Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Como montar um Armario-Capsula

Dicas para quem quer iniciar um capsule experiment!

guarda-roupa-capsula-minimalista-imaginacao-fertil

Armário-cápsula e minimalista.

Depois de post sobre O que é um armário-cápsula, veja passo-a-passo para montar seu guarda-roupa para a estação! Apesar de trabalhoso, este exercício poderá ser benéfico para a sua vida em diversos aspectos. E começa com uma breve análise sobre o relacionamento atual com as roupas que você tem.

Guia prático com para quem quer embarcar nessa aventura junto com o Imaginação Fértil!

Passo-a-passo para montar o armário-cápsula

Passo 1: Defina seu objetivo

Como vimos no post anterior, são diversos os motivos para se fazer um guarda-roupa “cápsula”, com número limitado de peças por estação. Defina uma ou mais, a partir da lista abaixo:

  • Economizar;
  • Comprar menos, mas com maior qualidade;
  • Organizar seu guarda-roupa;
  • Aumentar a rotatividade da roupas que já tem;
  • Vestir-se melhor;
  • Definir seu estilo;
  • Perder menos tempo escolhendo o que vestir;
  • Acabar com a pilha de roupas não usadas.

Passo 2: Busque inspiração

Todo mundo tem uma ideia bem definida do que gosta ou não quando o quesito é roupas. Para facilitar o processo de estruturar o guarda-roupa sazonal, você pode buscar inspirações de pessoas que se vestem da forma que você quer se vestir. Uma das alternativas é usar o Pinterest.

Você pode montar uma pasta na rede social, ou em um arquivo no celular ou computador, com looks de quem te inspira ou que tenham peças como as do seu guarda-roupa. Eles serão a sua referência na hora de decidir que peças entram no seu armário-cápsula da estação.

look-inspiracao-imaginacao-fertil

Look inspiração…

meu-look-inspirado-no-look-inspiracao-imaginacao-fertil

… meu look baseado no look inspiração.

Depois que o armário estiver estruturado, postarei mais sugestões como esta, para inspirar quem está sem ideias para montar um armário-cápsula!

Passo 3: Preencha seu planner

planejando-meu-armario-capsula-imaginacao-fertil

Planner para armário-cápsula.

Planejar é a melhor forma de conhecer e definir o seu estilo. E para facilitar um pouco a nossa tarefa, a blogueira Caroline Joy Rector disponibilizou em seu blog Un-Fancy um planner, que depois de preenchido permitirá ter uma visão mais completa sobre como você gosta de se vestir, qual é o seu estilo, o que você tem de roupas, o que precisa, o que você deseja. Isso tornará seu trabalho muito mais fácil!

Mas não se preocupe, não é nada complicado, nem exigirá mais do que alguns bons 20 minutos de reflexão. O planner deve ser preenchido conforme as atividades programadas para o período em que o guarda-roupa reduzido estiver valendo – por isso considere roupas para viagens, festas e o que mais estiver programado nos próximos 3 meses.

Considere clima do lugar onde vive e dos que estiverem programados para visitar, se este for o caso e as atividades que preenchem os seus dias (trabalho, estudos, entretenimento, relax em casa). Pense em todas as necessidades de roupas para a sua rotina (menos prática esportiva). Calçados e bolsas são opcionais.

Planner em inglês, pdf a partir deste link.

Planner em português traduzido pela blogueira brasileira Gabriela Barbosa do excelente blog Teoria Criativa. Este é o link para o pdf.

Outra opção de planner também traduzido pela Gabi está neste link aqui, que foi criado pelo blog Into-MindGosto dos dois, pois se complementam.

Passo 4: Separe suas roupas

Reúna todas as suas roupas e calçados. Analise peça por peça. Primeiro selecione as que você mais gosta. Depois, as que nunca usou e pretende usar. Por fim, prove as que não usa há pelo menos um ano. Identifique as que precisam de algum cuidado (lavar, costurar, qualquer tipo de reparo).

Divida suas roupas em 4 pilhas: 1) as que você gosta e estão prontas para usar; 2) as que não te servem ou pretende se desfazer (para doar ou dar outro fim); 3) as que precisam de reparos; 4) as da estação oposta – já que é primavera no BR, guarde as de inverno. O seu armário-cápsula será estruturado com as roupas das pilhas 1 e 3.

liberando-o-guarda-roupa-imaginacao-fertil

Organograma elaborado pelo Governo do Estado do RS é uma referência para quem deseja liberar o guarda-roupa dos excesso antes de montar o armário-cápsula.

Lembre: roupas de academia, pijamas, roupas simples para usar em casa, roupas íntimas, jóias e bijus não fazem parte do seu armário-cápsula.

Passo 5: Defina o número de peças

Para definir o número de peças, pondere primeiro que, se você tem uma rotina muito agitada, com muitas atividades e mais de uma troca de roupas por dia, a melhor opção seja não incluir calçados e bolsas no armário-cápsula. A proporção de peças também deve ser observada: escolha entre 3 e 5 peças de cima para cada 1 peça de baixo.

Lembre que por ser um número de peças reduzido, as roupas precisam combinar. Por isso é importante preencher o planner e definir uma cartela de cores. O guarda-roupa cápsula por estação da blogueira Caroline costuma ter 37 peças incluindo calçados. Parece pouco quando se pensa no número, mas após selecionar e visualizar, você verá que é muito! Espie só o capsule wardrobe que ela montou para o outono de 2014.

capsule-wardrobe-un-fancy-imaginacao-fertil

Link para o post com o processo de montagem do capsule wardrobe – outono/2014, blog Un-Fancy.

Passo 5: Instruções de uso

Depois de estruturado o armário-cápsula, é preciso seguir algumas dicas, para que o “projeto” realmente funcione. Confira e liste:

  • Não compre: caso o seu objetivo é economizar, esta é a primeira e mais importante;
  • Use somente as roupas e calçados selecionadas para a estação;
  • Monte as combinações possíveis com todas as peças de roupa e fotografe, para usar como referência na hora de escolher o que vestir;
  • Para visualizar melhor, você pode colocar as roupas e calçados em uma arara ou em uma parte separada do armário;
  • Guarde as roupas da estação oposta (no caso do BR, o outono e o inverno) em uma mala ou em alguma parte do guarda-roupa que você não vai acessar;
  • Defina regras sobre peças de roupas que estragam ou que você ganha de presente (entra neste armário ou no da próxima estação?!).

— — —

Próximo post com meu armário-cápsula para o outono de 2016!

3 thoughts on “Como montar um Armario-Capsula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *