Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Como comprar roupas de qualidade

Confira os aspectos que devem ser analisados na hora de escolher roupas de qualidade e comprar sem erro.

Todas as roupas novas tem etiquetas que merecem a sua atenção!

Uma boa peça não é sinônimo de preço alto ou marca de luxo. Roupas de qualidade podem ser encontradas nos mais diversos tipos de lojas. Por vezes investimos em roupas mais caras que estragam rapidamente, assim como por vezes, pagamos muito pouco por roupas de lojas fast fashion que usamos por anos, sem qualquer problema.

Mas, como saber se a roupa é de qualidade, se vale o investimento? Mesmo em se tratando de peças de roupas baratas, é possível descobrir antes se vai resistir há primeira lavagem? Para a sorte do nosso bolso, sim! Basta um pouco de paciência para observar os aspectos descritos abaixo, e boas compras!

Roupas de qualidade: como identificar

  • Corte e caimento

Nem sempre é possível identificar se a peça de roupa tem um bom corte e caimento perfeito – muitas vezes é questão combinar modelagem x o seu biotipo. Por isso a prova é importante para ter certeza de que aquele macacão lindo que você viu na vitrine, vai cair como uma luva em seu corpo.

No provador, conferindo o caimento da blusa.

Ao vestir a peça, para verificar o corte e caimento veja se as costuras estão onde devem estar (nas laterais das pernas, nos ombros e não abaixo deles, se a gola encaixa no pescoço, se o decote desce rente ao colo, se sobra tecido em algum lugar e faz dobras em alguma parte do corpo, se fica apertado demais…).

Calça jeans com costura da perna direita na parte interna completamente torta.

No caso de saias e vestidos, tente caminhar um pouco quando estiver provando, para saber se não sobre, se não entra entre as pernas.

  • Tecido

Na etiqueta de toda roupa deve estar informado o tipo de tecido de que ela é feita, além de instruções de lavagem e cuidados. Atente para estas informações, para se certificar de que é o tecido que você procura. As roupas de fibras naturais como seda, algodão, linho e lã (com suas variações), costumam ser mais duráveis, confortáveis e bonitas. Quanto mais material natural tiver o tecido, melhor ele é.

Jaqueta de couro com especificação na etiqueta.

Para artigos esportivos e roupas de praia, as fibras sintéticas são a melhor opção, pois em geral possuem tecnologias apropriadas para o seu uso. Algumas permitem melhor transpiração, maior exposição ao sol, proteção térmica e por aí vai. São mais resistentes para atender as intempéries a que estarão expostas.

Mas o mais importante é avaliar pelo toque: a roupa de qualidade precisa ser agradável para você. Do contrário, pode causar desconforto ou até mesmo algum tipo de alergia! No provador, não esqueça de verificar se o tecido é transparente (coloque contra a luz), além de testar a elasticidade.

  • Cor e tingimento

Este é outro caso em que é necessário prestar atenção à etiqueta sobre as indicações de lavagem, pois elas realmente podem afetar a cor. Se por acaso está à procura de um casaco lavável com água, veja nas etiquetas se isso é possível, sem alterar a cor.

Se você seguir as instruções da etiqueta na hora da lavagem, a cor da sua se manterá por muito mais tempo!

Roupas baratas em geral carecem de coloração que não transfira nem se altere com tanta facilidade. Mas isso não é regra, e se isso não é problema para você, vá em frente. Já comprei calça preta de uma fast fashion que além de perder toda a tintura, soltou fibras brancas que grudaram para todo o sempre em outras roupas pretas. Mas como o modelo é o que melhor veste em mim, comprei outra igual e sigo as instruções de lavagem da etiqueta para evitar que desbote ou tenha as fibras danificadas.

  • Estampas, acessórios e aplicações

Uma dica importante sobre estampado x liso para a mesma peça: se o preço for o mesmo, escolha a sem estampa, pois para manter o lucro, de alguma forma a roupa estampada será mais “barata” que a sem a estampa. Ou o tecido não será tão bom, ou a tinta usada para a estampa não será de qualidade.

Botões extras geralmente vem pregados nas etiquetas das partes internas das roupas. Sempre verifique se a roupa tem um antes de comprar.

Quando tiver opções, opte por roupas com zíper de metal (são mais duráveis), que venha com peças de reposição (principalmente botões!), e com instruções de limpeza (principalmente se for uma roupa mais estruturada, com tecido delicado, com muitas aplicações e extras).

  • Costura e acabamento

Este é certamente o mais visível em qualquer roupa de qualidade, mas não menos importante. Antes de comprar qualquer roupa, verifique se as costuras são retas, se os botões bem pregados (e, neste caso se tem um extra colado em alguma etiqueta interna), se a costura não é falhada, se as casinhas para os botões estão bem feitas, se não tem fios puxados.

Informações importantes sobre o acabamento você encontra na parte interna das roupas.

As roupas de qualidade em geral tem costuras internas muito bem finalizadas, incluindo as dos bolsos. No caso de roupas estampadas, fique atento para a união das linhas do desenho do tecido: elas se encontram? Os padrões das estampas precisam ser uniformes e interligados.

Verifique também se os fios das costuras combinam, se os zípers estão bem costurados e não aparentes, se funcionam. No caso de roupas listradas ou xadrez, os padrões devem coincidir quando as partes se unem.

  • Sempre leia as etiquetas

Estamos acostumados a ver etiqueta das roupas apenas para conferir a numeração das roupas, e é cada vez mais necessário mudar esse ato instintivo. Isso porque cada vez mais marcas vem se preocupando com sustentabilidade e isso inclui reaproveitamento de fibras, dicas de conservação das peças, novas tecnologias para produção de tecido, entre outras informações.

Principais símbolos sobre cuidados e conservação das roupas encontrados nas etiquetas e seu significados.

Mas se a marca não está presente na loja para dar estas informações (que podem ser bem importantes para minimizar nossos gastos com roupas), como ela vai chegar ao consumidor? Através das etiquetas! Um exemplo é a etiqueta deste suéter da H&M, com a indicação de um site, que você acessa e tem acesso há várias dicas de conservação das roupas, para maior durabilidade.

Ficou curioso? Acesse: http://www.clevercare.info/pt-br

— — —

Gostou desse post? Tem alguma outra dica de como comprar roupas de qualidade? Não deixe de postar sua opinião nos comentários!

Por motivos óbvios, este post não tem dicas para comprar em lojas de roupas online. Mas siga acompanhando o blog por aqui e nas redes sociais pois este será o assunto de um dos próximos posts!

2 thoughts on “Como comprar roupas de qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *