Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Geral

Quanto você cobra para fazer TCC de Graduação em Pedagogia para outra pessoa?

Antes de mais nada, algumas considerações:

Eu me formei em Letras em 2008 na UNIJUÍ, encerrando uma caminhada que havia começado em 1999, após ter passado no vestibular da UFSM. Sem atalhos, na verdade eu percorri um caminho bem mais longo do que o usual.

Foi na UNIJUÍ que formei a opinião de que quem quer aprender, vai atrás e todo professor só nos ensina se estivermos a fim de aprender. Refiz várias disciplinas. Neste novo ambiente, encontrei docentes não apenas com bons currículos, mas com muita sabedoria, e que jamais se negaram a me ajudar. Eles me inspiraram a estudar, concluir meus estudos e com isso, me formar professora.

Antes de me formar, estagiei em uma escola pública e mesmo não desejando seguir adiante com a profissão (pois sempre tive minha mão mais nos escritos do que no quadro negro), me dediquei muito para realizar bons estágios. Deixei meu trabalho de conclusão como última tarefa da graduação, pois ansiava por completar esta última tarefa.

Produzi meu TCC em dois semestres ao invés de um, pois nesse meio tempo mudei  de cidade e sabia que não poderia me dedicar da forma apropriada. Foi difícil, foi trabalhoso, tive vários empecilhos, mas fiz meu TCC. E se precisasse, faria tudo novamente. Pois com ele aprendi muito e se não o tivesse feito, não me consideraria digna de receber esse Diploma que tenho, nem ousaria jamais considerar a hipótese de exercer a profissão de professora.

Aos poucos fui buscando experiência e formação para escrever para web, trabalhando com SEO e Marketing Digital. Desde que nos mudamos para a Bélgica tenho produzido conteúdo e hoje, ao analisar projetos disponíveis para me candidatar em uma plataforma para trabalhos remotos, me deparei com a seguinte indecência:

Compra de TCC de Pedagogia - Imaginação Fértil

Descontando o fato de que aquele “mais” ao invés de MAS é uma afronta quando vindo de um aluno de graduação, pensei em fazer uma proposta. Como não decidi qual delas vou enviar, peço ajuda de vocês:

Por 1 milhão de reais eu faço o trabalho e como brinde, dou algumas lições sobre Como escrever como uma pessoa normal (sem caixa alta) Quando usar MAIS e MAS;

Por 50 mil reais (eu ainda preciso pagar meu FIES!) faço o trabalho, mas o Diploma fica comigo e será impresso em meu nome;

Por 10% dos seus rendimentos (sejam eles quais forem, vale mesada de pai, mãe ou marido) sendo depositado todo mês na minha conta, até o fim da sua vida, eu faço o seu TCC;

Por 1000 euros eu provo que você só tem a ganhar fazendo seu próprio TCC.

E aí? Que proposta vocês acham que devo fazer?

—————-

Encerrando a brincadeira e voltando à realidade…

Fico deprimida em saber que este não é um caso único de pessoa pagando para alguém fazer TCC. Ainda mais alguém que no futuro (se já não é professor) exercerá a importante função de educar.

Fico mais deprimida ainda em saber que isso não é um caso único, mas quase um procedimento comum. É só Googlar. Tem muita gente procurando alguém que faça seu TCC de Pedagogia – e para outras formações também. Pior que isso, só ter quem faça mesmo. E este é só um ponto no infinito de coisas ruins que infelizmente se propagam no Brasil.

Pessoa querida, até faço seu TCC, mas vai sair muito, muito caro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.