Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Geral

Noite de domingo para ver a Superlua

Aproveite a oportunidade para observar o espetáculo da Superlua, pois a próxima, combinada com um Eclipse Lunar Total ocorrerá somente em 2033!

Superlua 2014 - Imaginação Fértil

A partir das 22h do próximo domingo, dia 27 de setembro, um espetáculo raro poderá ser visto no céu do Brasil: acontecerá a terceira Superlua do ano, que coincide com um Eclipse Lunar Total. O auge dos eventos será às 2h22 da madrugada. Caso não esteja nublado, é claro.

A última vez que esse evento raro (eclipse + superlua juntos) aconteceu foi m 1982. As superluas acontecem em média, a cada 13 meses. Já os eclipses, acontecem todos os anos. Um eclipse lunar total é mais raro. Depois desse que ocorre no domingo, só daqui quatro anos.

Abaixo, entenda o que sao exatamente estes dois fenômenos e veja algumas dicas para acompanhar este espetáculo bem elaborado, que será protagonizado pela Lua no domingo.

O que é o fenômeno da Superlua

Superlua - Imaginação Fértil

Este evento ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra, no percurso da sua órbita. Isso só é possível pelo fato da órbita da lua ser elíptica. Isso faz com que a Lua, para nós, pareça muito maior do que habitualmente.

Como é um Eclipse Lunar Total

Eclipse lunar total - Imaginação Fértil

Este evento ocorre quando  Terra está posicionada entre o Sol e a Lua, e esta última fica totalmente escondida pela sombra da terra.

Para ver o fenômeno

A previsão para Porto Alegre no domingo é de tempo nublado, apesar de que o fenômeno será visível a olho nu, sem necessidade de quaisquer recursos. Lunetas e telescópios serão bons auxiliares. Se o tempo não colaborar, existem outras opções:

Em São Paulo, a dica é procurar por algum lugar mais afastado e alto da cidade. O Parque o Ibirapuera está promovendo um evento grátis para quem quiser ver o fenômeno. Saiba mais na página do evento.

Mais Superlua - Imaginação Fértil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.