Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Diário de estilo 2, analisando como me visto

Diário de estilo em um segundo post, com a realização de um exercício de análise de como me visto.

Já tem um tempinho que escrevi o primeiro post do meu projeto Diário de Estilo e hoje é dia de compartilhar sobre o primeiro exercício proposto pelo livro The Curated Closet. A ideia desta primeira atividade é documentar os outfits por duas semanas, analisar como me visto atualmente e definir alguns objetivos para o meu estilo.

Esta compilação de looks para dar sequência ao projeto Diário de Estilo coincidiu com o desafio de estilo organizado pela Lee do blog Style Bee (para saber mais, confira aqui posts anteriores ou em meu Instagram). Também adicionei alguns looks de viagem ao exercício de análise. Isso porque passamos por um período de calor intenso, e acho que não seria fiel (principalmente em se tratando da minha pessoa!) documentar apenas outfits de verão.

Mas, vamos ao exercício? Espero que estejam curtindo as postagens relacionadas ao meu projeto Diário de Estilo.

Diário de Estilo – analisando como me visto

A atividade proposta pelo livro está dividida em 3 partes, a conferir:

  • Documentar outfits

Estes são os looks que coletei para analisar. Além dos que fotografei no dia a dia, alguns do desafio de estilo que mencionei lá em cima e um ou outro que coletei de viagens, para ter uma ideia mais precisa de como me visto (a contar apenas este ano).

— — —

  • Responder questionário sobre seu estilo

Seguem as perguntas para realizar a análise de como me visto:

– Perguntas sobre como você se veste

1 – Outfit favorito e como me senti? O primeiro, todo preto, com uma pegada bem rocker. me senti forte.

2 – Outfit que menos gostei e como me senti? Vestido, não me sinto confortável usando vestido, pelo menos no verão.

3 – Em uma escala de 1 a 10, como classifico minha satisfação/felicidade com os outfits analisados? 3, falta criatividade e ousadia. Bem boring.

4 – Descreva seu estilo atual em 3 adjetivos: básico, neutro, prático.

5 – Liste as cinco cores que você mais vestiu neste período analisado e se estas cores representam a sua preferência. Preto, cinza, azul, branco e verde militar – e elas representam a maior parcela de todo meu guarda-roupa porque as amo!

6 – Quais tipos de roupas eu vesti na maior parte dos outfits? Justas? Oversized? Mais justas (muita calça skinny), por ser verão o período de análise.

7 – Você gostaria de seguir uma formula para se vestir? Você tem um uniforme? Não, mas quase tenho um uniforme, pois uso t-shirt e skinny a maior parte do tempo.

8 – Quanta variedade você precisa? Você gostaria de usar diferentes cores, estilos e detalhes ou você prefere ter um look assinatura, para repetir com poucas variações? Eu quero ter um look assinatura.

9 – Você prefere ser overdressed  ou underdressed? Boa pergunta, não sei.

10 – Você quer que as pessoas notem as suas roupas? Depende muito da situação.

11 – Como você veste suas roupas? Você dobra as mangas de blusas e casacos? Que tipo de acessórios você usa a maior parte do tempo? Eu dobro as mandas das blusas, subo a dos casacos, subo a gola das jaquetas e sempre uso cintos, bolsas, anéis e pulseiras.

12 – De uma forma geral, seus outfits são confortáveis? O que você classifica como mais confortável e menos confortável no seu guarda-roupa? Mais confortável certamente as calças e menos confortável, os sapatos com salto.

13 – Olhando para as fotos dos seus outfits, quanto bem vestem suas roupas? Muitas peças ficam curtas e eu não gosto disso.

14 – Que mensagens suas roupas parecem enviar? Você gosta dessa mensagem? Em geral transmitem para mim atitude e força. Eu gosto disso – e é justamente por este motivo que as escolho. Mas penso que os calçados e acessórios são geralmente os maiores responsáveis por esta mensagem.

15 – Imagine que você tem total confiança no no seu estilo e dinheiro para comprar qualquer roupa. Você continuaria vestindo o mesmo tipo de roupa que agora? Se não, o que você mudaria? Sim, continuaria.

— — —

– Perguntas sobre o seu guarda-roupa

Com a jaqueta que fiquei mais de ano sem usar!

1 – É fácil para você escolher uma roupa pela manhã? Não.

2 – Qual porcentagem do seu guarda-roupa você vestiu durante o período em que documentou seus outfits? 10%

3 – Para quantas estações diferentes você precisa se vestir? 4

4 – Para que tipo de ocasiões você precisa se vestir? Atividades casuais e rotineiras, além de viagens. Não preciso vestir roupa social.

5 – Você sente que seu guarda-roupa está equipado para estas atividades? Diria que em 80%.

6 – O que você pensa sobre repetir outfits? Não me importo em repetir, mas me sinto bem em variar.

7 – Qual a sua estratégia de compras: algumas peças caras ou muitas baratas? No momento em transição de muitas e baratas para as poucas e mais caras.

8 – Você compara preços antes de comprar? Sempre!

— — —

– Perguntas sobre as suas roupas

1 – Qual é a sua motivação para perder tempo com seu estilo? Vestir-se bem deixa você mais confidente? Sim, sempre em busca de me sentir mais confiante.

2 – Quais sentimentos tem maior impacto na hora de se vestir? Quando estou cansada, visto qualquer coisa, sem a menor curadoria.

3 – Quanto o que você veste é influenciado pelas pessoas que fazem parte da sua vida? Nada!

— — —

  • Definir objetivos para seu estilo

1 – O que você gosta de seu estilo e seu guarda-roupa atual? Quando combino básicos com uma peça que domina o look. Gosto que meu guarda-roupa tem muitas opções.

2 – Que aspectos do seu estilo e guarda-roupa quer trabalhar? Quero encontrar um look assinatura e desinchar meu guarda-roupa. Eliminar qualquer coisa que não tenha a ver com meu estilo.

3 – Que habilidades você quer adquirir? Me vestir bem mesmo quando tenho pressa; comprar somente roupas que tenham a ver com o meu estilo; me vestir de forma mais ousada; manter um guarda-roupa enxuto em bem funcional.

— — —

Nas próximas etapas do projeto Diário de Estilo teremos:

1 – Descobrindo meu estilo pessoal

  • O que minhas roupas dizem sobre mim
  • Descoberta das nuances do meu estilo
  • Definindo meu estilo pessoal

2 – Elaborando o guarda-roupa dos sonhos

  • Detox do guarda-roupa
  • Como ter um guarda-roupa que cabe na sua vida
  • Composição do guarda-roupa
  • Selecionando uma paleta de cores
  • Outfit fórmulas
  • Armário-cápsula

3 – A arte de comprar

  • Consumo consciente
  • Quando comprar

Mais itens podem aparecer nessa lista, para não perder nenhuma postagem, busque pelo termo Diário de Estilo aqui no blog.

Para comprar o livro The Curated Closet, no qual estou me baseando para realizar este projeto de construção do meu estilo pessoal, acesse o link da imagem abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.