Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Estilo

Armário-cápsula: dicas para escolher a paleta de cores

Montando um armário-cápsula? Confira dicas sobre como definir a paleta de cores!

Não estou vivendo com um armário-cápsula neste momento, mas entre as muitas leituras e reflexões que tenho feito para o projeto Diário de Estilo (para saber mais, acesse aqui), uma é sobre a paleta de cores do meu guarda-roupa. Não sei qual é a cartela de cores ideal para minha pele, olhos e cabelos, e tenho um certo receio de descobrir que as que eu amo, realmente me sinto bem e confiante, não sejam as que mais me favorecem.

E este é mais um dos pontos positivos de se viver, por um período ao menos, com um armário-cápsula – descobrir o que fica bem em você e o que te deixa mais feliz. E descobrir a cartela de cores que mais te favorece é possível com este experimento. Como estou pesquisando mil informações sobre estilo, decidi compartilhar algumas dicas para quem está em dúvidas sobre como definir a paleta de cores do capsule wardrobe. Confira logo abaixo!

Paleta de cores e parte do meu último armário-cápsula.

— — —

Como definir as cores para um armário-cápsula

1 – Defina uma base de cores neutras

Escolha primeiramente entre as peças neutras que você quer usar na estação para a qual está montando um armário-cápsula. Lembre-se que existem tons neutros frios (preto, branco, cinza) e neutros quentes (como marrom e bege) e você pode usar estes como referência.

2 – Escolha peças de cores vibrantes

Depois de escolher uma base de cores neutras, escolha de 1 a 3 cores e/ou estampas vibrantes que combinem com as neutras. Pense nas combinações de peças e priorize as que te favorecem. Montar um armário-cápsula somente com neutros (por mais que você ame eles), vai fazer com que você exagere no mix de cor na próxima temporada, por ter sentido falta delas. Falo por experiência própria!

3 – As cores devem combinar entre si

Depois de escolher os neutros, escolha uma cor para a estação e demais que combinem com ela. Por exemplo: verde militar. Confira tudo que está no seu guarda-roupa que possa combinar com ele (desde rosê até azul marinho!) e adicione estas cores na sua paleta para o armário-cápsula que está planejando.

4 – Não exagere na quantidade de cores

Outro erro bem comum é escolher uma cartela de cores muito ampla. Um máximo de 6 cores – divididas entre neutras e não neutras – é suficiente para um armário-cápsula versátil. Podem ser 3 neutros, 1 cor quente/vibrante e outras duas complementares.

5 – Cor pode estar nos acessórios

Contando ou não os acessórios como parte do armário-cápsula, a cor deles pode ser um diferencial. Uma bolsa colorida pode completar um look todo neutro.

Algumas referências de combinações de cores, imagens do Pinterest.

— — —

Para ler tudo que já foi publicado sobre armário-cápsula, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.