Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Filmes, Música

Peggy Lee, no música de segunda

Segunda-feira fica mais leve quando temos música boa. E a de hoje é dramática, mas um deleite para quem ama vozes femininas mais graves.

No música de segunda desta semana, trago uma cantora. Você pode conhecer Peggy Lee, e se acha que não estou trazendo nenhuma novidade, pode voltar daqui um mês. Mas sinta-se culpado por não ter me falado dela antes. Escrevo para compartilhar esta nova (pelo menos para nós aqui de casa) descoberta musical, que só chegou até mim por conta do jogo que o marido está jogando no momento, o Fall Out: New Vegas.

Antes, uma observação: a voz de quem canta determinada música, é realmente importante para que goste da música ou não. E dificilmente me encanto por vozes femininas, as poucas que gosto de ouvir vem do jazz. Por isso amaldiçoo desde já quem aqui me lê, gosta de jazz e nunca me falou de Peggy Lee. Que voz incrível!!!

Ok, agora escrevo para quem também não conhece ela. A americana (falecida em 2002) é considerada uma das maiores cantoras de jazz de sua época, tendo uma vasta carreira musical. Gravou mais de 600 músicas ao longo de cinco décadas, e é inspiração musical de grandes artistas (como Paul McCartney, por exemplo).

A música desta segunda-feira que trago de Peggy Lee é Johnny Guitar, tema do filme de mesmo nome, de 1954. É considerado o western mais feminista de todos os tempos, pois ao contrário da grande maioria dos filmes do estilo produzidos naquela época, são os homens que seguem as mulheres e não o contrário.

Ainda não vi o filme, mas confesso que fiquei curiosa. O que mais me encanta é a força dramática da voz de Peggy Lee nesta música, que tem uma letra um tanto quanto simples. Apertem o play, escutem com carinho esta Johnny Guitar e boa segunda-feira!

Ficou curioso sobre o filme? Aqui neste link tem um texto ótimo sobre ele!

— — —

E aí, você já conhecia essa música? Conte nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *