Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Essenciais no guarda-roupa das francesas

Monte um guarda-roupa básico feminino inspirado no estilo das francesas

Confira a lista de clássicos do guarda-roupa das francesas.

Não somente as parisenses, mas as mulheres de toda a França, são conhecidas no mundo todo por sua elegância básica, mas ao mesmo tempo atemporal. Alguns elementos são tão presentes no guarda-roupa das francesas que acabaram por se tornar essenciais. São peças de roupas que elas imortalizaram ou transformaram em clássicos e que as caraterizam como ninguém.

A maioria dos itens listados aqui estão presentes em quase todo guarda-roupa feminino. O que diferencia o estilo das francesas das outras mulheres é o fato de que tudo o que vestem e como vestem tem um significado ou intenção. Por isso, nesta lista de essenciais no guarda-roupa das francesas é estruturado em o que como elas usam.

Esse conceito francês de vestir-se à partir de clássicos essenciais vem sendo revisitado, uma vez que, vamos concordar, está todo mundo cansado de uniformes. E as francesas são ótimas no quesito vestir-se com originalidade usando roupas básicas. Espero que apreciem e se forem adotar o estilo, compartilhem aqui comigo!

Essenciais no guarda-roupa das francesas

  • Blazer azul marinho, preto ou riscado

Mas não é qualquer blazer! Elas sempre vão escolher o de corte masculino, para combinar com o jeans que ela nunca tira do corpo. Se não encontra a modelagem que cai melhor entre as opções femininas, ela não exita e vai atrás de um masculino mesmo. Porque um bom blazer veste bem sem nenhum esforço e é sempre uma opção correta para estar bem vestida. Uma opção é fechar com um belo cinto!

Onde comprar blazer feminino azul marinho: Dafiti.

  • Calça jeans azul escura

Para usar em qualquer ocasião, e sempre terá preferência em relação às calças jeans de tons claros. E vamos combinar, é muito mais elegante e versátil!

Onde comprar calça jeans azul escura: Damyller.

  • Camisa branca ou azul masculina

Os clássicos do guarda-roupa masculino começaram a fazer parte efetiva do guarda-roupa feminino com a WWII, quando as mulheres precisaram sair de casa para trabalhar. Essa mudança requeriu roupas práticas, como as dos homens (muitas mulheres começaram a trabalhar em fábricas, para suprir as demandas de um mundo em guerra) e a camisa foi uma das roupas que passou a fazer parte do nosso repertório.

Mas não pense que as francesas tem em seus guarda-roupa qualquer camisa. Segundo elas, o melhor lugar para “arrematar” uma boa camisa é no guarda-roupa dos maridos, namorados, irmãos, amigos…Mais dicas sobre o que pegar emprestado do guarda-roupa deles, neste post aqui.

Onde comprar camisa branca: Zattini.

  • Trench coat

Em cor neutra. É um dos principais elementos do guarda-roupa das francesas. Porque é só isso que ela conhece como casaco, é só isso que ela usa. Se você for adquirir um, opte por um preto ou bege. Dê destaque para a cintura marcada (olha o cinto aí de novo!), fechado, com um colar que chame a atenção para o seu colo. É considerada a principal peça de transição por elas, pois sua modelagem um pouco mais ampla permite que use com um suéter bem grosso ou apenas um vestido de alcinhas por baixo.

Onde comprar trench coat: Dafiti.

  • Camiseta básica preta

A mais confortável possível, independente do preço e da modelagem. E porque ela combina com tudo, impossível viver sem elas. E para combinar com azul marinho, que elas amam.

Onde comprar camiseta básica preta: My Basic.

  • Minissaia

mini-jupe é outro item essencial no guarda-roupa feminino das francesas. Mas esqueça estampas e cores quentes. Lembre de nunca usar com nada decotado ou vulgar. Opte pelas de modelagem reta e simples e combine sempre com sapatilhas ou sandálias rasteiras. Guarde o salto para usar com o jeans escuro.

