Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Livros, Música

Dias de Luta, Ricardo Alexandre – Em poucas palavras

A primeira música que decorei em minha vida certamente faz parte da seleção de principais músicas do rock brasileiro. Tive a felicidade de ser criança nos anos 80 e bandas como Legião Urbana, Blitz e Paralamas do Sucesso, músicos como Lobão e Lulu Santos eram os responsáveis pelo repertório que serviu de base para a formação de minhas preferências musicais. Isso já bastava para que o livro Dias de Luta –  o rock e o Brasil dos anos 80, do jornalista Alexandre Ricardo tornar-se para mim, leitura obrigatória.

Este é um livro que carece de comentários à parte da resenha. Reeditado após 10 anos, creio ser fruto de uma infeliz negociação de direitos autorais, pois aguardou por tempo exagerado antes de uma nova remessa. O fato é que li por empréstimo e queria recomendar para o mundo, mas o livro não estava disponível. Agora posso recomendar à todos que leiam, correndo!

Uma biografia do rock no Brasil nos anos 80. O livro Dias de Luta, do jornalista Alexandre Ricardo é o retrato de uma geração em busca de elaboração nacionalista de um gênero musical que ja reinava no mundo. Iniciando a narrativa a partir da formação da Banda Vímana, que contava com Lulu Santos, Lobão, Ritchie e outros, entra em detalhes que nos fazem entender um pouco mais do significado de tantas letras que sempre cantarolamos.

Melhor do que se fosse ficção, nosso rock oitentista é repleto de personagens emblemáticos, complexos e que por sua importância e relevância, obviamente acabam por entrar em conflito. Subjugados há um sistema que não os privilegia, tem nas drogas seu principal e maléfico ponto de apoio.  Mas, indevidamente no pensamento de muitos, os primeiros a beijarem a lona foram Cazuza e Renato Russo, que sucumbiram ante o sexo descompromissado e inseguro. Consequências do comportamento inconsequente da primeira geração a conviver com a AIDS.

A narrativa é rica em detalhes e flui fácil, com prazer e emoção. Certamente lê-se aguardando descobrir sobre a banda que mais de agrada, seus sucessos e sua história. Ninguém ficou de fora. Com tantas informações importantes para quem gosta do verdadeiro rock nacional, este livro é leitura imperdível.

 

One thought on “Dias de Luta, Ricardo Alexandre – Em poucas palavras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.