Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Casacos de pele animal versus pele fake + teste

Você consegue identificar por foto se a pele dos casacos de inverno é de animal ou pelo sintético?

Casacos de pele – fake ou verdadeiros, estão aparecendo cada vez mais nas coleções de moda. O material causa polêmica, e é normal ver atrizes, cantoras e fashionistas se justificando cada vez que fazem o uso do mesmo, ou de peles sintéticas. “É pelúcia (pele artificial)”, já vimos Camila Coutinho do Garotas Estúpidas dizer em um post de março, durante a semana de moda de Paris. Mas e se não for, quem se importa?

Camila Coutinho, com casaco de pele fake em post do Instagram em março desse ano.

Um monte de gente se importa, é preciso dizer. Todos que defendem direitos dos animais, que defendem que o uso desse tipo de material na fabricação de roupas é maléfico para os bichinhos, que fornecem, literalmente, sua própria pele para que estejamos vestidos.

Mas, um texto (falo deste Sem Pele) publicado recentemente em um site que é referência para mim em termos de bom conteúdo, me fez pensar em alguns pontos que precisamos considerar antes de adquirir um, seja sintético ou animal.

Até publiquei um comentário, pois sei que o site – e quem o faz dele essa maravilhosa ferramente da comunicação, em quem tanto me inspiro –  defende o não uso de peles de animais na produção de roupas. Mas mesmo assim, continua dando audiência para quem o usa, publicando reportagens onde marcas e pessoas que usam/produzem casacos de pele. Para mim, isso parece meio incoerente, mas enfim.

O que você precisa saber sobre casacos de pele animal e fake

Existem vários poréns quando se fala em pele animal, que todo mundo deve considerar antes de se posicionar contra ou à favor (e por isso mesmo eu não sou nem um nem outro). Veja:

  • Casacos de pele animal… não costumam ser tão macios, maleáveis e confortáveis quando os de pele artificial (faux fur). Da minha parte, não considero os casacos de pele de animais como boa opção quando penso em casacos de inverno;
  • Peles falsas (pelúcia) tem mais versatilidade e mais um milhão de opções de textura e padronagem – ao contrário das peles verdadeiras, que precisam de muito tratamento para ficar com aparência e textura desejadas;
  • Entidades não-governamentais como o PETA defendem que os animais não são nossos para comer, vestir, experimentos e entretenimento. A organização trabalha na proteção de animais contra atos de exploração humana desnecessária e abusiva. Muitas pessoas apoiadoras da causa atacam celebridades que usam casacos de peles de animais, como podemos ver na sequência de fotos abaixo;

Lindsay Lohan sendo atacada com farinha por militantes do PETA, que condenam o fato da atriz usar casacos de pele de animais.

  • Claro que nem todas as peles são fabricadas de forma cruel, e existem muitas marcas que fazem uso de peles sintéticas (fake, que não vem de pele animal) que são extremamente similares as naturais;
  • Mas você você tem o dever de descobrir se a marca produz suas peças de acordo com aquilo que você acredita e defende – seja a favor ou contra o uso;
  • Em contrapartida, casacos de pele de animais tem vida útil muito maior do que os de pele fake, e consequentemente são menos danosos para o meio ambiente;
  • Casacos de pele fake são muito mais baratos e acessíveis financeiramente;
  • Não podemos esquecer que sem casacos de pele de animais, a vida humana não teria se desenvolvido e poderia ter morrido de frio!

So, eu não tenho casacos de pele. Tenho jaqueta de couro e outras peças de materiais que parecem pelo animal, mas são sintéticos. Sempre achei os faux fur mais bonitos e confortáveis para serem usados como casacos de inverno. Mas sou fã incondicional de couros de todos os tipos, justamente por sua durabilidade.

Casaco de pele sintética na parte interna, da Zara. Mais quentinho impossível!

É uma questão difícil de tomar partido, e não estou aqui para isso, mas sim para lançar reflexões. Até porque é bem difícil escolher. Apenas acho que quando decidimos levantar uma bandeira, defendendo ou condenando o que quer que seja, precisamos ser coerentes.

Para verem como é difícil saber o que é fake e o que não é, deixo essa espécie de quiz abaixo. Escolha as opções que você acha que são fakes ou as que são casacos de pele animal de verdade e a resposta vem no próximo post.

Verdadeiro ou falso

Você consegue adivinhar qual destes casacos de pele abaixo é fake e qual é animal? Escolha V para casaco de pele animal e F para casaco de pele fake. Respostas no próximo post!

One thought on “Casacos de pele animal versus pele fake + teste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *