Crônicas, lifestyle, armário-cápsula, nerdices e vida na Bélgica.

Geral

Além do Tempo apresenta os vinhos gaúchos

Novela das 18h, Além do Tempo, é um prato cheio para quem gosta de vinhos. Saiba neste post o que é realidade sobre a produção da bebida na trama de Elizabeth Jhin.

Personagens provam vinho gaúcho - Imaginação Fértil

Nem só de reencarnação vive a novela Além do Tempo (Globo, 18h). A trama de Elizabeth Jhin levou para as telinhas um assunto antigo, mas com abordagem atualizada e de forma mais detalhada, agora que entrou em sua segunda fase: vinhos. Ponto positivo para a ficção tão popular no Brasil, uma vez que mostra em território nacional um fato completamente verídico: existe uma significativa produção de vinhos no sul do Brasil e muitos deles são excelentes.

Confira alguns dados importantes sobre esta indústria, que são mostrados na novela:

A safra de 2005 foi excelente

Essa foi uma das primeiras coisas que aprendi sobre vinhos: quanto menos chuva, maior a safra de uva e melhores são os vinhos. 2005 foi um ano de estiagem prolongada, que casou muitos prejuízos para a agricultura do RS. Mas que foi responsável por uma safra histórica, que deu origem a vinhos de altíssima qualidade, produzidos na Serra Gaúcha.

Vinho em cena

A produção da novela Além do Tempo se esmerou para que os atores realmente se sentissem seguros ao falar sobre vinhos. Por isso, nas cenas que foram ao ar na primeira semana da nova fase da novela, os atores beberam vinho de verdade. Na trama, algumas protagonizaram algumas especialidades produzidas no RS: vinhos feitos com as uvas merlot pinot noir, que realmente são compatíveis com excelentes bordeaux franceses.

Preocupação sobre a realidade dos processos

A equipe de produção da novela passou mais de 6 meses pesquisando para que nenhuma informação sobre a produção de vinhos no Brasil fosse errada. Os termos utilizados nas falas dos personagens da novela foram cuidadosamente escolhidos para que nada fosse equivocado.

Ode ao vinho no Dia do Enólogo

No dia 22/10, comemorou-se o dia do Enólogo e o capítulo da novela nessa data destacou a qualidade do setor vitivinícola brasileiro. Os enólogos e produtores se emocionaram com as menções aos vinhos do Brasil, pois lutam muito por reconhecimento e divulgação, em um país onde 80% dos vinhos consumidos são importados. As menções aos rótulos brazucas acabaram se tornando uma belíssima e eficiente propaganda.

Produção de espumantes

Como mencionado em alguns capítulos da novela, a região da Serra Gaúcha, em especial a cidade de Garibaldi, onde a novela se passa (na ficção, Campobello e depois Bela Rosa), também produz bons espumantes.

Serra gaúcha tem excelentes terroirs

Regiões produtoras de vinho no RS - Imaginação Fértil

Mapa das principais regiões produtoras de vinho do RS.

Algo novo para quem é leigo em vinhos, a expressão “excelente terroir” foi repetida algumas vezes durante os capítulos de Além do Tempo e desperta curiosidade: a região de Caxias do Sul é mesmo excelente para a produção de vinhos? Sim. Segundo dados do IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho, a Serra Gaúcha tem condições de clima e solo excepcionais para produção de uva. Poucos lugares no mundo contam com estas mesmas condições.

Os vinhedos estruturados nas encostas dos morros de Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Pinto Bandeira e demais cidades da região oferecem orientação solar apropriada, drenagem eficiente, clima ameno à noite e insolação adequada. O clima de verão na serra é responsável pela colheita de uvas para vinhos de padrão internacional.

Personagem segura o vinho da safra 2005 - Imaginação Fértil

Cena em que personagem sommelier compara um Merlot gaúcho, safra 2015, a um Bordeaux de excelente terroir.

One thought on “Além do Tempo apresenta os vinhos gaúchos
  • […] Chuva – Dormir com barulho de chuva é a coisa mais relaxante do mundo. E em Porto Alegre chove bastante – o que pode ser muito agradável no final de um dia de calor intenso de verão – mas que causa alguns transtornos por conta de ruas alagadas e engarrafamentos. Também vivi períodos de estiagem severa no RS, o que prejudica a agricultura de uma forma geral, mas é excelente para a produção de vinho (saiba mais sobre a produção de vinhos no RS neste post aqui!). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.