Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Livros

Resenha – A estética do frio, de Vítor Ramil

Nada caracteriza tanto o Rio Grande do Sul em relação aos outros estados do Brasil do que o frio que invade todos os anos (e os ossos) esta região bem ao sul de um país associado à tropicalidade. O frio é a principal diferença entre o ser gaúcho e ser brasileiro, conforme destaca Vítor Ramil em seu artigo, posteriormente publicado em livro A Estética do Frio. O texto foi apresentado originalmente na conferência de Genebra no ano de 2003, Suíça, que abordou o tema Porto Alegre, un autré Brésil, durante, vejam só, a primavera europeia.

No início, Vítor Ramil sintetiza alguns fatores essenciais da história do Rio Grande do Sul, elementos formadores da essência do rio-grandense: a condição de fronteira com a Argentina e o Uruguai; o contato com a língua espanhola; a imigração europeia; as guerras e revoluções. Um carnaval fora de época provocou um despertar sobre as diferenças em relação ao resto do país. O separatismo de que tanto se falou no RS nos anos 90, existe mais por identidade do que por política.

O frio foi o responsável por definir a formação do RS como estado; com tanto campo e tão pouca gente, o que se fazia era criar gado. Este horizonto “solito” formou em muitos um caráter introspectivo. A milonga é um reflexo do sentimento enrijecido e duro de ver a vida e mirar o pampa. Ser gaúcho, ser fronteira e “pelear” nunca foi fácil, não existem motivos para ser alegre. Foi o frio do sul, o sopro medonho do vento Minuano que determinou essa cultura, esses hábitos e economia. É o frio que caracteriza o extremo sul da América do Sul, emoldurando as características do gaúcho, independente de existirem fronteiras. Por isso a milonga e o frio retratam tão bem esta estética de gelo.

One thought on “Resenha – A estética do frio, de Vítor Ramil
  • Bom dia, sou o João Paulo da Projeto Web, empresa de criação de site.

    Encontrei seu site na internet e gostaria de colocar à disposição os nossos serviços.

    Se desejar podemos avaliar seu site por completo e lhe mostrar pontos onde ele pode ser melhorado. Se gostar de nossa avaliação, podemos fechar uma parceria.

    Caso não tenha interesse, deixo abaixo nosso contato. Se no futuro surgir uma necessidade, estamos à disposição para uma avaliação e a criação de uma prova sem compromisso.

    Desde já agradeço pela oportunidade do contato.

    Atenciosamente,
    João Paulo | Enrico Landi
    Comercial Projeto Web
    (19) 3826-2294 – (19) 9 8220-7552
    comercial@projetoweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.