Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Cuidados com a pele: 9 dicas essenciais

Uma pele bonita vai muito além do uso de creme para o rosto. Os dermocosméticos são importantes, mas como estas 9 dicas, sua pele vai ficar incrível!

Os cuidados com a pele vão muito além de uso de cremes e protetor solar. Para uma pele bonita, é preciso manter certos hábitos que garantem mais saúde e vitalidade não somente para a pele do rosto, mas do corpo todo. Você já deve ter percebido que lavar o rosto com água fria (quase gelada!), não somente nos acorda, como deixa nosso rosto com poros mais fechados. Sem contar que é excelente para olheiras!

Esses e muitos outros truques seguem em lista, para quem busca uma pele bonita e saudável. Dicas de dermatologista. Fontes ao final do post.

9 Dicas Essenciais de Cuidados com a Pele

1 – Limpe bem o rosto

Pelo menos 1 vez ao dia, use um sabonete adequado para a sua pele, gaze e água gelada. Faça movimentos circulares de forma suave, sem machucar. Essa limpeza um pouco mais profunda proporciona esfoliação e regeneração da pele, na dose ideal para o dia a dia.

2 – Use rolinhos de gelo ou compressas de chá antes de se maquiar

Como já destacado na abertura desse post, a água gelada ajuda a fechar os poros e diminuir as olheiras. Você pode usar rolinhos de gelo, chá de camomila gelado ou até mesmo uma toalha úmida gelada para preparar a pele antes de se maquiar.

3 – Mantenha uma rotina de cuidados com a pele

Não deixe de usar os dermocosméticos adequados para a sua pele, diariamente. Uma sugestão de cuidados é:

  • usar algum tipo de sérum com vitamina C + filtro solar fator 30 (no mínimo, com qualquer tempo) pela manhã.
  • usar algum hidratante não oleoso com substâncias regeneradoras e antioxidantes à noite.

4 – Não esprema cravos e espinhas

Muitas pessoas não resistem, mas é preciso lembrar que as cicatrizes provocadas pela acne ou cravos são muito mais difíceis de ser removidas. Se o caso é crônico, a remoção deve ser feita em um consultório, com um profissional especializado.

5 – Beba água

Não vamos entrar no mérito de quantos litros por dia deve ser consumidos – isso depende muito de cada pessoa – mas tomar água é o que de melhor você pode fazer pela sua pele. Além de ajudar na limpeza da pele, colabora com a absorção dos nutrientes, ajuda na circulação e mantém a pele hidratada.

6 – Coma os alimentos apropriados

Nossa dieta afeta em muito a aparência de nossa pele, podendo provocar machucados, alergias, acne, ressecamento, rugas e descoloração. Mas existem diversos alimentos que ajudam muito mais do que atrapalham, então seguem algumas sugestões para incluir na dieta e seus respectivos benefícios para a nossa pele:

  • Antioxidantes: encontrados em frutas, vegetais e especiarias, ajudam a diminuir os danos causados pelo sol, eliminando os radicais livres. Eles são os responsáveis por danificar as células e quebrar o colágeno, gerando as linhas finas que são características do envelhecimento da pele. Os alimentos que você deve consumir são os ricos em vitamina A. C e E como cenoura, abóbora, batata doce, manga, espinafre, melão, couve, morango, óleos vegetais, nozes, sementes, azeitonas e aspargos.
  • Grãos inteiros: massas e pães integrais são cheios de fibras e ajudam na digestão. Pele ressecada, rosácea e eczemas podem estar ligados a problemas de digestão e falta de fibras.
  • Ácidos graxos essenciais: nem toda gordura é ruim para o seu organismo ou sua pele. Os ácidos graxos essenciais (como o ômega 3 e o ômega 6) ajudam a produzir uma camada de óleo natural para a pele, garantindo hidratação e aparência jovem. Por isso é essencial que se coma sempre peixes, nozes e sementes. Salmão, sardinha, linhaça e nozes precisam fazer parte da sua dieta.
  • Especiarias: engana-se quem pensa que os temperos ajudam apenas a incrementar o sabor dos alimentos; canela, curry e páprika são ricos em antioxidantes. São praticamente juventude no potinho. Açafrão e pimentão também estão nesta lista.
  • Chocolate amargo: considerado por muitos anos o vilão da acne, o cacau em si é excelente para a pele. Rico em flavonóides, que tem função antioxidante, também age na hidratação e flexibilidade da pele. A grande questão é: precisa ser chocolate amargo (mínimo 70%). O chocolate ao leite é a perdição de muitos, mas o açúcar contido nele é o grande vilão provocador da acne. Fuja deles!
  • Chá verde: não é um alimento propriamente dito, mas é uma excelente recomendação! Com propriedades anti-inflamatórias, é calmante para problemas de vermelhidão ou manchas na pele. Ele ajuda também a prevenir a destruição do colágeno e, consequentemente, a formação de rugas, além de manchas solares. Consuma pela manhã.

7 – Controle seu stress

Quando não estamos bem psicologicamente, nosso corpo sofre. Os sinais de stress ficam evidentes em nossa pele, e a acne é um dos principais sintomas. Isso porque o stress aumenta a produção de hormônios como o cortisol, deixando a pele mais oleosa e incapaz de combater bactérias causadoras de espinhas. Para ajudar nesse período, recomenda-se a prática de yoga, meditação e respiração profunda.

8 – O ar que sua pele respira

Pode não parecer nada demais, mas a qualidade do ar com que você entra em contato também deve ser uma preocupação de cuidados com a pele. Ambientes com fumaça levam a liberação de radicais livres, que aceleram o envelhecimento da pele, por isso devem ser evitados. Ar muito seco, sem umidade também é prejudicial: desidrata a pele e colabora com a formação de linhas finas no rosto. Quando a umidade relativa do ar for muito baixa, recomenda-se o uso de umidificadores.

9 – Durma uma noite inteira

Dormir no mínimo 7 horas por noite é parte essencial para os cuidados com a pele. Isso porque a privação do sono faz com que seu organismo libere mais adrenalina e cortisol, que podem desencadear outros problemas de pele.

— — —

Fontes: O Globo, The Every Girl e Real Simple

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *