Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Calça flare em skinny, novo projeto de DIY

Calça flare é uma das grandes tendências deste ano, mas decidi transformar uma das minhas em uma peça de roupa que usarei mais.

De calça flare para skinny! Uma das maiores provas de que não sigo tendências e sim, visto somente aquilo com que me sinto bem é o DIY desta calça jeans que transformei recentemente. Foi também um enfim estou usando minha máquina de costura, e a alegria de me sentir cada vez mais independente.

Não que eu seja lá expert em costura, mas esta calça flare foi o teste para saber se me viro pelo menos no básico. Afinal exigia maior atenção na marcação do ajuste que precisava ser feito do que na costura que é reta. Bem simples, tanto que estava ponderando se traria isso para cá como uma das peças do meu projeto de DIY.

Mas como é um processo diferente, acho interessante compartilhar para quem gosta desse tipo de atividade quase lúdica. E em tempos de repensar a moda, defendo sempre que reciclar é o melhor caminho para diminuir a quantidade de lixo que geramos. Eu reciclo as minhas roupas que estão sem uso ou repasso; antes de comprar, garimpo no guarda-roupa do marido e da sogra; quando preciso comprar, tento sempre comprar roupas usadas (acessórios e calçados também!) antes de optar por uma nova.

E este é o caso dessa calça flare! Eu tenho há anos, mas usei pouquíssimas vezes, pois sempre tinha a impressão de que não vestia bem. Eu tenho as canelas muito finas, e ela só ficava elegante quando usava com calçados de salto alto – elemento cada vez mais ausente nos meus looks! Por isso transformei ela em skinny, e as dicas desse DIY seguem abaixo. Se for se aventurar na costura, boa sorte!

— — —

DIY transformando calça flare em skinny

Calça flare antes do ajuste final.

Novamente usei como referência um vídeo fofo da blogueira dinamarquesa do blog Useless que você pode conferir ao final do post. Em lista, segue o passo:

1 – Medir o comprimento

Vista a calça e com a ajuda de alguém marque o comprimento que você quer que ela fique, ou use como base uma outra calça que tenha o comprimento exato que deseja. Geralmente uma calça flare é mais comprida que uma skinny, então é preciso marcar onde você irá cortar, com uma caneta ou alfinetes. Eu não quis refazer a barra, mas se for esta a sua opção, lembre de deixar ao menos 4 cm além do comprimento que você quer, para a barra.

— — —

2 – Corte a barra

Após definir o comprimento que a calça vai ficar, corte a barra.

— — —

3 – Definir como e o quanto deve ser ajustado

Existem várias formas de ajustar uma calça, a que eu segui foi usar uma outra como base para saber quanto eu precisaria ajustar. Em uma mesa, nivelei as duas pelo corte (na lateral interna de cada perna). Com a ajuda de uma régua, risquei onde seria a nova costura, próximo da costura externa da calça (que geralmente é mais simples e fica mais fácil realizar o ajuste).

Marquei a calça com alfinetes e tive a ideia genial sqn de provar antes de costurar. Para vestir foi ok, mas levei várias alfinetadas na hora de tirar. Como primeiro passo é necessário fazer apenas a costura reta, sugiro que só provem depois de fazer a mesma.

— — —

4 – Finalize com costura ziggue-zague ou máquina overlock

Para evitar que o tecido fique desfiando na parte interna, é importante finalizar com uma costura zigue-zague ou overlock. Por isso ao cortar e descartar a antiga costura, lembre de deixar ao menos 1 cm entre a costura e o corte, para que receba um acabamento apropriado.

— — —

5 – Passe a calça

Isso ajudará a ajustar as costuras, principalmente se você for personalizar uma calça jeans vintage.

— — —

6 – Para entender melhor toda a explicação acima, confira o vídeo no qual me baseei para transformar esta calça flare em uma skinny

— — —

Como ficou a calça skinny

Acho que ainda vou diminuir o comprimento da calça, mas ficou assim como nas fotos abaixo:

— — —

Para ver outros projetos DIY, confira este link aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.