Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Música

Bob Dylan Nobel

Bob Dylan sem dúvida merece o Nobel. A pergunta é: ele vai aceitar?

bob-dylan-imaginacao-fertil

Bob Dylan e a cara de quem não está nem aí para o Nobel de Literatura de 2016 que acabou de receber.

Anúncio do cantor Bob Dylan como agraciado com o Nobel de Literatura de 2016 causou um certo rebuliço. Mas como assim, ele não é músico? Sim, um dos mais criativos de nosso tempo. Pode não ter uma grande voz (há quem o considere fanho), mas é autor de canções memoráveis, principalmente por suas letras. E foi por isso mesmo que ele levou o Nobel deste ano.

Mas música é literatura?

Como já comentei aqui, sou formada em Letras (8 anos em 08/08 deste ano, o tempo não corre, voa!) e a primeira coisa que me veio à mente foram as minhas aulas de Teoria da Literatura com a inesquecível Silvia Carneiro Lobato Paraense, quando ainda era aluna da UFSM em Santa Maria, RS. Nesta disciplina estudava autores como Safo, cujos poemas nada mais eram do que canções.

Se você estuda literatura de forma mais profunda (como eu espero que todos os estudantes de Letras desse mundo o façam, por questão de lógica), sabe que a poesia lírica grega era oral, assim como a poesia medieval. E sabe muito bem que letras de músicas como as de Bob Dylan, são capazes de construções de imagens poderosas, assim como muitos livros e poemas.

imagem-anuncio-do-nobel-de-literatura-de-bob-dylan-imaginacao-fertil

Imagem divulgada pela Academia Sueca ao anunciar Bob Dylan como agraciado com o Nobel de Literatura de 2016.

Usei letras de música para trabalhos da graduação em mais de uma ocasião, e penso que de forma alguma as palavras que completam certos ritmos devem ser excluídas do campo literário e linguístico. Melodias nos carregam, letras de músicas, podem nos fazer delirar, assim, como um livro. Mas não vou me prolongar aqui, pois muitos já o fizeram nestes últimos 3 dias, este Nobel foi merecidíssimo.

O que me chama atenção neste fato, não é por ser inédito, mas sim pela reação (ou falta de) do premiado – Bob Dylan não atendeu ao telefone da Academia Sueca; não fez nenhuma declaração em relação ao prêmio e em show no mesmo dia 13 em Las Vegas, não tocou no assunto. Se existisse uma bolsa de apostas para tal, apostaria que ele vai continuar indiferente à premiação, não vai se negar a receber o prêmio, assim como também não estará presente na cerimônia e não se pronunciará a respeito.

Afinal, o que é um Nobel para quem já ganhou Grammy’s, Globo de Ouro e Pulitzer, não é mesmo?!

Mas o que me leva a acreditar nisso? O simples fato de que Bob Dylan sempre foi avesso a premiações. Para Michael Gray, estudioso da vida e obra do músico, o músico deve estar desiludido com o prêmio, uma vez que considera isso um tributo ao establishment. Isso porque premiações, no pensar dele, limitam a criatividade e não dão espaço para rupturas – como as muitas que ele passou enquanto cantor, perambulando entre blues, folk e country.

E você, o que acha? Ele vai aceitar o prêmio, dizer não ou simplesmente ignorar? Deixe sua opinião nos comentários!

One thought on “Bob Dylan Nobel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.