Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Análise Armário-Cápsula | Primavera 2017

Análise da minha terceira estação seguida experimentando com armário-cápsula.

Algumas das peças que mais usei no meu capsule wardrobe de primavera 2017!

Hoje venho com a Análise do Armário-Cápsula de Primavera 2017 – o terceiro capsule wardrobe em sequência! Nem acredito que ao final desta temporada estarei finalizando um ano trabalhando meu estilo. Como sempre, um pouco mais atrasada do que deveria (a primavera começou ontem!), mas logo abaixo compartilho porque, comecei exatamente ontem as escolhas que vou compartilhar aqui.

O fato da primavera deste ano ter sido bem atípica tem me feito refletir muito sobre esse modo de vida minimalista. Não que pretenda parar de fazer armário-cápsula – bem pelo contrário! – mas o processo e o conceito certamente mudarão após o verão. Digo isso porque quero deixar bem claro que a experiência do capsule wardrobe não é um processo engessado, pois pode muito bem ser adaptado conforme as suas necessidades. Mas isso é assunto para um próximo post!

Vamos ver como foi essa minha terceira experiência usando o um guarda-roupa reduzido?

Análise do Armário-Cápsula | Primavera 2017

Aqui vamos falar sobre as peças de roupa que mais usei, as que usei menos ou não usei, o que faltou, anotações para a próxima primavera e temporada, outfits que mais gostei.

  • O que mais usei desse guarda-roupa

Não tem nada desse armário-cápsula de primavera que tenha usado tanto a ponto de sair andando sozinha (além das camisetas básicas). Na legenda de cada foto listo porque estas foram as que mais usei.

Por ser a calça mais prática e confortável deste capsule wardrobe de primavera, foi a que mais usei para as atividades normais do dia a dia.

Eu adoro peças de couro e esta jaqueta da Mango é muito confortável! Se você me segue no Instagram (@janinastasiak) deve ter percebido como ela foi bem útil nesse armário-cápsula de primavera!

Usei esta camiseta mais por ser uma das poucas peças sem manga que separei para a temporada e também porque deixa o visual menos básico. Também porque sou fã de Guns :D, rsrsrs.

  • As peças de roupa que usei menos (ou não usei!)

Tem várias peças que praticamente não tiveram oportunidade de desfilar por aí. Simplesmente por não serem adequadas, ou por não estarem me servindo mais tão bem…A verdade é que eu aumentei um número e ainda é difícil aceitar que vou ter que me desfazer de algumas roupas que adoro muito. But, esta é a alma de um armário-cápsula: manter somente aquilo que te serve bem. Na legenda da foto justifico cada peça.

As oportunidades em que tive que me arrumar mais foram todas no período frio da primavera (pensa em inverno no RS, mesma coisa), então as 3 peças que não usei ficaram sobrando neste capsule wardrobe. É o caso dessa blusa de alcinha de cetim.

Se tivesse feito um clima mais primaveril, poderia ter usado esta camisa aberta + a blusa de alcinha ao invés dos blazers e jaquetas.

Adoro essa blusa, mas ela não tem um bom caimento por conta dos acabamentos. Foi um presente que ganhei, creio que não teria comprado ela dessa forma. Mas vou tentar arrumar agora que tenho uma máquina de costura!

  • O que faltou nesse armário-cápsula

Mais roupas de calor! Proporção ficou um pouco desequilibrada – mas por muito pouco!

  • Anotações para a próxima primavera

A primavera foi bem atípica! Fez muito frio até o começo de abril, mas desde a segunda quinzena de maio, faz muito calor em Bruxelas! Como tinha pouquíssimas peças de manga curta, acabei saturando as demais.

Percebi que é necessário ter equilíbrio entre roupas de calor e frio – pois nunca se sabe o que esperar de cada estação. No verão aqui, mesmo com previsão de calor é preciso ter roupas de frio.

  • Acréscimo

Por conta das altas temperaturas da primavera, acabei adicionando uma camiseta preta básica, para usar no dia a dia.

Estava nos meu planos colocar essa camiseta no meu armário-cápsula de primavera, mas achei que pudesse ser demais! Essa conta vai mudar a partir do próximo inverno. No fim, ela teve de ser acrescentada.

  • Desafio armário-cápsula 10 x 10

Adorei fazer o desafio de 10 outfits com 10 peças de roupas deste armário-cápsula (leia mais aqui e aqui), me ajudou muito na hora de escolher o que usar! Pretendo fazer no verão também, mas com menos peças de roupa e incluir calçados, como uma mala de viagem.

Um dos outfits do desafio 10 x 10 do armário-cápsula de primavera.

  • Outfits que mais gostei

Não sei se já comentei aqui, mas eu não sou uma pessoa do calor. Eu tenho pouca coisa de verão, eu simplesmente não tenho inspiração para me vestir no verão. O armário-cápsula de verão que vem aí foi bem difícil de ser montado (explico mais no próximo post) e o de primavera parece ter parado de funcionar depois da segunda quinzena de maio (eu até esquecia de elaborar os Ctrl C’s + Ctrl V’s!

Mesmo assim, consigo listar algumas produções – e que podem servir de inspiração para quem está passando agora por um inverno brasileiro (aquela época boa onde podemos trabalhar nosso estilo, sem morrer de frio ou calor). Vamos ver?

— — —

Capsules anteriores e demais posts sobre o assunto para inspiração

— — —

E você está fazendo seu armário-cápsula? Compartilhe comigo sua experiência!

2 thoughts on “Análise Armário-Cápsula | Primavera 2017
  • Jucerq disse:

    Amei as dicas, é interessante como os gostos vão mudando a medida que vc se conhece. Quando define o seu estilo, as compras fazem mais sentido e o acerto atende as necessidades. O conforte, a segurança e a auto estima fica nítido, compondo cada detalhe.
    Abraços e sucesso.

    • Verdade Ju!
      Ainda estou nesse processo de tentar descobrir o meu estilo.
      Eu sei muito do que gosto, mas trabalhar com o que se tem e tentar comprar menos é bem difícil!
      Beijinhos e obrigada pelo incentivo!

      Janina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *