo amigo - Imaginação Fértil

As melhores amigas de Kendal também adotaram a tendência!

Dicionário de Moda: Veludo

Tecido caracterizado por ser liso do lado avesso e felpudo – com fibras cerradas e curtas no lado externo. Sua trama estreita é que permite o toque macio que conhecemos como “aveludado”. Está presente nos guarda-roupas femininos e masculinos, além da decor, desde a Idade Média.

O veludo foi criado na Índia e entre os séculos XIV e XV era fabricado com exclusividade pelos italianos, principalmente nas cidades de Florença, Gênova, Milão e Veneza. Atualmente, é fabricado com fibras naturais ou sintéticas.

Principais tipos de veludo

  • Veludo alemão: é um veludo liso, feito com seda ou algodão. Tem brilho e costuma ser o mais caro de todos. É um tecido bem maleável e as peças fabricadas com este veludo ganham um ar de sofisticação;
  • Veludo cotelê: conhecido por sua textura canelada, costuma ser bem resistente e por isso, é um dos favoritos para a fabricação de calças. Pode ter base de algodão ou sintética, e recentemente vem recebendo adição de elastano para maior conforto ao usar as peças;
  • Veludo cristal: mais macio e brilhante do que o alemão, também é muito leve e feito com fios de seda. Para vestidos e roupas de verão, é a opção perfeita;
  • Veludo molhado ou amassado: de superfície irregular, é ideal para peças com ar mais despojado – mas por chamar mais atenção, pode ficar muito datado;
  • Veludo devorê: tecido passa por um processo químico que corrói a parte felpuda e deixa a superfície com relevos em formato de desenhos e padrões desejados.

One thought on “Veludo é trend, again

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.