Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Diário de estilo 4: inspiração de estilo

Buscar inspiração de estilo e escolher referências faz parte da descoberta de seu estilo pessoal.

O principal motivo pelo qual criei uma conta no Pinterest é ter uma fonte rica para inspiração de estilo. Vamos combinar que essa rede social é mil vezes mais prática do que salvar fotos em milhares de pastinhas diferentes no computador, tanto que tinha até preguiça de acessar. Nada inspirador (a palavra que certamente mais repito aqui nesse blog!).

Nesse processo de descoberta do meu estilo pessoal que denominei como projeto “Diário de Estilo”, refletir sobre o que você gosta de usar na hora de se vestir é parte essencial. Muitas vezes me peguei pensando em como combinar determinada peça de roupa e nisso tudo, a rede social mais fofa de todos os tempos sempre me ajudou muito.

E foi ali que comecei agrupar milhares de fotos de musas que são hoje minha inspiração de estilo. Mas como isso funciona exatamente? Segue lendo que vou explicar direitinho!

Musas de inspiração de estilo

Algumas dicas de como buscar inspiração de estilo em pessoas que você considera que se vestem bem, sem cair em pegadinhas, ficar caricato ou sem personalidade.

  • Buscando referências

Use o Pinterest ao seu favor. Explore, busque por aquilo que gosta. Se você se sente bem usando somente roupas pretas, por exemplo, busque referências lá. Na imagem abaixo, o resultado que encontrei quando busquei por “all black outfits casual”.

Salve as imagens de outfits com os quais você mais se identifica, aquilo que usaria mesmo e vá construindo seu quadro de referências para quando precisar de inspiração de estilo. Também pode buscar por “como usar X ou Y” quando se tratar de um modelo específico de peça de roupa que você tem e quer usar mais, só não sabe exatamente como.

— — —

  • Escolha suas “musas”

Todo mundo tem referências de estilo, ou seja, pessoas que se vestem de forma que você admira, que nos dão ideias novas na hora de montar um look. É esta a base da busca de inspiração de estilo. Não precisa ser uma pessoa com o mesmo biotipo que você, é importante se livrar de amarras do tipo “esse tipo de roupa não fica bem em mim porque isso ou aquilo”. O que fica bem em você é o que te faz bem!

Para entender que moda não tem tamanho, dá uma olhadinha nesse post aqui e confere a proposta da Thaís Farage (consultora de estilo) e da Mari, que toda semana postam fotos de looks com a mesma proposta (muitas vezes, iguais, da mesma marca e tudo), sendo ambas de tamanho diferente. O que temos é um resultado inspirador – e no final é isso que importa!

— — —

  • Algumas das minhas musas

Tenho muitas musas inspiradoras, de todas as idades. Busco imagens como inspiração de estilo casual, até porque é assim que me visto 99% do meu tempo. Na minha pasta “celebrity style” do Pinterest, tem desde Selena Gomez até editoras de moda como Emmanuelle Alt.

No próximo post desse projeto Diário de Estilo, entro em detalhes sobre como podemos colocar isso em prática, no que eu chamo de “Ctrl C + Ctrl V”. Mas…

— — —

  • Inspiração de estilo, não cópia

…chamo de Ctrl C + Ctrl V por motivos de brincadeira, não podemos nos apegar e “copiar” de forma literal. Até porque é impossível (física e financeiramente falando), copiar o guarda-roupa de alguém. Durante o período em que fiz armário-cápsula, postei no Instagram como forma de indicar a minha inspiração na hora de montar os looks.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Ctrl C + Ctrl V de hoje tem cartela de cores diferentes do #outfit da #clemencepoesy e novamente só peças do meu #capsulewardrobe de #inverno. #fashion #outfit #plaidjacket #armariocapsula #styleinspo #styleinspiration #minimalism #minimaliststyle #blogger #winterstyle #minimalistcloset #lessismore #celebritystyle

Uma publicação compartilhada por Janina Stasiak (@janinastasiak) em

Abaixo um exemplo do que estou falando: um look inspirado em Victoria Beckham. As cores são diferentes, achei uma boa proposta para usar uma blusa de gola alta justa no corpo. A calça bem folgada, para equilibrar as proporções.

 

Outfit inspiração de estilo.

Outfit baseado no da Victoria Beckham.

Por isso, encerro com uma pergunta: quais os recursos que vocês usam para ter inspiração de estilo? Comentem abaixo!

— — —

Posts anteriores do projeto Diário de Estilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.