Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Filmes, Música

Dia Mundial do Rock em 7 filmes

Não há como negar: trilha sonora é muito importante em um filme e pode fazer com que o mesmo seja inesquecível. Os fãs de rock tem algumas preciosidades para colocar na lista e hoje, 13 de julho, Dia Mundial do Rock, comemoro listando os meus filmes favoritos com rock na trilha sonora ou como tema. E tem de tudo, confira!

Keep calm and rock and roll - Imaginação Fértil

Eu sei que listas como estas pipocam em todos os sites…por isso vou além do óbvio: aqui figuram os filmes com trilha sonora rock and roll que gosto por conta da música. Não vou falar ou recomendar filmes que não vi ou não gostei, então reparem que é uma lista bem pessoal.

Procurei nessa jornada musical colcoar um pouco de tudo, falando de rock e suas muitas vertentes: tem rock sessentinha, hard rock, punk rock, maiores bandas do mundo e finalizo com heavy metal. Espero que apreciem e curtam muito esta seleção!

Tron: Legacy (Tron: O Legado, 2010)

Já falei do meu amor incondicional por esse filme, mas aqui jogo mais um motivo para que considere ele imperdível: a cena onde toca Separate Ways do Journey. Sei que a banda está na categoria hard rock, mas a trilha sonora muito bem executada casou perfeitamente com a cena e com o filme todo. Reveja o trailer com a música e me diga se não é muito rock and roll?!

Detroit Rock City (1999)

Apesar de ser um filme sobre um grupo de garotos fãs da banda Kiss, que faz de tudo para ir em um show deles, esta é uma das melhores trilhas sonoras rock de todos os tempos. Recomendo para quem gosta de rock em geral, pois além dos sons da banda, tem Thin LizzyBlack Sabbath, Van HalenAC/DC, David BowieThe Runaways, Ramones e outros. O filme pode ser meio bobinho para alguns, mas é legal ver os integrantes do Kiss fazendo papel deles mesmos.

I Wanna Hold Your Hand (Beatlemania, 1978)

Confesso: não sou lá muito fã de Beatles, mas esse filme eu amava! Não somente pela trilha sonora, que é muito boa de uma forma geral, mas por ser retrato de uma época. Mostra o fanatismo exagerado de mulheres e adolescentes por bandas de rapazes, nada muito diferente do que vemos hoje em relação às boy bands como One Direction, por exemplo. But, considero importante por saber que as coisas não mudaram muito. Além do que, é divertidíssimo! Para quem gosta de Beatles, é ouro puro!

Streets of Fire (Ruas de Fogo, 1984)

Eu lembrava vagamente desse filme quando inventamos ver novamente lá por 2009…e foi incrível! Ao mesmo tempo que tudo parece meio bizarro (afinal, é um filme que se passa em um futuro caótico, feito nos anos 80, uma vibe meio Blade Runner), não tem como não incluir ele numa lista de filmes com músicas de rock. Basta ver a longa sequência de cenas iniciais do filme, ao som da incrível música Nowhere Fast. Um empolgante show de rock, seguido de um sequestro, uma gangue de motoqueiros…nada poderia ser mais rock and roll. Ah, e tem Diane Lane, Rick Moranis e Willem Dafoe.

Forrest Gump (O Contador de Histórias, 1994)

Esse é um filme que não costuma figurar nas listas do dia mundial do rock, mas acho essencial estar aqui por sua roqueira, extensa e premiada trilha sonora. Como no filme é possível ver a passagem das décadas, as músicas de cada período são parte muito importante na narrativa. Para se ter uma ideia, ao assistir o filme você pode ouvir: The Doors, Elvis Presley, Creedence, Bob Dylan, Beach BoysJefferson Airplane…e muuito mais!

Todas as músicas do filme são interpretadas por cantores americanos e foram lancadas em um album duplo que rapidamente, alçançou o topo das paradas. Ele faz parte dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll All Fame.

The Doors (O Mito de Uma Geração, 1991)

Além da trilha sonora excelente, baseada nas canções da banda, o filme vai além: as vozes nas músicas estão alternadas entre as do ator, Val Kilmer e a do próprio Jim Morrison; a abertura do filme tem trechos de poesias escritas por Jim; a lápide que aparece no filme é onde o cantor foi enterrado, no cemitério Père-Lachaise em Paris.

O filme é antigo, poderia ser um pouco melhor, mas merece figurar nessa lista com honras.

CBGB (2013)

O filme leva o nome e conta a história de um clube de música de Nova York que foi fundado para dar espaço para bandas de blues e country. Mais tarde ele começou  a dar espaço para bandas de punk rock, sendo um cenário importante para o surgimento de músicos nos anos 70 e 80.

Recomendo o filme por mostrar como bandas como o Ramones surgiram. Na trilha, tem também New York Dolls, Talking Heads, Television, The Velvet UndergroundBlondieThe Police e muito mais.

Bônus: documentários

Shine a Light (2008)

Apenas que…é a maior banda de todos os tempos (e jamais faria uma lista dessas sem incluir Rolling Stones!)…e é muito bom ver eles judiando do Martin Scorsese ao liberarem o setlist minutos antes de entrarem no palco.

Metal: A Headbanger`s Journey (Metal: Uma Jornada Pelo Mundo do Heavy Metal, 2005)

O filme/documentário que conta a história do heavy metal, suas origens e simbologias é resultado da pesquisa do antropólogo canadense Sam Dunn. Além de muita música, tem muita lenda e informações importantes para quem é fã do estilo. Altamente recomendado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.