Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

O que é um Armário-Cápsula

Depois de post intro, definição de armário-cápsula! Descubra se é isso que você precisa para entrar em um bom relacionamento com as suas roupas.

armario-capsula-imaginacao-fertil

Vida minimalista com um armário-cápsula.

Como comentei no post da última semana, vou fazer meu primeiro armário-cápsula! Mas antes de mais nada, vamos entender o que é este capsule experiment? Segue abaixo a história sobre como surgiu essa ideia de um guarda-roupa enxuto, (que vai muito além de uma modinha, pois sempre é tempo para ter um bom relacionamento com as suas roupas) com número limitado de peças para usar em cada estação.

O que é um Armário-Cápsula

O termo armário-cápsula surgiu nos anos 70, e foi criado por uma comerciante de roupas inglesa chamada Susie Faux. Como dona de uma boutique chamada Wardrobe, ela percebeu a dificuldade que algumas mulheres tem em escolher suas roupas, a insegurança que sentiam sobre a forma como se vestiam. O objetivo dessa experiência (ter um guarda-roupa minimalista) é ajudar as mulheres a encontrarem seu estilo, para que se sintam mais confiantes. Sua teoria versa que a partir de uma coleção de peças de cor e modelagem atemporais, combinadas com algumas peças da estação, é possível estar sempre bem vestida e atual.

Apesar desse conceito existir há décadas, foi em 1985 que ele se popularizou, a partir de uma coleção com modelos variados de 7 peças básicas que se complementavam, criada pela estilista americana Donna Karan. Isso tornou perfeitamente possível colocar o capsule wardrobe em prática. Claro que as “Seven Easy Pieces” de DK mudaram ao longo dos anos, mas a própria estilista afirma que em todas as suas coleções, trabalha com sete peças base.

Donna Karan 1984 - Imaginação Fértil

Modelos usando bodysuit na coleção Seven Easy Pieces de Donna Karan em 1984.

No começo desta década, projetos como o Project 333 e o Capsule Experiment do blog Un-fancy (só para citar como exemplo), tem inspirado milhares de mulheres ao redor do mundo a a se vestir melhor, gastando menos. Todos têm em comum a montagem de um guarda-roupa reduzido, preparado para a estação que começa, com objetivos finais bem variados.

caroline-do-un-fancy-imaginacao-fertil

Caroline Joy Rector do Un-Fancy.

Mas como isso funciona na prática?

Quem decide fazer um armário-cápsula tem, em geral objetivos bem definidos: autoconhecimento, organização, economia, controle de gastos, definição de estilo pessoal, se vestir melhor, acabar com o “não tenho o que vestir”, com a pilha de roupas nunca usadas…independente de qual é o seu, tenha em mente que antes de mais nada, é preciso ter paciência e persistência.

Com definições e planejamento em mãos, é preciso iniciar a análise do seu guarda-roupa. Não é uma tarefa fácil, mas as vantagens pode ser infinitas. Não é uma obrigação, mas lembre que sempre há tempo para rever a forma como nos mostramos para o mundo e, porque não, melhorar ela!

Depois de definido o número de peças, conforme o seu estilo de vida, as roupas que não serão usadas na estação vigente, são guardadas ou ganham um novo destino. Quando este período de 3 meses se encerra, você avalia como foi a experiência de viver com um guarda-roupa limitado, se a experiência foi positiva ou não, se pretende continuar com ela.

Benefícios de se ter um armário-cápsula

inspiracao-para-fall-capsule-imaginacao-fertil

Nada me inspira mais do que pesquisar formas de usar as roupas que já tenho – este  um dos benefícios do capsule wardrobe.

  • Aproveitar melhor as roupas que você já tem – e acabar com o dilema de “não sei que roupa usar”, diante de um guarda-roupa lotado;
  • Focar no bem-estar do seu corpo – de nada adianta uma embalagem grifada se na parte interna, nada vai bem;
  • Ganhar tempo – pois não precisa ficar escolhendo roupas entre milhões de opções;
  • Guarda-roupa organizado – e muito mais fácil de gerenciar, afinal com cinquenta peças de roupa pode-se passar um ano inteiro;
  • Consumo consciente – afinal, porque mesmo comprar mais uma calça jeans, sendo que você já tem outras 10 que quase não usa? Assim pode economizar para investir em um trench coat mais caro e de melhor qualidade, que vai durar a vida toda;
  • Inspiração – o trabalho de elaborar um guarda-roupa sazonal requer busca por inspiração e o fim da falta de criatividade na hora de escolher o que vestir;
  • Desfilar com as peças que você mais gosta – você sabe que aquele vestido fica bem em você, mas quase nunca usa como forma de preservar ele. Com o armário-cápsula, você vai dar vida para elas, antes que elas não lhe sirvam mais.

Descubra se o armário-cápsula é a alternativa que você precisa

roupas-que-eu-uso-imaginacao-fertil

Dilema bem comum quando não nos planejamos para aproveitar melhor as nossas roupas.

Em dúvida se um armário reduzido vai te ajudar? Então confira a lista abaixo e identifique se este é o seu caso:

É uma boa ideia fazer um armário-cápsula quando…

  • … afirmo que não tenho o que vestir mesmo diante de um armário lotado;
  • … não conheço meu estilo, não certeza sobre qual é;
  • … eu preciso cortar meus gastos com roupas e economizar;
  • … eu quero ter menos roupas, mas de qualidade superior;
  • … eu quero me vestir melhor, sem perder muito tempo;
  • … eu quero aproveitar melhor as roupas que tenho e quase nunca uso;
  • … eu quero organizar meu guarda-roupa e torná-lo mais funcional e não apenas um amontoado de roupas que nem se coordenam.

— — —

Gostou do post? Então compartilhe! No próximo, veja como montar o seu armário-cápsula!

2 thoughts on “O que é um Armário-Cápsula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.