Onde comprar minissaia: Dafiti.

  • Suéter

De preferência para os de cor neutra. Quanto mais quentinho for, de toque fofo e suave for, mais elas amam. Outra pedida são os oversized, que elas gostam de combinar com o trench coat.

Onde comprar suéter: Steal the Look.

  • Blusa listrada

Foi Coco Chanel quem trouxe a blusa parte do uniforme dos marinheiros franceses para o guarda-roupa feminino. A camisa breton tornou-se rapidamente muito popular passou a ser um clássico muito usado até hoje, eternizado por figuras famosas como Pablo Picasso e Audrey Hepburn. Impossível não encontrar pelo menos uma no guarda-roupa de qualquer mulher francesa.

A grande variedade de opções faz esta peça ser extremamente versátil e que combina tudo.

Onde comprar blusa listrada: My Basic.

  • Vestido preto

Este é um elemento que geralmente dispensa comentários. E ele resume melhor do que qualquer peça, o estilo das francesas: discreto, elegante, feminino e chique. Mas quando falamos do little black dress, esqueça os modelos decotados ou muito justos. Elas detestam tudo que remete ao vulgar.

Para contrastar com a elegância da peça, elas combinam com sandálias rasteiras simples e bolsa de palha.Ou opte por óculos escuros e sapatilhas.

Onde comprar vestido preto: Hering.

  • Jaqueta de couro

Em preto ou marrom, quanto mais surrada for a jaqueta de couro, melhor! Esta é muitas vezes a segunda pele dela, é o casaco que ela usa quando não existe nenhum compromisso formal e quer provocar um cero impacto. E que elas, óbvio, vão combinar com um belo e feminino vestido de musseline florido, um suéter de tramas delicadas e/ou um colar de pérolas.

Onde comprar jaqueta de couro: Enjoei.

Calçados e acessórios indispensáveis no guarda-roupa das francesas

  • Sapato masculino

Mocassins, loafers, oxfords ou brogues: independente do modelo, as francesas amam usar sapatos masculinizados. Talvez para expressar um pouco da sua rebeldia tão característica, também porque são muito práticos confortáveis.

  • Bolsa grande

A vida dela está ali dentro. É muito além de um acessório, é seu refúgio secreto! O modelo preferido das francesas é a bolsa tote. E precisa ser grande o suficiente para caber uma clutch. Isso porque balada depois do trabalho é praticamente parte da rotina das francesas.

  • Sapatilhas

Como elas costumam dizer, se é para descer do salto, que seja com elegância. Toda francesa tem pelo menos um par de sapatilhas pretas. As da marca Repetto (conhecida por fabricar sapatilhas de balé e guarda-roupa para ou inspirado nesse universo) são as preferidas das parisienses. Para usar com tudo, seja inverno ou verão.

  • Scarpin preto

Outro sinônimo de elegância, além de ultra feminino e cheio de atitude, alonga a silhoueta. Mas nada de combinar com roupas curtas. Elas usam com calça (preta social) ou jeans.

  • Lenço fino

Esse é o elemento que elas usam para colorir a roupa. E pode ser qualquer um simples, nada de logos gigantes (aliás, elas odeiam logos gigantes) ou rapidamente reconhecíveis. Apenas para deixar o look que é sempre neutro, com um pouco de cor.

  • Cachecol gigante

Já que o trench coat nunca é suficiente para espantar o frio dos dias mais invernais…elas complementam com um cachecol gigantesco. Na temporada de inverno, é possível comprar um desses, em qualquer loja de roupas da França.

  • Óculos escuros

Elas preferem os modelos clássicos, mas o que importa mesmo é que sejam enormes. São a máscara que usam quando querem se esconder (pela cara amassada, de choro, ou simplesmente porque querem criar um ar de mistério). Na verdade, elas poderiam passar a vida vestindo apenas um trench coat e seus enormes óculos de sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *