Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Geral

Programe-se: Eventos Astronômicos Imperdíveis de 2015

lua de sangue em 2014

Se você gosta de observar o céu e seus fenômenos, vai curtir muito esta lista: Os Eventos Astronômicos Imperdíveis de 2015!

No ano em que sondas explorarão pela primeira vez planetas “anões” (Plutão e Ceres – este localizado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter), alguns eventos importantes poderão ser vistos no céu a olho nu. Confira a lista com eclipses e chuvas de meteoros e programe-se para ficar de olho nos céus!

Março

Eclipse solar no dia 20

Infelizmente, nenhum dos eclipses solares deste ano será visível no território brasileiro. Este eclipse total do sol poderá ser visto apenas do Ártico. A menos que você esteja de férias no Pólo Norte!

Abril

Eclipse lunar no dia 4

O primeiro do ano, poderá ser visto apenas nos estados do Acre e oeste do Amazonas. Será um eclipse lunar total e será visível também no leste da Austrália. Ele ocorrerá no Brasil na parte da manhã.

Eclipse lunar

Chuva de meteoros lirídeos no dia 22

Para quem gosta de ver estrelas cadentes, a noite deste dia é uma excelente opção. A previsão é de que as condições climáticas (sem tempo ruim ou chuva) sejam boas nesta data.

Setembro

Eclipse solar no dia 13

O evento desta data será parcial e poderá ser observado da Namíbia, da Antártida e da África do Sul. S estiver por algum desses lugares, programe-se!

 

Eclipse lunar no dia 27

Esse é certamente um dos eventos astronômicos mais importantes de 2015. Visível em todo o território brasileiro, o eclipse poderá ser acompanhado a partir das 22h07, quando a lua começa a escurecer. Ela ficará encoberta totalmente às 23h11 e voltará ao normal às 01h27. Pela coloração avermelhada que a lua ficará na ocasião, o fenômeno é conhecido como “Lua de Sangue”. Nesta mesma data ocorre outro fenômeno lunar: a Superlua, onde a mesma estará mais próxima da terra do que em qualquer outra data. Mas não se assustem, não é o fim dos tempos!

Outubro

Chuva de meteoros orionídeos no dia 21

O evento, que ocorre sempre que a terra cruza a órbita de cometas, ocorre pelo fato dos mesmos se aproximarem muito do sol e deixarem rastros pelo caminho por onde passa nosso planeta. As estrelas cadentes nada mais são do que partículas de meteoros que queimam quando entram em contato com a atmosfera da Terra.

estrelas cadentes

Dezembro

Chuva de meteoros no dias 13 e 14 de dezembro

A madrugada do dia 13 para 14 de dezembro será a ocorrência mais intensa de meteoros geminídeos. Procure um local afastado das luzes da cidade e curta este espetáculo dos céus! Para dar um gostinho do espetáculo que vai ocorrer, confira o vídeo realizado em time-lapse da chuva de meteoros geminídios em Big Sur na Califórnia, ano de 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.