Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Trend Alert: Chelsea Boots – questão de estilo

Modelo de Chelsea Boots

 

Não resisti à tentação de usar a expressão Trend Alert, espero que desconsiderem o clichê, pois logo explicarei o motivo do mesmo.  Mas preciso falar sobre as botas que ficaram conhecidas no Brasil como Zebu (nome da marca mais popular) e que agora “estão na moda novamente”, com o nome inglês original: Chelsea Boots. Destaco que este não é um post sobre moda, mas também uma reflexão sobre estilo de se vestir, algo bem difícil de ser definido.

Depois de um ano acompanhando blogs de moda percebo o quanto a palavra trend é usada erroneamente, para qualquer situação.  Com o retorno das Chelsea Boots nos pés dos mais descolados da Europa, virou tendência de forma rápida e sem muita base teórica em alguns blogs de moda do Brasil. Fiquei horrorizada ao ler frases como “Não sou fã, mas até que dá para usar” e “Nós precisamos investir em uma!”, tenho certeza de que estas blogueiras jamais irão usar este tipo de bota. Essa ideia de “tenho que ter” repassada por elas, deve ser filtrada sumariamente! O que me deixa indignada é o fato de apresentarem tendências e afirmarem que todas as mulheres devem aderir, sem que sejam considerados $$$ e estilos pessoais.

Queridas, vão por mim: as Chelsea Boots são usadas há mais de um século, e não é porque uma blogueira falou que você vai ter que comprar/usar. Criada em 1837, pelo sapateiro da Rainha Vitória da Inglaterra, com o propósito de servir para a montaria, o modelo já foi notícia nos pés dos soldados da 1ª Guerra Mundial, dos Beatles e dos Stormtroopers (modelo em branco) – integrantes das tropas do Império nos três primeiros filmes da saga Star Wars. Mas isso era questão de figurino ou praticidade, pois as mesmas tem o diferencial de serem curtas, com elástico aplicado nas laterais, além de resistente solado, em geral, feito com borracha de pneu.

O fato é que – e isso serve para qualquer tendência de moda – é que as Chelsea Boots só combinam com certos estilos, mas não ficam bem em todas as pessoas. Casam perfeitamente com quem é adepto dos estilos mod, rocker ou country. Se você gosta do estilo lady like e tem um closet recheado de vestidos curtos, saias e peep toes, por favor, tenha bom senso ao medir ou escolher as peças, mas não use apenas por estar na moda. Agora se você vai para uma fazenda ou rodeio, não poderia escolher calçado melhor!

Mas porque Diabos eu estou falando sobre moda e tendência? Por vocês, queridos leitores/leitoras, que provavelmente chegaram a este post, buscando uma referência séria de moda e estilo. Posso não ser especialista no assunto, mas falo como alguém que por muitos anos acreditou que não tinha um estilo definido e descobre-se realizada ao perceber que aquilo que sempre gostou de usar, nunca sai da moda. Este é o caso das Chelsea Boots, que conheço e uso desde a adolescência.

Por isso, um apelo: busquem definir a forma como gostam de se vestir, e a partir disso montem seu guarda-roupa. Avaliem como bom senso se um par de botas simples – ou qualquer outro item recomendado pelas it blogueiras – combina com seu estilo antes de sair às compras.

Kate Moss usando uma das suas botinas (na foto ao centro, a bota com elástico lateral). É com a forma como ela se veste que me identifico. E ela sempre usou este tipo de botas.

One thought on “Trend Alert: Chelsea Boots – questão de estilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.