Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Calça jeans em 9 fotos icônicas

Conheça 9 fotos e momentos icônicos da história da calça jeans.

Na época em que todo mundo procura por calça jeans 100% algodão (quase todos os modelos atuais tem um pouco de expandex), vamos relembrar alguns momentos icônicos da história do jeans? Confira seleção de fotos que marcaram a história da peça de roupa mais simbólica de todos os tempos!

Se você ama uma calça jeans tanto quanto eu, sabe que ela tem sido a “base” e motivo de alguns momentos importantes da moda. Confira a lista das minhas 9 fotos icônicas favoritos da história da calça jeans (com os motivos que fizeram dela um ícone da cultura pop).

Calça jeans em 9 fotos icônicas

1 – Prograpaganda da Calvin Klein com a atriz Brooke Shields, em 1980

O comercial (parte de uma série de outros com Brooke Shields) filmado e dirigido pelo lendário fotógrafo de moda Richard Avedon causou alvoroço por conta de seu conteúdo provocante. Pode não parecer escandaloso para os padrões de hoje, mas a atriz tinha apenas 15 anos quando filmou os anúncios e comerciais, que catapultaram a frase: “Você quer saber o que existe entre eu e os meus Calvins? Nada” para se transformar, na época, uma das mais famosas da cultura pop.

Se você tem curiosidade em ver os comerciais estrelados pela atriz, tem vídeo abaixo! São todos os comerciais em sequência, e o polêmico começa no 1min 06.

— — —

2 – Primeira capa da Vogue Americana sob o comando de Anna Wintour, em novembro de 1988

A primeira capa da Vogue de Anna Wintour chocou o mundo da moda quando mostrou a modelo israelita Michaela Bercu vestindo jeans e uma blusa de Christian Lacroix em uma foto de street style. Normalmente, as capas da “Bíblia da Moda” eram repletas de superproduções. Embora você quase não consiga ver a calça jeans na foto, esta estreia falou muito sobre o caminho que a moda estava tomando e um aceno para que se prestasse mais atenção a moda que vem das ruas, e não somente das passarelas.

— — —

3 – Comercial da Pepsi com Cindy Crawford, de 1991

Veja bem, Cindy não vestia exatamente uma calça jeans, mas um short feito com a mesma. O comercial tinha a modelo americana mais importante da época na propaganda que virou um ícone e que acabou por transformar o outfit sexy em algo que todas as mulheres queriam vestir. Para ver a propaganda, aperte o play!

— — —

4 – Capa do disco “Born in the USA” de Bruce Springsteen, de 1984

Há quem afirme que a calça jeans seja o uniforme apropriado para Bruce Springsteen e seus fãs. Talvez por isso a peça tenha praticamente estrelado a capa do disco do cantor de 1984. A renomada fotografa Annie Leibovitz foi responsável pela fotografia da capa de Born in the USA, que se tornou uma imagem icônica da época.

— — —

5 – O elenco de “Beverly Hills, 90210”, usando jeans na maioria das fotos do cast reunido

Talvez nenhuma série dos anos 90 tenha conseguido mostrar a moda real da década quanto o seriado que no Brasil ganhou o nome de Barrados no Baile. Desde o início de 1990, cada episódio icônico estava cheio de uma mistura de vestidos babydoll, gravatas, coletes com camiseta e outros itens, mas era o uso constante da calça jeans por Brandon, Brenda, Kelly, Steve, Andrea, Dylan, David, Donna e o resto da gangue que lembramos mais.

— — —

6 – No figurino de Thelma and Louise, de 1991

Mom jeans no seu momento mais icônico – Susan Sarandon e Geena Davis arrasaram no modelo de cintura alta neste filme. Este modelo de calça jeans só voltou à moda nos últimos dois anos, mas não podemos negar que imagens como esta marcaram época. Este filme foi o que projetou Brad Pitt a fama instantânea, e nele o ator também aparece usando muito jeans.

— — —

7 – Na mudança de visual de Madonna, em Papa Don’t Preach, de 1988

O jeans destroyed fazia parte do visual de Madonna desde o começo da carreira, mas foi no clipe de Papa Don’t Preach que a calça jeans ganhou destaque no visual da cantora. Isso porque neste terceiro disco, ela passou por uma reformulação de visual, com cabelos mais curtos e roupas menos destruídas. Um visual mais arrumadinho, e no vídeo oficial da música que você assiste logo abaixo, claramente inspirada em Jane Birkin.

— — —

8 – Marlon Brando, no filme The Wild One, de 1953

Em 1969, a revista American Fabrics escreveu: “Denim é um dos tecidos mais antigos do mundo, mas permanece eternamente jovem”. Mas a associação da calça jeans com o comportamento rebelde veio da década anterior, com Marlon Brando no filme que retratava rebeldia da juventude. Em The Wild One, vê-se Brando tornar-se um pinup dos anos 50 para os jovens descontentes da época. Usava uma jaqueta de couro com tachas, a gola erguida, camiseta e calça jeans, peças que acabaram virando uniforme para adolescentes em toda a América… E foi assim que o jeans virou sinônimo de rebeldia e juventude.

— — —

9 – Dupla perfeita com Converse em musical com Elvis Presley, de 1962

Como em um casamento perfeito, a calça jeans que tornou-se símbolo de rebeldia através de personagens de James Dean e Marlon Brando, ganhou complemento quando combinada com outro ícone, o Converse All Star. O responsável? Elvis Presley no musical Follow That Dream, de 1962 usou esta combinação, que é replicada com sucesso até hoje.

— — —

Para conhecer a história do jeans, leia este post aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.