Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Como ter estilo usando roupas básicas

Se você se interessa por roupas básicas e o estilo que pode ser chamado de minimalista, normcore ou simplesmente básico, este é o seu lugar!

Uma das coisas coisas que mais toma meus pensamento em termos de roupas e forma de se vestir, desde a minha adolescência é a definição do meu estilo. Básica, rocker, moderna…eu poderia circular por todos eles tranquilamente. Sempre achei que antes de mais nada era preciso nomear, mas hoje percebo que é muito mais uma relação de se conhecer, para comprar melhor (e evitar roupas encalhadas).

Pode parecer bobagem, mas a forma como você se veste diz muito sobre você. Expressa muito sobre as coisas que você acredita e defende. É o que fala por você, quando você não fala. Cada elemento usado para cobrir o seu corpo está imbuído de alguma simbologia, mesmo que você não tenha intenção nenhuma de demonstrar isso.

E apesar da grande maioria das pessoas não dar a mínima sobre estilo, moda e afins, conhecer o seu estilo (pelo menos o que gosta ou não gosta de vestir) é importante. Isso porque atualmente, todo mundo usa roupas e você precisa comprar as suas. E se você gosta de usar roupas básicas, deve saber como é complicado vestir-se da forma que gosta no meio de uma enxurrada de tendências que aporta em qualquer loja quase todos os dias.

Já falamos sobre roupas básicas neste post aqui (com uma lista bem completa para quem deseja fazer um check-list), mas vamos falar um pouco mais sobre o estilo de quem ama básicos?

Como é o estilo básico

O estilo básico de se vestir é composto por peças de modelagem tradicional e tecidos clássicos, que se repetem em todas as coleções e independem de tendência de moda. Muitas marcas costumam ter uma linhas de roupas básicas, como por exemplo a fast fashion H&M.

Na moda, ele é muitas vezes confundido com o estilo clássico, que é composto por peças tradicionais e atemporais, mas dificilmente temos apenas um estilo. Você pode ter estilo básico com twist clássico, moderno, rocker, romântico, minimalista, normcore…e por aí vai. Mais importante do que definir, é descobrir-se e ser feliz com suas escolhas.

Quem se veste com estilo básico, geralmente escolhe entre opções de uma cartela de cores neutras na hora de comprar roupas. A modelagem limpa, sem muitas firulas e os tecidos naturais como a seda, o algodão, o couro, a lã e o linho são as principais escolhas do estilo.

Básico, mas com muita graça

Não é porque você tem um estilo básico que ele não pode ser interessante! Se você está se descobrindo básica, mas teme ser sem graça (my case), confira abaixo algumas dicas de como ter estilo usando roupas básicas.

  • Aposte em peças-base

Use roupas básicas como blusas listradas, t-shirts de cores neutras, calças jeans de lavagem mais tradicional, camisas e casacos como base para criar outfits. Se você quer dar destaque a determinada peça – um blazer colorido, por exemplo – ao combinar com peças de roupas básicas, consegue concentrar atenção a peça de destaque.

  • Se for para gastar, gaste com acessórios

As suas roupas podem até ser básicas, mas seus acessórios podem muito bem ser as estrelas do look. Já viu como um look de jeans + camisa branca fica poderoso com um chapéu ou um maxi colar? Anéis, lenços, brincos, óculos escuros…tudo serve para deixar o look básico mega estiloso.

  • Faça dos sapatos a atração do look

Eu me encaixo na categoria das mulheres que é louca por sapatos, e gosto de escolher meu outfit a partir deles. Primeiro defino que calçado usar, depois escolho o que cabe e combina com ele. Até porque, eles são o que mais importa, dependendo da atividade para a qual está se vestindo. E se você também é uma shoelover, sabe que para ele brilhar, o look precisa ser de estilo básico.

  • Atenção aos detalhes

É neste momento que você pode estar mais ligado às tendências, sem precisar deixar de lado as roupas básicas. Você pode estar vestida de forma básica sim, com t-shirt jeans, mas se eles forem da cor ou padronagem do momento, fica muito mais interessante! Maquiagem atualizada, bijoux e demais acessórios incrementando o look: são estes detalhes que vão fazer a diferença e elevar o seu estilo básico de se vestir.

  • Invista em sobreposições

Esse é um truque de estilo que uso muito no inverno, até porque a diferença de temperatura da rua e dentro de qualquer lugar aqui na Europa costuma ser grande. Um casaco sobre os ombro também vale. Uma terceira (ou até quarta peça) tem o poder de deixar qualquer look básico, muito mais estiloso.

  • Defina um uniforme

Em termos de estilo uniforme não é algo que se usa todos os dias, mas alguns elementos que caracterizam seu visual e que são a sua assinatura. Quem se veste com estilo básico sabe que isso é importante, pois mostra que você pode estar se vestindo de forma básica, mas sabe o que está fazendo, e por isso consegue compor com elementos diferentes. Ter um look assinatura por estação, por exemplo, é a dica de estilo do renomado estilista Tom Ford. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *