Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Roupas básicas

Para estruturar um guarda-roupa feminino versátil e atemporal, uma lista de roupas básicas por estação!

Cresci rodeada por revistas de moda e lembro que, desde sempre, fui fascinada por roupas básicas, aquelas que são verdadeiros coringas no guarda-roupa feminino. Meu conceito de básico para roupas sempre contou com 3 premissas simples: uma peça que nunca sai de moda, uma roupa que resolve o nosso problema para se vestir nos momentos de pressa e também aquela peça de roupa que serve como fundo discreto para usar com uma outra peça de destaque.

Mas o que é básico, afinal? Vamos a definição do dicionário.

Em termos de roupas, podemos identificar os básicos como sendo aquelas peças atemporais, que qualquer pessoa tem, independente de estilo. Roupas básicas também independem de tendências de moda, mas podem variar de modelagem e cor (e é na hora de escolher esses elementos que você imprime seu toque de estilo pessoal). Uma pessoa que se veste de forma clássica, pode muito bem ter um guarda-roupa repleto de básicos.

Definindo a lista de roupas básicas

A lista de roupas básicas femininas pode ser infinita. Já vi algumas com mais de 50 itens, o que certamente pode soar como exagero para muitos. Também porque, algo que pode ser um básico para mim, pode ser algo que você deteste, ou que não vista bem em determinada pessoa.

Mas é exatamente por isso ela é bem genérica, e está aqui apenas para servir como guia. Ao longo desta temporada vamos descobrir porque uma camiseta branca tornou-se um básico do guarda-roupa feminino, por exemplo. Vamos destrinchar esta lista de básicos e entender porque são clássicos e atemporais.

Roupas básicas também podem ser divididas por estações – algumas podem ser usadas o ano inteiro, outras só no verão ou só no inverno. Use este checklist para estruturar a base de um guarda-roupa feminino e eterno. Mas, antes de sair às compras, comece verificando o que você já tem dessa lista. Se precisar comprar, leia antes este guia sobre Como comprar roupas de qualidade, e consuma de forma consciente.

Para usar em todas as estações

Regata preta
Camiseta branca
Camiseta preta
Camiseta branca de manga longa
Camiseta preta de manga longa
Blusa de gola alta preta
Camisa branca
Suéter em cor neutra
Cardigan em cor neutra
Vestido preto
Saia lápis em cor neutra
Calça jeans de corte reto
Calça preta social
Skinny jeans
Jaqueta jeans
Blazer preto

Roupas básicas de outono

Camisa xadrez
Blusão de moletom em cor neutra
Trench Coat em cor neutra
Jaqueta de couro em cor neutra

Roupas básicas de inverno

Sobretudo de lã
Calça jeans escura
Suéter de lã
Doudoune

Roupas básicas de primavera

Blusa de algodão em cor neutra
Suéter de malha fina
Cardigan de malha fina
Saia de corte clássico
Calça capri ou pantacourt
Bermuda de algodão

Roupas básicas de verão

Blusa de alças finas
Regata de malha
Vestido estampado
Short
Calça de algodão
Calça jeans branca

Ao todo, 38 peças de roupas básicas com as quais você pode passar um ano inteiro – e se preocupa apenas em substituir quando estrega (está velha demais) ou incrementar com acessórios!

One thought on “Roupas básicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *